Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Venda de veículos aquece

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

03/05/2019 09:09

Venda de veículos aquece

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quinta-feira (2), indicam que a venda de veículos automotores teve uma alta de 12,2% nos primeiros quatro meses de 2019, na comparação com igual período do ano anterior. Exatas 1.244.151 unidades foram licenciadas de janeiro a abril de 2019, ante 1.108.897 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. No mês de abril foram emplacados 339.424 veículos, 11,1% acima do volume registrado no mês de março de 2019, quando 305.524 unidades foram licenciadas. Na comparação com abril de 2018, mês que registrou 311.160 unidades emplacadas, a alta é de 9,08%. Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho positivo neste primeiro quadrimestre do ano reflete uma gradual elevação nos índices de confiança do consumidor.  “O mercado, como um todo, manteve o ritmo de recuperação. A média diária de vendas cresceu 0,5%”, detalha.

A nova diretoria da Associação Industrial do Piauí (AIP) será empossada no dia 13 de maio, às 20 horas, no espaço Coco Bambu Eventos. Foram eleitos presidente e vice-presidente os empresários Andrade Júnior e Gilberto Pedrosa, respectivamente. Hoje com 120 associados, a AIP desenvolve ações destinadas a melhorar o setor industrial do Piauí.

Imposto de renda

A Delegacia da Receita Federal em Teresina divulgou o balanço final do imposto de renda 2019. No Piauí, foram transmitidas para o "leão" 247.259 declarações, das quais 12.296 são de retificadoras. Em todo o país foram recebidas aproximadamente 30,6 milhões de declarações. Em relação a 2018, houve um aumento de 3,42% de declarantes únicos (CPF distintos) no Piauí. No ano passado, foram transmitidas à Receita 237.317 declarações.

Tecnologia ajuda

Ainda segundo os dados da Receita Federal, um total de 576 declarações foram enviadas no Piauí por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Comércio otimista

O Dia das Mães deve registrar este ano aumento real, descontada a inflação, de 3,8% no volume de vendas, em comparação a 2018, o que significa movimentação financeira da ordem de R$ 9,7 bilhões. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (2), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A data, celebrada no segundo domingo do mês de maio, é considerada pelo varejo nacional "o Natal do primeiro semestre".

Ao avaliar o novo secretariado do governo estadual, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Gustavo Neiva (PSB), afirmou que o governador descumpriu a promessa de privilegiar o critério técnico. De acordo com o parlamentar, o novo secretariado representa o ‘loteamento’ do estado para os aliados de Wellington Dias. “O governador anunciou que ia ser um governo diferente. O que a gente percebe é que continuam as mesmas práticas. A meu ver, continua o mesmo perfil político, em detrimento do perfil técnico. O governador loteou o estado com seus aliados”, disparou o parlamentar.

Mais sobre: