Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elmano e Marina

O senador licenciado Elmano Férrer (Podemos), candidato ao Governo do Estado, deve garantir um palanque no Piauí à ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, durante a campanha eleitoral deste ano.

10/08/2018 20:33

O senador licenciado Elmano Férrer (Podemos), candidato ao Governo do Estado, deve garantir um palanque no Piauí à ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, durante a campanha eleitoral deste ano. Pelo menos é nisto que está confiando os partidários da ex-ministra do Meio Ambiente. Elmano, porém, é filiado a um partido que tem candidato próprio à Presidência da República, o também senador Álvaro Dias, do Paraná. Este, contudo, aparece mal nas pesquisas de intenções de voto realizadas por quase todos os institutos, ficando abaixo dos 5%. Enquanto Marina Silva disputa com Jair Bolsonaro a liderança em vários levantamentos - nos cenários em que o ex-presidente Lula não aparece, e considerada as margens de erro. Além da Rede e do Podemos, Elmano ainda conta com o apoio de uma terceira sigla que terá candidato a presidente este ano: o Patriota, que lançou o cabo Daciolo, o candidato nervosinho que - "para a honra e glória do Senhor" - atirou para todos os lados no primeiro debate entre presidenciáveis, realizado pela Band. Mas talvez seja mais interessante para Elmano esquecer um pouco seu correligionário e se agarrar com unhas e dentes a Marina Silva. Embora Álvaro Dias apresente um desempenho impressionante nas pesquisas quando considerados apenas os eleitores dos três estados do sul do país - chegando a brigar com Bolsonaro pela liderança -, no Piauí, assim como nos demais estados nordestinos, ele ainda é bastante desconhecido. Já Marina, na sua terceira disputa presidencial seguida, possui um rosto familiar aos piauienses. Elmano pode até ficar em maus lençós com seu partido ao ceder seu palanque para Marina, mas no final das contas, os dois só têm a ganhar com essa parceria.

Carta branca

A coluna e a reportagem do Portal O DIA tentaram falar durante toda a tarde desta sexta-feira com o senador Elmano Férrer para saber como ele pretende lidar com o abacaxi que é ter que sustentar em seu palanque dois presidenciáveis. Sua assessoria de imprensa afirmou que ele tem apenas "um" candidato a presidente, que é o senador Álvaro Dias. No entanto, membros da Rede Sustentabilidade revelaram à coluna que o apoio de Elmano a Marina no Piauí já foi acertado por membros das cúpulas da Rede e do Podemos. A deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Pode, teria dado carta branca para o apoio de Elmano a Marina, após uma reunião com Pedro Ivo, coordenador nacional da Rede. 

Copia e cola

É bom a Justiça Eleitoral e principalmente os eleitores ficarem de olho nos planos de governo que estão sendo elaborados. O que vimos nas últimos eleições é que estes são sempre generalistas e muitos, inclusive, plagiados, feitos apenas para cumprir a legislação eleitoral que trata sobre registro de candidaturas. Se alguém quer ser governador ou presidente, ou ir para o parlamento, e não consegue sequer elaborar um plano original para ser executado, certamente não vai conseguir desenvolver um bom mandato.

Pré-campanha na rua

A movimentação de pré-candidatos ao governo é intensa. Não há quem diga que não já começou a campanha. Luciano Nunes (PSDB) e Dr. Pessoa (SD) focaram em cidades da região norte na última sexta-feira (10), Valter Alencar (PSC) esteve em Altos e em Teresina, Wellington Dias (PT) foi a Floriano, Lourdes Melo (PCO) e Luciane Santos (PSTU) ficaram na capital.

Programação

Durante o mês de aniversário de Teresina, a Prefeitura vai inaugurar pequenas obras. A programação dos 166 anos da cidade inclui a entrega de quatro Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Especialidades odontológicas, além do lançamento de um site informativo sobre os serviços oferecidos pelo SUS em Teresina. A primeira será na próxima segunda-feira (13), às 8h, será a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, localizada no Povoado Santa Teresa, zona rural Leste.

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior tem percorrido todo o Estado e recebido adesões de lideranças de diversos municípios. Ele comemorou a adesão do jovem vereador de Parnaíba, Daniel Miranda (PRB). O vereador já apoiava Flávio Nogueira para deputado federal e agora completa o time.

Mais sobre: