Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Igualdade no mercado

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

31/10/2018 08:53

Igualdade no mercado

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho apontou que, em 2017, houve um avanço na contratação de pretos e pardos no país em comparação a 2016. O destaque ficou com o nível superior (completo e incompleto), no qual a participação cresceu 8,6% e 2,9%, respectivamente. Na mesma faixa de escolaridade ocorreu um aumento de 0,1% da mão de obra branca. Segundo o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, os dados apontam para um avanço na diminuição da desigualdade racial nos postos de trabalho. “Estamos trabalhando para que esse tema seja prioritário em nossa pasta. É fundamental que a mão de obra brasileira seja qualificada e tenha oportunidade de atuação, independentemente dos critérios de raça e cor”, afirmou. De fato, o resultado positivo deve ser comemorado, mas o país ainda precisa avançar bastante na promoção da igualdade de condições e de oportunidades no mercado de trabalho, com uma maior inclusão e valorização de negros, mulheres, pessoas com deficiência, comunidade LGBT+ dentre outras minorias.

A vereadora Teresa Britto (PV), deputada estadual eleita, fez uma visita à Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (30), oportunidade em que se reuniu com outros dois parlamentares que devem compor a oposição ao governo Wellington Dias (PT) - Marden Menezes (PSDB) e Gustavo Neiva (PSB). "Já estou conciliando as atividades de vereadora com o planejamento das atividades como deputada estadual". Com os futuros colegas, Teresa tratou sobre o orçamento do estado para 2019: "Precisamos priorizar as políticas públicas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, assistência social e juventude", afirmou a parlamentar.

Equatorial comenta decisão

Sobre a decisão da Justiça do Trabalho que proibiu a demissão de empregados pela Equatorial, vencedora do leilão do setor de distribuição de energia no Piauí, a empresa "entende que não há que se falar em demissões em massa e, portanto, em qualquer descumprimento". A companhia disse ainda que sua assessoria jurídica adotará as medidas cabíveis que o caso requer.

Terapia online

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma resolução que atualiza as regras para a realização de atendimento psicológico online e de demais serviços realizados por psicólogos através de meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de psicologia mediados por tecnologias da informação e comunicação, mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando o serviço a um cadastro individual, devendo sempre haver a orientação do profissional junto ao conselho. 

Black Friday

Falta menos de um mês para o maior evento de e-commerce do Brasil: a "Black Friday", que acontecerá no dia 23 de novembro. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), estima-se que o brasileiro gaste cerca de R$ 2,87 bilhões em compras online durante o dia de liquidações. Para este ano, o otimismo do setor está elevado, sobretudo diante da análise de dados do Google Trends, que apontam um crescimento de 27% nas buscas pelo termo "Black Friday" entre os anos de 2015 e 2017. 

Black Friday II

Inicialmente restrita às lojas online, nos últimos anos a grande "sexta de liquidações" passou a ser promovida também por diversos estabelecimentos locais, dos mais variados setores. É só pesquisar e fazer a festa!

Mais sobre: