Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

#EleNão tem noção

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

17/09/2018 19:06

#EleNão tem noção

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) voltou a levantar suspeitas sobre o processo eleitoral de 2018 durante uma transmissão ao vivo feita por meio do seu perfil numa rede social. "O que está em jogo no momento é o futuro de todos vocês. Até o futuro de você que apoia o PT - você é um ser humano também", afirmou o presidenciável, para em seguida dizer que o ex-presidente Lula e seu partido teriam traçado um plano B para o pleito deste ano: "a fraude". Na tentativa de assustar a grande parcela populacional que rejeita o PT, Bolsonaro disse ainda que a primeira medida de Haddad (PT), se for eleito, será assinar o indulto de Lula. E, por fim, começou a fazer uma defesa do voto impresso, insinuando que as eleições brasileiras estão sob suspeição, numa completa ausência de responsabilidade. Mas esta não foi a primeira vez que o candidato do PSL fez esse tipo de insinuação. Agora, ao ver nas pesquisas eleitorais que seria derrotado por praticamente todos os candidatos com chances de avançar, Bolsonaro parece estar entrando em desespero. Procura uma desculpa ilógica para justificar seu possível e cada vez mais provável insucesso no processo eleitoral brasileiro, que é considerado um dos mais seguros e invioláveis do planeta. Enquanto isso, seu vice, general Hamilton Mourão, segue falando absurdos contra o estado democrático de direito, como a sua sugestão escatológica de que uma nova Constituição Federal seja feita por uma "comissão de notáveis".

Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) devem ser os maiores beneficiados com a carga de votos dos até agora indecisos e daqueles que pretendem dar o chamado "voto útil", ou seja, que pretendiam votar em outros nomes (como João Amoêdo e Álvaro Dias), mas vão acabar optando por candidaturas mais robustas, tudo para evitar um eventual segundo turno considerado catastrófico - com Bolsonaro (PSL) disputando a Presidência da República com um dos representantes da já testada (e reprovada) polarização PT-PSDB.

Segurança nas eleições

Na reunião realizada no TRE-PI para tratar do plano de segurança nas eleições deste ano, o tenente-coronel Francisco Nixon Lopes, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, afirmou que apenas o efetivo escalado pelo 25º BC não dará conta de atender todos os 112 municípios piauienses (que podem chegar a 136), devendo ser necessário também que as cidades recebam homens dos outros dois batalhões do Exército no estado e até de batalhões de outras unidades federativas, como o Ceará e Pernambuco. 

Quentinhas

Na mesma reunião realizada pela Justiça Eleitoral, um magistrado relatou aos colegas e aos representantes dos órgãos de segurança que nas últimas eleições precisou ele próprio, juntamente com um promotor de Justiça, ir a um restaurante encomendar as quentinhas dos militares. Porque a pessoa que teria essa atribuição não chegou a tempo na cidade. 


O prefeito de Canto do Buriti, Marcos Nunes, o Marquinhos, reafirmou seu apoio à candidatura de Elmano Férrer (Podemos) na última semana. "Para que a gente possa melhorar cada vez mais o nosso estado, em prol do nosso povo, com melhor saúde, com melhor educação, com mais infraestrutura e com o turismo melhor desenvolvido. E para que assim o nosso estado possa sair de todo esse marasmo", afirmou o gestor, durante evento de campanha na cidade. 

Mais sobre: