Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O julgamento sem fim

O presidente do TCE, Olavo Rebelo, e o deputado Robert Rios trocam farpas nas redes sociais

07/05/2018 20:29

Mais uma vez o Judiciário piauiense ficou devendo uma posição definitiva sobre o impasse envolvendo o concurso dos cartórios no estado, que se arrasta desde 2013. Um novo pedido de vista, desta vez do desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. Até agora, o placar está em quatro votos a um pela procedência do mandado de segurança que pede a anulação da mudança no edital de abertura do certame. A maioria dos magistrados está seguindo um entendimento contrário ao do Conselho Nacional de Justiça, que, em dezembro do ano passado, legitimou todos os atos da comissão organizadora do certame. Enquanto os desembargadores não se decidem, os candidatos do certame seguem à espera de um desfecho para a seleção, e a população permanece sendo submetida a serviços caros e de qualidade questionável nos cartórios do estado.

--


Na manhã desta segunda-feira, o pré-candidato ao Senado Federal Elizeu Aguiar (PSL) teve uma reunião com o ex-ministro João Henrique Sousa, atual presidente do Conselho Nacional do Sesi. O principal assunto, claro, foi política. Eles trataram sobre a aliança das oposições no pleito deste ano, e o ex-deputado federal aproveitou para pedir o apoio do ex-ministro.

Aaauuu!!

Nesta terça-feira, o Partido Republicano Brasileiro deve confirmar a pré-candidatura do cantor Frank Aguiar ao Senado pelo Piauí. O lançamento vai acontecer às 15h no salão nobre da Câmara Municipal de Teresina. No fim de semana o deputado Pastor Gessivaldo, presidente do PRB no Piauí, esteve em Itainópolis para tratar com Frank sobre a investida eleitoral. Caso seja de fato homologada, a candidatura do "Cãozinho dos Teclados" será o primeiro ato da carreira política do cantor em seu estado de origem. Resta saber se, agora, os eleitores piauienses vão assimilar bem a ideia de votar num candidato que, anos atrás, deixou sua terra para desbravar a política no estado mais rico do país.

Vrá

Após o deputado Robert Rios (DEM) dizer que o TCE se calou diante da acusação de que o Governo teria cometido irregularidades na utilização de recursos de consignados, o presidente da Corte de Contas, Olavo Rebelo, foi rápido no gatilho: “O TCE não se calou. Vai proceder conforme seu calendário. Não recebemos ordens nem do Governo nem da oposição”. A discussão deu-se em um grupo de Whatsapp que reúne membros do parlamento, da imprensa, do Judiciário e de vários órgãos públicos.

Réplica

Como não é do feitio de Robert Rios ficar calado, ele disse que o TCE está com problemas no calendário.

--

Os eleitores podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até esta quarta-feira (9) para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro. O advogado eleitoral Talmir Tércio Júnior alerta que quem pretende realizar alguma das ações citadas deve correr, para evitar os transtornos provocados pelas imensas filas, comuns nos dias derradeiros do prazo.

Mais sobre: