Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Subconcessão da Agespisa

Subconcessão da Agespisa

01/11/2017 09:23

Subconcessão da Agespisa

O Tribunal de Contas do Estado vai voltar a julgar o processo de subconcessão dos serviços de abastecimento e saneamento básico na capital. O julgamento está marcado para a próxima quinta-feira, dia 9, e está bastante aguardado. Esse é um processo que afeta, não apenas as empresas participantes e o Governo do Estado, mas sobretudo a população que ainda vivencia os problemas de água e saneamento na capital. O relator do processo é o conselheiro Kennedy Barros e tudo indica que seu parecer será pela anulação do ato feito pelo Estado e a Águas de Teresina, até porque seu parece inicial acompanhava o Ministério Público, que alegava irregularidades. Na época, o conselheiro Luciano Nunes pediu vistas do processo, mas o placar já apontava  4 a 1 contra a licitação e a favor do relator. No entanto, tudo pode mudar porque os conselheiros ainda podem mudar o voto e podem levar em consideração que a Águas de Teresina já começou a atuar e já realizou investimentos na melhoria dos serviços, conforme pactuado no contrato. Dessa forma, tudo indica que o caso não irá parar no TCE e pode voltar a ser judicializado.


Apesar de não ter sido criada para ser um órgão de segurança pública diretamente, a Guarda Municipal de Teresina tem atuado para garantir a segurança em locais públicos da capital. Ontem, eles divulgaram que, nesses nove meses de atuação, mais de 500 apreensões foram feitas, inclusive de armas brancas, armas de fogo e drogas, nos espaços públicos onde há os guardas. Apesar dos embaraços no início, inclusive com confronto com populares, ao que parece a população tem aprovado a atuação dos Guardas.

Dória no Piauí

O prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB) será o próximo presidenciável a vim a Teresina. Ele participa de um Fórum de lideranças empresariais que acontecerá no dia 4 de dezembro, na sede da FIEPI. A pauta é economia, mas já se fala que o mesmo estaria agendando compromissos políticos, na tentativa de viabilizar seu nome na disputa pela sucessão de Temer e, assim, ter um apoio em uma eventual disputa dentro do PSDB contra o presidenciável Geraldo Alckmin.

Emergencial?

O Governo do Estado aponta como irreversível o aumento de imposto. Para o executivo, a aprovação do projeto na Assembleia é emergencial e a única alternativa para garantir o pagamento da folha do funcionalismo em dias. O projeto deve ser votado e aprovado, já que o Governo tem a maioria no Legislativo, nesta quarta-feira. Apesar de dizer que é uma medida emergencial, todos sabemos que o Governo não vai declinar da cobrança dos impostos posteriormente, mesmo que, por um milagre, se consiga estabilizar as contas públicas.

Obras públicas

O deputado Robert Rios conseguiu que fosse aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de lei que obriga o Governo a criar um endereço eletrônico na rede mundial de computadores que possibilite o acompanhamento de obras e serviços público do Piauí. O parlamentar tem batido muito em obras paradas e usará o instrumento para reforçar as críticas ao Governo.

PPP de fibra ótica

A licitação da Parceria Público-Privada que prevê instalação de 5.000 km de fibra ótica foi iniciada. Duas empresas foram credenciadas à concorrência pública, a empresa  Globaltask e o Consórcio Linkintel. Agora a comissão fará análise da proposta técnica e em seguida emitirá um relatório de julgamento da proposta técnica com a pontuação técnica das licitantes. Ao que parece, o Governo do Estado tem aprovado as PPPs onde já atuam e planeja manter o modelo para outras áreas de atuação.

Recado

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) deu mais um recado claro sobre seu rumo na eleição de 2018: vai marchar ao lado de Wellington Dias (PT). A frase foi dita com ênfase durante solenidade de inauguração da estrada que liga a BR-343 à comunidade Taboca do Pau Ferrado, realizada na manha de ontem (31). Na presença do governador e de outros secretários, o parlamentar afirmou que Dias tem empreendido um conjunto de obras importantes para Teresina como ha muito tempo não se via. “É por isso que estamos ao lado dele e assim permaneceremos”, pontuou.

Fonte: ODIA
Mais sobre: