Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Índios na política

Leia a coluna Roda Viva desta segunda-feira.

21/04/2019 19:01

Índios na política

A Justiça Eleitoral tem registrado aumento no número de candidaturas indígenas em eleições nacionais. Em 2018, houve um crescimento de 56,47% de candidatos que se declararam índios ou descendente ao realizarem o pedido de registro de candidatura. Foram 133 concorrentes ao pleito, contra 85 nas Eleições Gerais de 2014. O número de eleitos, porém, não experimentou uma evolução tão satisfatória, passando de um deputado estadual, em 2014, para uma deputada federal, em 2018. A advogada Joenia Wapichana (REDE) conquistou uma cadeira na Câmara Federal pelo estado de Roraima. “Nós hoje somos cerca de um milhão de pessoas que fazem parte de mais de 305 povos distintos, que falam mais de 180 línguas. E, apesar de termos sido criminosamente reduzidos em números, nós representamos uma enorme diversidade social e cultural que detém conhecimentos tradicionais, saberes e ancestrais. Nossos conhecimentos tradicionais asseguraram toda proteção aos territórios indígenas que hoje são 13% do território nacional”, declarou Joenia ao tomar posse na Câmara. Diante das constantes ameaças e até de algumas medidas que já foram implantadas pelo atual governo, e que colocam em risco a própria sobrevivência dos povos indígenas, é cada vez mais importante que eles consigam aumentar sua presença no parlamento brasileiro - seja diretamente ou por meio de representantes que os defendam. 

O governador Wellington Dias (PT) e a primeira-dama do estado, deputada federal Rejane Dias (PT), aproveitaram o feriadão para ir ao cinema. No sábado, eles assistiram ao filme "Superação: o milagre da fé", que conta a história real de uma mãe que se apega à fé e à esperança para conquistar a recuperação do filho, após ele sofrer um acidente e quase morrer. "Com o filme revivi um pouco de tudo aquilo que passamos há dois anos com a nossa filha Daniely, quando foi internada na UTI com crises convulsivas de difícil controle. Um cenário dificílimo para a medicina, e que somente um milagre de Deus ali poderia devolver a vida a minha filha. A força da ORAÇÃO e do AMOR, sem nunca deixar de acreditar no impossível de Deus, porque Ele é especialista em fazer o inacreditável acontecer, fez a Daniely, para a glória de Deus, sobreviver", postou Rejane em seu perfil no Instagram, depois de terminada a sessão.

Exemplo do Maranhão

Internos do sistema prisional do Maranhão produziram, este ano, mais de 3 mil ovos de Páscoa, que foram doados para entidades beneficentes atendidas pelo Governo do Estado. A produção foi feita por 12 internos e internas das Unidades Prisionais de Ressocialização Feminina (UPFEM) e do Olho d’Água (UPODA), que dispõem de padarias instaladas. "Os internos passaram e passam por cursos de formação e qualificação. Hoje, o trabalho dos nossos internos tem causado impacto relevante na sociedade, seja no calçamento de ruas ou na solidariedade”, avalia Murilo Andrade de Oliveira, titular da Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão.

Metalúrgicos

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2017 mostram que havia no país, naquele ano, 1.686.156 trabalhadores atuando na indústria da metalurgia. Desse total, mais da metade se concentravam em São Paulo, com 725.126 empregados no setor, e em Minas Gerais, com 194.030. Neste domingo, dia 21 de abril, foi celebrado o Dia do Metalúrgico. 

O deputado Federal Júlio César (PSD) e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) participaram, na última semana, de uma audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e com o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. "Tratamos dos focos da peste suína no Piauí, um problema que exige esforço concentrado dos governos federal e estadual, e dos criadores", relata Georgiano. O pai, Júlio César, tem se aproximado cada vez mais do governo Bolsonaro.

Mais sobre: