Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Páscoa dá esperança ao varejo

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

23/04/2019 09:26

Páscoa dá esperança ao varejo

O volume de vendas a prazo na semana anterior à Páscoa (14 e 20 de abril) apresentou um leve crescimento de 1,29% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em 2018, as vendas haviam recuado -0,34%, após crescer 3,34% em 2017. Já nos anos de 2015 e 2016 as vendas no período acumularam queda de -2,24% e -13,34%, respectivamente. Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a alta deste ano é um sinal positivo para a retomada do crescimento do varejo e serve de termômetro para as próximas datas comemorativas, como o Dia das Mães. “O resultado é um alento para o varejo começar a dar sinais mais sólidos de recuperação, mas não é o suficiente para retornarmos ao patamar de crescimento anterior a recessão econômica. A páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo deste ano”, afirma Pellizzaro Junior.


O deputado federal Osmar Júnior, presidente do diretório regional do PCdoB no Piauí, ofereceu um almoço à ex-deputada Manuela d'Ávila, sua correligionária, que disputou as eleições de 2018 como candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Na foto, alguns dos convidados ilustres do almoço: o senador Marcelo Castro (MDB), o governador Wellington Dias (PT), o ator Paulo Betti, antigo militante da esquerda, Manuela e a humorista Dada Coelho.

Ato falho

Ao ser questionado por um jornalista sobre como está sua vida desde que deixou a Assembleia Legislativa do Piauí, no início do ano, o ex-deputado Roberto Rios Magalhães respondeu: "Eu nunca estive tão ocupado como eu tô agora". A declaração dá margem à interpretação de que, quando estava no parlamento, Robert vivia desocupado.

Convite

Por falar em Robert Rios, ontem ele recebeu um convite para se filiar ao Solidariedade, feito pelo próprio presidente do diretório regional da sigla no Piauí, o deputado Evaldo Gomes. Quem viu diz que a proposta foi feita em tom de brincadeira. Mas não custa nada lembrar daquele ditado de que "toda brincadeira tem um fundo de verdade".

Empreendedorismo

Grandes nomes do empreendedorismo nacional vêm ao Piauí para participar da 24ª edição da Convenção Lojista 2019. O evento, que acontece no auditório do Centro Universitário Uninovafapi, tem início no dia 26 de abril, com a palestra magna de abertura proferida pelo vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão. No dia seguinte, 27 de abril, as atividades começam às 8 horas, com os palestrantes Camila Farani, José Salibi Neto, Nilmar Paul, Samuel Normando e Rivadávia Drummond.

Confiança em baixa

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou para 58,4 pontos neste mês. Esta é a terceira queda consecutiva do indicador, que caiu 0,2 ponto em fevereiro, 2,6 pontos em março e 3,5 pontos em abril. Com a maior queda dos últimos meses, conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 22 de abril, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice totaliza 6,3 pontos de recuo nos últimos três meses e volta a ficar abaixo dos 60 pontos, o que não ocorria desde outubro de 2018.

Queda

Pelo terceiro ano seguido, os subsídios da União caíram. Segundo números divulgados ontem (22) pelo Ministério da Economia, essas despesas totalizaram R$ 314,2 bilhões no ano passado, o equivalente a 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país). Instrumentos que reduzem preços ao consumidor ou custos ao produtor, os subsídios tinham caído de 6,7% do PIB em 2015 para 6,1% em 2016, e 5,5% em 2017. Em 2003, os subsídios estavam em 3% do PIB.

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) esteve reunido com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, nesta segunda-feira (21). Na pauta, obras de infraestrutura para o Piauí, como a melhoria das estradas que dão acesso aos cânions do Rio Poti.

Mais sobre: