Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O outro lado da moeda

O outro lado da moeda

03/02/2018 07:46

O outro lado da moeda

O desembargador José Francisco do Nascimento decretou na tarde desta sexta-feira a ilegalidade das paralisações dos agentes de trânsito e dos guardas municipais de Teresina, sustentando que os movimentos paredistas poderiam comprometer a segurança pública, deixando a população ainda mais vulnerável à criminalidade. Na decisão, o magistrado pondera que as paralisações são, no mínimo "inadequadas", já que foram marcadas para coincidir com a data do Corso, evento que reúne centenas de milhares de pessoas na Avenida Raul Lopes e em suas imediações. Decerto, seria temerário deixar a cargo apenas da Polícia Militar toda a segurança da região durante o evento, bem como o controle do trânsito e, ainda, a realização do policiamento ostensivo no restante da cidade. Como bem lembrou o desembargador, o próprio STF, em decisão do ano passado, estendeu para todos os servidores da segurança pública a proibição de realizar greves - não ficando mais restrita aos policiais militares. Contudo, mesmo sendo pertinente a preocupação do magistrado, a Justiça também precisa atentar-se para o outro lado da moeda, que é a situação dos servidores públicos. Com condições de trabalho ruins e salários que não correspondem à importância das atividades que desenvolvem, os guardas e agentes de trânsito merecem respeito por parte da Prefeitura. Mas não é isso o que tem ocorrido, de acordo com as duas categorias, que dizem estar sendo ignoradas pela gestão do PSDB. Neste ponto, a Justiça também precisa intervir, para garantir que as demandas dos trabalhadores sejam ao menos analisadas com responsabilidade pelo Palácio da Cidade. 



O vice-presidente regional do MDB no Piauí e presidente nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), João Henrique de Almeida Sousa, deu sequência nesta às visitas às cidades das regiões de Barras e Esperantina, no norte do estado. Esta foi a segunda semana da caravana que o ex-ministro está fazendo pelo Piauí com o objetivo de avaliar a viabilidade da sua pré-candidatura ao Governo, e conseguir apoio ao seu nome dentro do partido. 
Haja combustível

As viagens prosseguem na próxima semana, com visitas a municípios da região de Campo Maior, também no norte do Piauí. A meta de João Henrique é percorrer as 224 cidades do estado até maio. Se ele descansar nos finais de semana, terá que passar por pelo menos duas cidades a cada dia para cumprir a meta.

Novas tecnologias
As empresas do setor de telecomunicações estão se preparando para dois grandes desafios nos próximos 10 anos no Brasil: a expansão da banda larga e a implantação rede 5G. O primeiro projeto, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pretende ampliar de 60% para 100% a cobertura da rede de internet rápida nos municípios brasileiros. 

Novas tecnologias II
Ao mesmo tempo, o setor de telecom deverá atender à alta demanda do mercado por inovação em redes banda larga, que estão altamente impulsionadas, principalmente pelo tráfego de vídeos pela internet, nas chamadas plataformas OTTs (over the top, serviços como Netflix, Youtube e canais como Globo Play). Além disso, vem aí a internet das coisas (IOT) que vai colocar inteligência nos carros, casas, eletrodomésticos, etc. 

Coordenador-geral de operações da Polícia Militar do Piauí, o tenente-coronel Alberto Menezes presta continência ao capitão Fábio Abreu, seu ex-subordinado, e atual secretário de Segurança Pública do Estado. A foto foi feita na manhã desta sexta-feira, durante reunião da cúpula da segurança na sede da secretaria.
Mais sobre: