Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inadimplência em alta

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

16/01/2019 09:17

Inadimplência em alta

Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Brasil encerrou o ano de 2018 com um avanço de 4,41% na quantidade de consumidores com contas em atraso, na comparação com 2017. Trata-se do ano em que a inadimplência apresentou o crescimento mais elevado desde 2012, quando o crescimento observado fora de 6,8%. Nos demais anos, a inadimplência do consumidor encerrou com altas de +1,3% em 2017; +1,4% em 2016; +4,2% em 2015; +3,4% em 2014 e +3,7% em 2013. A estimativa é que o país tenha fechado o último mês de dezembro com aproximadamente 62,6 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 41% da população adulta que reside no Brasil.


Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, mesmo com a lenta recuperação econômica em curso, as famílias ainda enfrentam dificuldades para honrar seus compromissos em dia. “A reversão desse quadro passa pela continuidade da melhora econômica em curso e, em especial, daquilo que toca diretamente o consumidor, que é emprego e renda. Além disso, exige um esforço contínuo de educação sobre o consumo, pois o brasileiro, mesmo diante da crise recente, ainda não aprendeu a gerenciar melhor as finanças”, analisa Costa.

Os mais endividados

A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em dezembro, mais da metade da população nesta faixa etária (52%) tinha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,8 milhões.

Regina governadora

Em virtude de viagem particular do governador Wellington Dias ao exterior, a vice-governadora Regina Sousa assumirá interinamente o Executivo estadual a partir desta quarta-feira (16). A solenidade de transmissão do cargo do governador para a vice-governadora ocorrerá às 9 horas, no escritório da residência oficial, e marca a primeira vez de Regina à frente do Governo do Estado do Piauí.

Escola sem partido

Questionado pela imprensa sobre sua opinião a respeito do projeto "Escola sem Partido", o prefeito Firmino Filho (PSDB) disse que não poderia opinar porque ainda não leu a matéria, que tem dividido opiniões no país. Mas é pouco provável que o tucano de fato não tenha lido a proposta. É possível que ele tenha evitado emitir sua opinião para não contrariar nem os que defendem nem os que criticam o projeto.

Mais investimentos

No evento de posse dos mais de 500 diretores, vice-diretores e diretores adjuntos das escolas da rede municipal, o prefeito também comemorou a liderança de Teresina entre as capitais do Nordeste no ranking dos investimentos em educação que mais cresceram, conforme levantamento realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). "A gente precisa construir uma educação pública de qualidade, e isso exige recursos públicos. Vamos continuar expandindo a nossa rede de ensino infantil. Este ano nós estamos entregando 22 creches e também vamos apostar num novo modelo de escola fundamental, que eu acho que vai marcar a história de Teresina, em termos de infraestrutura. Teremos uma escola completa, com auditório, refeitório, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, energia solar, enfim, vai ser um palácio da educação", afirmou o prefeito.

Quem passou pela Presidência da Câmara nesta terça-feira deve ter imaginado que a caminhada rumo a Santa Cruz dos Milagres acendeu no presidente da Casa, Jeová Alencar (PSDB), o espírito de solidariedade. É que ele distribuiu para os colegas vereadores iPhones de última geração, todos novos, ainda na caixa. Mas os aparelhos, avaliados em alguns milhares de reais, não eram presentes de Jeová. É que todos os anos a Câmara distribui smartphones caríssimos para os 29 parlamentares.

Mais sobre: