Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oposição poderia protestar de outra forma

Oposição poderia protestar de outra forma

06/02/2018 08:58

Oposição poderia protestar de outra forma

A ausência de deputados da oposição na abertura do ano legislativo é espécie de uma mostra de que a bancada de adversários do governador Wellington Dias tenta colocar as questões políticas acima do interesse do Estado. E isso não deve acontecer. Registre-se também a ausência de alguns aliados do governador. O chefe do executivo Estadual representa naquele momento o estado e a população piauiense como um todo. Ficou feio pra quem não esteve lá, principalmente porque o governador disse que respeita a ausência dos deputados, mas lamenta o comportamento, pois ele sempre dialogou com a oposição, inclusive dizendo que ela é necessária em qualquer governo. Na verdade, há diversas formas de enquanto oposição manifestar as críticas ao governo e faltar ao debate, e as tradições não é uma delas. 

O deputado federal Silas Freire (Podemos) começou o ano na linha de frente firmando compromisso contra a Reforma da Previdência. A questão agora é saber se ele vai participar da sessão que deve analisar o assunto. A deputada federal Rejane Dias (PT) já declarou que deve deixar a Seduc para participar da votação. Caso o deputado federal Fábio Abreu faça o mesmo na Secretaria de Segurança, Silas Freire não votará. 

Prescrição atenta contra credibilidade

Treze anos não foi tempo suficiente para a Justiça brasileira julgar o senador Romero Jucá (MDB-RO) numa acusação de desvio de dinheiro público. Os crimes supostamente ocorreram entre 1999 e 2001 e prescreveram. É inadmissível que crimes não sejam apurados e responsáveis não sejam punidos. Lamentavelmente, além de ferir os cidadãos brasileiros, a prescrição também atenta contra a credibilidade da Justiça.

Doação de sangue

Para marcar o início da semana do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveu o tradicional evento para chamar atenção sobre a importância de doar sangue antes do feriado prolongado. Os doadores foram surpreendidos com a chegada dos reis e rainhas do Carnaval de Teresina acompanhados da Banda da Fundação Cultural Monsenhor Chaves que alegrou a manhã desta segunda-feira (05), no Hemopi, com samba e marchinhas.

Resultado

O Corso de Teresina arrastou mais de 400 mil pessoas para a Avenida Raul Lopes no último sábado (03). Vinte e oito caminhões decorados entraram no corredor da folia concorrendo a premiação de R$ 40.000,00, divididos em quatro categorias. O resultado será divulgado nesta terça-feira (06), às 12h, no Palácio da Música de Teresina. Nesta edição, a premiação será dividida entre quatro caminhões, sendo R$ 10.000,00 para cada. As categorias são: mais animado, criativo, original e estranho.

Combate à febre amarela

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na manhã de ontem (05), no auditório da instituição, reunião com tema ‘Febre Amarela, situação em Teresina, Piauí, Brasil’ com o objetivo de estabelecer junto às entidades que têm governança dos parques e zona rural da capital a logística sentinela e vigilância dos primatas (não humanos) no contexto da febre amarela.

Agenda

Depois de abrir os trabalhos da 4ª sessão da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina, nesta segunda-feira (5), o governador Wellington Dias seguiu para Brasília para cumprir agenda com os governadores de cinco estados e com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. A pauta foi sobre a aprovação do projeto de securitização das dívidas ativas dos estados, reforma da previdência e a criação do fundo único de segurança pública. 

Juventude

O presidente da Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira, Marcos Saraiva, participou ontem (05) de encontro com correligionários piauienses. Na ocasião, ele defendeu que o partido deve lançar candidato a presidente da República e quer palanque forte ao governo do Estado no Piauí. Ele citou ainda que no estado, são dois nomes com grande capacidade política e condições técnicas de lançarem nomes: o prefeito de Teresina, Firmino Filho e o deputado estadual Luciano Nunes.

Mais sobre: