Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inteligência artificial e a Justiça

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

23/10/2018 17:16

Inteligência artificial e a Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) testa ferramenta de inteligência artificial para reduzir a quantidade de processos que aguardam julgamento nos tribunais brasileiros. O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (23), em Brasília, que o Projeto Victor, iniciado este ano, já é capaz de rastrear com precisão e rapidez ações com repercussão geral. Assim são chamados os recursos extraordinários apresentados ao Supremo que possuem relevância econômica, política, social ou jurídica, além de semelhanças com milhares de ações que tramitam em outros tribunais. Segundo o presidente do STF, caracterizar determinadas ações como tendo repercussão geral vai contribuir para desafogar o sistema de Justiça, pois quando um desses processos é julgado todos os demais processos semelhantes e a ele vinculados pelo instituto da repercussão geral pode ter o mesmo desfecho. “Isso facilita inclusive para o juiz do primeiro grau porque, podendo já identificar os processos com este ou aquele precedente, o magistrado decidirá com maior celeridade”, disse Dias Toffoli.

O movimento "Advocacia – Amor Pela Causa", que tem à frente a advogada Geórgia Nunes, pré-candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), promoverá todas as quartas-feiras o encontro "Papo em Ordem", que tem como objetivo reunir jovens lideranças da advocacia do estado para debater e construir propostas de campanha para os advogados e para a OAB. O lançamento do encontro acontece nesta quarta (24), às 19h30. De acordo com a pré-candidata Geórgia Nunes, será uma oportunidade para ouvir "as jovens lideranças não tiveram espaço durante a atual gestão da OAB-PI, o que, segundo ela, inviabilizou a renovação de ideias para o avanço da entidade".

Novo viaduto

Nos próximos dias, a Prefeitura de Teresina dará início à nova fase da construção do viaduto que liga as avenidas Barão de Gurgueia à Henry Wall de Carvalho, na zona sul da cidade. A construtora está trabalhando nos últimos ajustes das redes de energia do local, bem como preparando uma nova sinalização para reduzir os transtornos no trânsito da região, inclusive, com a implantação de semáforo.

Parceria

Cerca de 200 metros do canteiro central da avenida Frei Serafim, um dos mais bonitos cartões portais de Teresina, recebe serviços de revitalização do jardim, através de uma parceria entre a prefeitura e um hotel de alto padrão localizado na avenida. A cidade agradece! Mas a gratidão seria maior se o serviço fosse estendido para toda a avenida, não apenas para o trecho situado em frente ao hotel. 

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve reunido nesta terça-feira (23) com o ministro interino da Integração Nacional, Gustavo Canuto, e solicitou o apoio do ministério na retomada do envio de caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento de água em 27 municípios do Piauí. “A retomada desta ação é muito importante para garantir o bom fornecimento de água às famílias afetadas pela seca em diversas regiões do nosso estado”, explicou Ciro. O ministro deu uma resposta positiva à solicitação. Ele informou que o fornecimento dos caminhões para alguns dos municípios já está autorizado, e que irá verificar mais a fundo a situação para atender outros municípios que estão desassistidos. 

Mais sobre: