Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prioridades da Justiça

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

09/11/2018 05:39

Prioridades da Justiça

Na primeira reunião com os presidentes de Tribunais de Justiça (TJs) desde que assumiu a Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli apresentou as prioridades do seu mandato, que termina em 2020. O enfrentamento à violência doméstica, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a política nacional de incentivo à mediação e à conciliação foram os assuntos que dominaram as duas horas e meia de reunião, em que todos os representantes dos tribunais puderam se manifestar. O ministro Dias Toffoli iniciou a reunião ressaltando a importância de se renovar o enfrentamento à violência doméstica como objeto de uma meta nacional a ser perseguida por toda a Justiça Estadual. “A sociedade tem-nos demandado o combate à impunidade dos autores desse tipo de violência, principalmente tendo em contato o crescimento do número de feminicídios. Esse é um dos pontos prioritários de nossa gestão”, afirmou. 

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) afirmou que a oposição vai cobrar mudanças na quarta gestão do governador Wellington Dias (PT), principalmente por conta da expectativa de que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vá governar com austeridade. Segundo o parlamentar tucano, passados 16 anos de gestão do PT e de um então aliado do partido, o atual governo já não pode mais "culpar os anos anteriores pelos problemas financeiros atuais".

Aumento de impostos

A declaração de Marden foi feita nesta quinta-feira, quando o secretário de Fazenda Rafael Fonteles foi à Assembleia Legislativa para apresentar o balanço financeiro da gestão estadual. O deputado afirmou, ainda, que de nada adiantou o governo aumentar os impostos - como o ICMS sobre os combustíveis -, porque não fez o essencial, que é o corte de despesas.

Ramo farmacêutico em alta

Dados da Junta Comercial do Estado do Piauí apontam que de 2015 até meados de 2018 mais de 150 farmácias foram abertas na capital piauiense, o que demonstra uma tendência de crescimento do ramo farmacêutico no estado. Observando este cenário, a Fundação Wall Ferraz passou a ofertar desde o último mês de abril o curso de balconista de farmácia. Desde então já foram abertas 120 vagas para o curso, que tem grande potencial para fomentar a contratação de mais profissionais capacitados para atuar no setor. Neste segundo semestre, o curso está em andamento nos centros de capacitação dos bairros Matadouro e Piçarreira, qualificando 60 pessoas.

Fake news

O advogado Lucas Villa, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI), e todos os integrantes da "OAB Aberta" estão encabeçando uma campanha para pedir ética no período de campanha para as eleições da instituição. Villa e alguns integrantes do grupo dizem ter sido alvo de fake news, com vídeos e mensagens que circularam por grupos de Whatsapp e foram publicados em redes sociais. Até mesmo a candidata à vice-presidência em uma das chapas adversárias declarou seu apoio à campanha, e disse também ter sido envolvida em notícias falsas. A um dos membros da chapa 1, ela enviou uma mensagem se solidarizando com as pessoas atacadas por meio das fake news.

Anuidade

Em visita à cidade de Picos, a advogada Geórgia Nunes, que encabeça a chapa oposicionista "Reage, OAB", criticou a "falta de controle e transparência em relação aos gastos", que, segundo ela, é uma característica da atual gestão. A advogada citou como exemplo o fato de ter sido aplicado um reajuste de 13% na anuidade da seccional, sem haver uma consulta prévia à categoria, tampouco ao conselho da instituição.

Mais sobre: