Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O fantasma ainda assusta

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

07/11/2018 08:37

O fantasma ainda assusta

Dados apurados pelo Indicador de Confiança do Consumidor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 29% dos trabalhadores têm receio alto ou médio de serem demitidos. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados avaliam como ‘baixa’ a probabilidade de demissão, enquanto 35% acham que não há esse risco. Embora esteja em patamar considerável, o percentual de trabalhadores que temem ficar sem emprego observado em outubro é inferior aos dos últimos três meses, quando registrou 30% de risco alto ou médio em julho, 36% em agosto e 33% em setembro. De modo geral, 45% dos entrevistados declararam ter ao menos uma pessoa desempregada em sua residência, sendo que em 17% dos casos há duas ou mais pessoas nessa situação. Mesmo com a inflação baixa, um razoável otimismo de parte do mercado e os primeiros sinais de recuperação da economia brasileira, após cerca de quatro anos de recessão ou crescimento quase nulo, o novo governo tem um imenso desafio pela frente: garantir emprego a pelo menos uma boa parte dos cerca de 13 milhões de desempregados que existem hoje no país. Com uma equipe econômica que defende a aprovação de medidas impopulares, e algumas até consideradas verdadeiros retrocessos para a classe trabalhadora, o iminente governo terá que, ainda nos primeiros meses, garantir a retomada da geração de empregos, pois é justamente esta a justificativa para se colocar em práticas tais medidas. 

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, estiveram reunidos nesta terça-feira (6) com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em busca de recursos para obras de urbanização da orla Beira Rio, ponto turístico da cidade, localizada no sudoeste piauiense. Eles solicitaram a liberação de R$ 5 milhões a para realização das obras. Ciro lembrou que o ministro já visitou Floriano e teve a oportunidade de conhecer o local, que fica às margens do Rio Parnaíba. 

Título de cidadania

Os deputados estaduais piauienses aprovaram um projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Fábio Xavier (PR), que concede o título de cidadão piauiense a Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça. A votação foi nominal e secreta, e teve 18 votos a favor. 

Afogamentos

Também na sessão desta terça-feira foi aprovado um requerimento, de autoria do deputado Dr. Hélio Oliveira (PR), que solicita do Corpo de Bombeiros um reforço na vigilância das praias do litoral do Piauí, em especial nas praias do Arrombado, Coqueiro, Macapá, Pedra do Sal, Atalaia e Barra Grande. Segundo o documento, vários afogamentos têm ocorrido nas praias do estado, sobretudo nos finais de semana.

Ventania

A ventania registrada em Teresina na noite de segunda-feira (5) deixou parte da população em estado de atenção por conta do risco de queda de árvores na capital. A Defesa Civil Municipal indica algumas medidas que as pessoas devem tomar para evitar acidentes ou até tragédias. É preciso manter a copa das árvores numa altura mínima, para que não encostem em residências ou na fiação elétrica, e também observar a estrutura dessas árvores com frequência, para verificar se elas estão frágeis e se, portanto, representam algum risco.

Marcos Piangers foi a grande atração da solenidade de abertura oficial da Semana Global do Empreendedorismo, que aconteceu na noite da última segunda-feira (5), em Teresina. O autor do best seller "O Papai é Pop" ministrou a palestra "Inovação e Criatividade: Uma Espiada no Futuro", falando sobre tecnologia, oportunidades digitais e como a inovação acontece. Piangers tem mais de 3,5 milhões de fãs no Facebook e traz em seu currículo palestras em grandes eventos, como a TED, a maior conferência de ideias do mundo. “Entre as características do futuro estão criatividade, pensamento crítico e saber trabalhar em equipe. Estimular pensamentos divergentes se faz necessário, pois a postura convergente é limitadora. A autonomia é mais interessante para processos criativos”, disse Piangers.

Mais sobre: