Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inadimplência em alta

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

14/09/2018 09:13

Inadimplência em alta

O volume de consumidores com contas em atraso voltou a subir em todo o país. No último mês de agosto aumentou em 3,63% a quantidade de novos inadimplentes na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito. Trata-se do 11º crescimento consecutivo da inadimplência na comparação anual da série histórica, apesar de a alta ser mais modesta do que nos meses de junho (4,07%) e julho (4,31%). Em número absoluto, estima-se que aproximadamente 62,9 milhões de brasileiros estejam com restrições ao CPF, enfrentando dificuldades para controlar empréstimos, obter financiamentos ou realizar compras parcelas, o que representa 41% da população brasileira adulta.

"Infelizmente, o poder econômico ainda tem uma grande influência nas eleições do nosso país e, sobretudo, do nosso estado. Para mim, dinheiro não é essencial, porque eu sempre marchei com as mãos limpas. Mas este governo que está aí aposta todas as suas fichas no poder econômico. Eu queria ter pelo menos um pouquinho a mais para poder ir e vir, visitar todos os municípios do nosso estado. Mesmo assim, estou conseguindo. Já cheguei a visitar de sete a oito cidades num único dia. Deus me deu uma missão, e eu vou cumprir. Mesmo que seja com os pés descalços, eu vou cumprir" - o candidato ao Governo do Piauí Dr. Pessoa (Solidariedade), relatando que tem recebido poucos recursos do seu partido para tocar a campanha.

Baldy em Teresina

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, visitará Teresina nesta sexta-feira. Em solenidade marcada para as 19 horas, no salão nobre do Palácio da Cidade, o ministro irá assinar a ordem de serviço para construção de residencial com 1.022 unidades habitacionais no Parque Brasil. O residencial, orçado em R$ 117 milhões, visa atender a famílias reassentadas durante as obras do Programa Lagoas do Norte.

Plano de governo

O plano de governo 2019 - 2022 do petista Wellington Dias propõe uma gestão mais eficiente e com a garantia da participação social, com vistas a aumentar a transparência nas ações do poder público. O documento estabelece, ainda, que "os servidores serão valorizados, receberão formação e serão direcionados para áreas em que se sintam mais produtivos e proativos". Há também a ideia de criação de um "banco de talentos", com o objetivo de reconhecer os saberes e habilidades de cada servidor.


O médico Francisco Costa (PT), candidato a deputado estadual, está otimista com seu desempenho nas recentes pesquisas de intenções de voto para a Assembleia Legislativa. Mesmo com forte atuação na região centro-sul do Piauí, sua base eleitoral, o médico tem conquistado uma fatia importante em outros redutos, como o norte do estado.

Mais sobre: