Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresas também devem

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

30/10/2018 09:35

Empresas também devem

O número de empresas com contas em atraso e registradas nos cadastros de devedores acelerou no último mês de setembro e apresentou alta de 9,39% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O avanço no volume de empresas devedoras foi puxado, principalmente, pela região sudeste, cujo crescimento foi de 17,16% na comparação anual. Nas demais regiões também houve alta na quantidade de empresas inadimplentes, mas em patamares menores:  4,60% no Sul; 4,38% no Centro-Oeste; 2,78% no Nordeste e 1,83% no Norte. Os dados são do Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na comparação mensal, entre agosto e setembro de 2018, o indicador teve uma alta mais modesta, de 0,56%. Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, as dificuldades econômicas persistem mesmo com o fim da recessão, e o cenário de desemprego elevado e de queda do faturamento das empresas continua afetando a capacidade de pagamento tanto das empresas quanto da população. “No início do ano, esperava-se uma recuperação mais forte da economia, mas isso não se concretizou. O desemprego ainda segue bastante elevado, o que limita o consumo e, em consequência, o faturamento das empresas e a própria capacidade de solvência das empresas”, explica o presidente.

Além de conservar sua forte ligação com o governo de Wellington Dias (PT), no Piauí, o senador Ciro Nogueira, como presidente nacional do Progressistas, também deve permanecer com forte influência em Brasília. Isto porque a bancada do seu partido manteve-se como a terceira maior na Câmara Federal, com 37 parlamentares eleitos para a próxima legislatura, atrás apenas do PT, com 56 deputados federais, e do PSL, com 52. Para conseguir aprovar emendas à Constituição e leis complementares, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisará, inevitavelmente, receber o apoio de siglas como o Progressistas, o MDB e o PSD. Isto se não quiser sair catando apoios isolados de parlamentares de outras legendas. 

5 senadores

No Senado a bancada do partido comandado por Ciro é bem menor, com cinco senadores. Porém, como a Casa possui apenas 81 membros, o apoio da sigla também pode ser decisivo em votações importantes para o governo Bolsonaro. Além disso, muitos parlamentares de partidos que não conseguiram atingir a cláusula de barreira criada pela reforma política já procuraram Ciro para discutir suas filiações ao Progressistas. 

Recuperação de crédito

Ainda segundo levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o número de empresas que conseguiu recuperar crédito no acumulado de um ano apresentou alta de 3%. A alta foi puxada pela região Sudeste, onde o volume de quitação de dívidas das empresas cresceu 13,8% nos últimos 12 meses. Por outro lado, todas as demais regiões apresentaram quedas, como Nordeste (-7,9%), Norte (-5,7%), Sul (-5,7%) e Centro-Oeste (-0,3%). O levantamento aponta ainda que do total de empresas que saíram do cadastro de devedores mediante pagamento, a maior parte (45%) atua no setor de comércio. Outras 41% são do setor de serviços e 9% estão no ramo da Indústria.

Queda na indústria

Os indicadores de nível de atividade e de emprego na indústria da construção voltaram a cair em setembro, o que confirma a estagnação do setor. O índice de nível de atividade recuou para 45,7 pontos e o de emprego foi para 45,1 pontos em setembro, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira, 29 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos, mostram redução da atividade e do emprego.

246 prisões

Um total de 246 pessoas foram presas no país por crimes eleitorais entre a última sexta-feira (26) e o domingo (28). E outras 43 foram conduzidas para prestar depoimento. Os números constam em levantamento divulgado pelo Ministério de Segurança Pública. Entre as prisões, a maioria são de eleitores e cabos eleitorais. Não houve prisão de candidatos.

Mais sobre: