Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolo de Maçã e Canela

Um bolo úmido, com calda de frutas carameladas, facílimo de fazer!

30/01/2014 09:55

Que tal um bolinho lindo, facílimo de fazer e delicioso para o lanche, para dividir com os colegas no trabalho ou mesmo para dar de presente pra uma pessoa especial? 

Essa receita é daquelas que depois da primeira vez vira figurinha fácil, e o melhor é que dá pra fazer aproveitando as frutas que já estão meio "velhinhas", quase passando do ponto. Na minha casa, a versão de banana é a preferida, seguida pela de abacaxi e depois maçã e pera. Já fiz com banana e maçã juntas e ficou muito bom também. 

O mais "difícil" é fazer o caramelo, depois dele pronto e com as frutas já arrumadinhas na forma, é só bater os ingredientes na massa do liquidificador. E viva a praticidade! 

No passo a passo dá pra ver cada etapa (as fotos não estão lá essas coisas, mas enfim...cozinhar e fotografar ao mesmo tempo não é tão simples quanto parece, hahaha). 

1 - Prepare o caramelo - Coloque duas xícaras de açúcar em uma forma redonda e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até derreter. Quando começar a ficar dourado, é hora de tirar do fogo, porque daí pra queimar o caramelo é um pulinho. Muita calma nessa hora! Espalhe também nas laterais da forma. 

2 - Arrume a fruta que escolher - maçã, banana, abacaxi, pera - sobre o caramelo, só no fundo da forma. 

3 - Polvilhe canela em pó sobre a fruta. �‰ opcional, quem não gosta de canela pula essa parte.

4 - Bata todos os ingredientes no liquidificador - primeiro os líquidos com o açúcar, depois a farinha de trigo, o fermento vai por último - e despeje cuidadosamente a massa sobre as frutas. 

5 - Asse por 35 a 40 minutos e prontinho! Tem que desenformar ainda quente, para o caramelo não endurecer.


Sim...agora a receita completa: 

Bolo de Maçã e Canela (ou de banana, ou de abacaxi, ou de pera) 

Ingredientes

4 maçãs grandes ou 6 pequenas

3 ovos inteiros

2  xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara de óleo

1 xícara de leite

Canela em pó

1 colher de fermento em pó

Para o caramelo:

2 xícaras de açúcar

 Modo de fazer:

Prepare primeiro o caramelo. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até derreter por completo. Espalhe no fundo e laterais da forma. Arrume as maçãs em fatias por cima do caramelo.

Bata no liquidificador o leite, o açúcar, os ovos e óleo. Em seguida acrescente a farinha de trigo, a canela em pó, bata mais um pouco e por último acrescente o fermento.

Despeje na assadeira, sobre as maçãs, e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Desenforme ainda quente, para não endurecer o caramelo. 

Edição: Natacha Maranhão
Mais sobre: