Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enfrentamento ao trabalho escravo

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

06/11/2018 09:08

Enfrentamento ao trabalho escravo

O ministro Dias Toffoli, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu, por meio da Portaria n.135, de 24 de outubro, o Comitê Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas, que será presidido pelo conselheiro do CNJ Luciano Frota. Entre as principais ações a serem efetivadas pelo comitê estão o monitoramento das ações judiciais em curso que tratem do tema e ações de prevenção desses crimes junto a entidades da sociedade civil. O Brasil assinou as Convenções 105 e 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprometendo-se a abolir toda forma de trabalho forçado ou obrigatório. De acordo com dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, desde 1995, mais de 53 mil trabalhadores foram resgatados dessas condições pelo Estado brasileiro.

A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (Podemos/SP), esteve em Teresina nesta segunda-feira (5), a convite do senador Elmano Férrer, para tratar sobre a possibilidade de incorporação partidária e também de migração de parlamentares do PTC, do PRP, da Rede e do PHS - quatro das 14 siglas que não atingiram a cláusula de barreira e, por isso, não terão direito aos recursos do fundo partidário e a horário de propaganda na TV e no rádio.

Articulação

“A convite do senador Elmano, que está ingressando na executiva nacional do Podemos, e que está me ajudando nessa articulação nacional dos partidos, viemos ao Piauí fazer algumas conversas com os presidentes do PRP e PHS. E nos reunimos com o PTC, partido de grandes lideranças. O PTC e Podemos têm projetos que convergem. Discutimos a política local e nacional para tratar dessas uniões que têm a agregar ao Piauí”, afirmou a presidente. O debate local, porém, de nada adiantará se não houver consenso entre os comandos nacionais das siglas. 

Título de cidadania

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu título de cidadão piauiense ao empresário Marcelino Lopes Neto, natural de Recife, Pernambuco, e que já vive no Piauí há quase 30 anos. Ele atua no Estado, dentre outros setores, no ramo da gastronomia e turismo, além de ter ficado anos à frente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). O título de cidadão piauiense foi proposto pelo deputado Marden Menezes e aprovado por unanimidade no plenário da Alepi.

Black Friday

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a Black Friday 2018 movimentará R$ 2,87 bilhões no comércio on-line brasileiro, apenas nos dias 22 e 23 de novembro. Esse montante representaria um crescimento de 16% em relação aos dados apresentados pelo setor no mesmo evento em 2017.

Black Friday II

Diante deste dado, a Black Friday continua sua consolidação como a segunda principal data para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 8,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 326. As categorias mais buscadas devem ser informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e casa e decoração.

Mais sobre: