Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Respeito às minorias

Leia a coluna Esplanada desta segunda-feira.

29/10/2018 09:17

Respeito às minorias

Logo após a confirmação da vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência da República, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fez um pronunciamento em que defendeu o estado democrático de direito e o respeito às minorias que compõem a sociedade, como os índios, os negros e as pessoas com deficiência. "A democracia orgulha todos os brasileiros, porque foi construída por todos. A democracia é o governo da maioria e o respeito à minoria", afirmou a chefe do Ministério Público Federal, acrescentando que a Constituição garante o respeito à dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos e da paz. "É responsabilidade legal do principal mandatário zelar pela Constituição, pelo livre exercício do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público", afirmou. Dodge declarou, ainda, que as instituições públicas são fortes e atuam de forma harmônica e livre, e garantiu que o MPF continuará a atuar a serviço da população no próximo governo. "O Ministério Público é independente e autônomo, e continuará a serviço do interesse público e da sociedade, honrando seu papel no próximo governo".

O publicitário Fábio Sérvio, presidente do PSL no Piauí, comentou que o presidente eleito Jair Bolsonaro não fará distinção entre o Nordeste e o restante do país, mesmo com o baixo desempenho que ele obteve nas urnas em todos os nove estados da região. "Jair Bolsonaro não vai prejudicar o Nordeste, nem o Piauí. Mas não deixaremos que Wellington Dias use a vitória da direita para justificar sua má administração. Se o 13º atrasar, a culpa é exclusivamente da gestão petista. Vamos fiscalizar toda a aplicação de recursos federais por parte do Estado e garantir que sejam atendidas as prioridades da população e não os desejos dos políticos. É um novo Brasil", afirmou Sérvio.

E 2020? 

"Temos um trabalho importante a realizar no Piauí. O Nordeste precisa ser libertado das amarras do PT. Teresina está sob influência direta da esquerda. Vamos trabalhar dia e noite para renovar a política do Piauí", limitou-se a comentar Sérvio sobre as eleições na capital daqui a dois anos.

Elizeu celebra Bolsonaro

O ex-deputado federal Elizeu Aguiar (PSL), que disputou uma vaga no Senado Federal e foi o candidato do PSL mais votado no estado, celebrou com entusiasmo a consagração do seu colega de partido nas urnas, com mais de 10 milhões de votos de vantagem. "A vitória de Bolsonaro representa a mudança no Brasil. A mudança de uma era. Uma era que teve a oportunidade de fazer e não fez por este país. Agora, nós vamos ter uma pessoa voltada para as necessidades básicas da população, que é saúde, educação, segurança e a geração de emprego. Não tenho dúvidas de que será o melhor para o país", comentou Elizeu.

Votação expressiva

Acerca de matéria intitulada "Deputados estaduais eleitos perdem em suas bases", publicada na edição de 23 de outubro deste veículo, a vereadora Teresa Britto, eleita deputada estadual, esclarece que a análise da matéria não condiz com a realidade do pleito eleitoral, uma vez que a parlamentar obteve 70% dos seus votos em Teresina, sendo a terceira candidata mais votada para a Assembleia Legislativa do Piauí na capital, e quase triplicando sua votação em relação a 2016, quando foi reeleita vereadora.

Votação expressiva II

Teresa Britto reitera, ainda, que a votação obtida é muito expressiva, uma vez que reflete o reconhecimento dos teresinenses ao seu trabalho, e que, mesmo sem a estrutura utilizada por outros candidatos, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa para seguir trabalhando em prol dos teresinenses e por todo o Piauí.

Mais sobre: