Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova alta

A mesma medida, no entanto, não foi tomada para impedir a disparada da gasolina e do gás de cozinha, produtos que são consumidos pela imensa maioria da população brasileira.

04/07/2018 20:11

A Petrobras reajustou nesta quarta-feira o preço do gás de cozinha (GLP) em 4,4%. No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, se comparado ao preço praticado em dezembro do ano passado. A estatal informou que o reajuste ocorre devido à desvalorização do real frente ao dólar, que apenas entre março a junho chegou a 16%, bem como ao reajuste de 22,9% do preço do GLP no mercado internacional no mesmo período. Depois de sofrer uma forte pressão com a greve dos caminhoneiros, há pouco mais de um mês, o Governo decidiu recuar a estabeleceu novas regras para controlar o preço do diesel nas bombas dos postos. A mesma medida, no entanto, não foi tomada para impedir a disparada da gasolina e do gás de cozinha, produtos que são consumidos pela imensa maioria da população brasileira. No caso do GLP, os efeitos das sucessivas altas são ainda mais nocivos, tendo em vista que ele é essencial até para as famílias mais humildes, que já não estão tendo como arcar com os valores abusivos cobrados pelo produto. A consequência disso é que muitas pessoas estão sendo forçadas a recorrer novamente ao fogão a lenha para garantir a alimentação da família. E os casos de queimaduras nos hospitais do país só têm aumentado. Mais uma vez, os governantes brasileiros priorizam os interesses de grandes acionistas e do capital estrangeiro, em detrimento das classes mais pobres, e não apenas delas, mas de todos os brasileiros.

O deputado Heráclito Fortes (DEM) cumpre agenda em municípios da região sul do estado neste final de semana. Além de se reunir com suas bases, o parlamentar participará de uma solenidade de entrega de tratores agrícolas e visitará eventos locais. Heráclito estará acompanhado do presidente da Codevasf, Avelino Neiva. Eles visitarão a Barragem de Vereda da Cruz, em Curimatá, considerada o principal reservatório d'água da cidade, que recentemente passou por um longo período de seca. 

Tratores

A entrega dos tratores agrícolas será realizada em Corrente, uma das 12 cidades contempladas com os veículos, cuja aquisição foi feita pelo Ministério da Integração, por meio da Codevasf. Os outros municípios beneficiados são Currais, Santa Luz, Redenção do Gurguéia, Avelino Lopes, Marcos Parente, Riacho Frio, Jurema, Anísio de Abreu, Passagem Franca, Betânia e Curimatá.

Educador Nota 10

A lista dos 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, revelada esta semana, conta com um projeto do professor Ítalo Rômulo Costa da Silva, da Escola Municipal Lunalva Costa, situada no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina. Mais de quatro mil projetos foram inscritos no concurso, que está em sua 21ª edição, e todos passaram pelo olhar criterioso dos selecionadores ao longo do último mês.

O prêmio

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2014, a iniciativa, uma realização da Fundação Victor Civita, é apresentada pela editora Abril e pela TV Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Conta com o apoio da Nova Escola e o patrocínio da Fundação Lemann e da Somos Educação. Nas 20 edições realizadas, foram premiados 221 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões.

Comodidade

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (Caapi) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) anunciou a aquisição de um novo veículo para realizar o transporte de advogados do Shopping Rio Poty até o Centro Cívico da capital, onde estão localizados os prédios do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral, do Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto e da própria sede da OAB-PI. A entidade de classe mantém uma parceria com o shopping, para que os advogados possam deixar seus veículos estacionados gratuitamente no centro de compras. De acordo com a Caapi, a ideia de oferecer o serviço aos advogados surgiu por conta do problema da indisponibilidade de vagas para estacionar na região do Centro Cívico. 

Mais sobre: