Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente do Senado indica Reforma da Previdência para após eleições

Presidente do Senado indica Reforma da Previdência para após eleições

09/02/2018 07:18

Presidente do Senado indica Reforma da Previdência para após eleições

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado, afirmou nesta quinta-feira que se a reforma da Previdência não for votada em fevereiro, como quer o governo, pode ficar para novembro. Tanto o Palácio do Planalto quanto os parlamentares favoráveis à matéria têm consciência de que a aprovação da reforma em ano eleitoral pode prejudicar a reeleição de muitos deles. O presidente Temer, porém, prefere que a votação ocorra o quanto antes, ainda em fevereiro. Já Eunício acredita que, se não for aprovada agora, a reforma só deve ser colocada em votação no Senado a partir de novembro, ou seja, após o pleito eleitoral. Nos dois casos, a intenção é nitidamente evitar ou minimizar prejuízos à imagem dos congressistas que votarem a favor do texto. Mais uma vez os políticos brasileiros optam pelo caminho menos digno, preferindo omitir do povo suas posições, quando o ideal seria promover um debate mais profundo sobre a reforma previdenciária com a população. Agiriam com hombridade se ouvissem o máximo de instituições, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada, em busca de um texto que permitisse recuperar a Previdência sem impor retrocessos aos trabalhadores. Este é um caminho possível. Só não é desejável pelos políticos ruins, que infelizmente ainda são maioria em Brasília.

O presidente do TRE-PI, desembargador Paes Landim, participou em Brasília da posse no ministro Luiz Fux, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na quarta-feira, Fux realizou a primeira reunião oficial do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais do Brasil.

Errata

O juiz federal Trabalho Ferdinand Gomes dos Santos, que compõe o Tribunal Regional do Trabalho do Piauí da 22ª Região, é Titular da Vara do Trabalho em Picos, e não substituto, como informamos ontem (08) em matéria publicado no caderno Em Dia. O magistrado vai proferir palestra nesta sexta-feira (09), às 9h, no auditório da Fiepi, sobre a reforma trabalhista. O evento é promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Piauí e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Piauí.

Novos agentes 

A Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), órgão da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), está preparando 150 aprovados no último concurso público de agentes penitenciários para iniciarem a atuação na carreira em 2018.

Formados em março

O curso começou no início de janeiro e está previsto para finalizar em março. Segundo a Sejus, "os novos agentes penitenciários irão ajudar o Estado a suprir a necessidade atual de profissionais da categoria", e também serão lotados nos novos presídios em construção.

Carga horária

O curso, de 580 horas/aula, tem disciplinas como Direitos Humanos, Execução Penal, Inteligência Penitenciária e Procedimentos e Rotinas Penitenciárias. A grade curricular é da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), André Baía, esteve reunido com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Na pauta do encontro, segundo sua assessoria, os dois discutiram "caminhos para melhorar o Brasil".

Mais sobre: