Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artistas piauienses se apresentam no Rio através do Festival JUNTA

Três espetáculos do Piauí participarão da programação do Festival Panorama, do Rio de Janeiro.

08/11/2018 08:53

Três espetáculos piauienses participarão da programação do Festival Panorama, do Rio de Janeiro, a partir da próxima quinta-feira, dia 08. Consagrado como um dos principais festivais de arte contemporânea do país, e de reconhecimento internacional, o Panorama fez uma parceria com o Festival JUNTA para viabilizar a realização dos dois festivais, possibilitando que o JUNTA aconteça também, pela primeira vez fora de Teresina, no Acampamento 1, no Rio de Janeiro. 

O JUNTA - Festival Internacional de Dança se define como um conjunto de ações artísticas e formativas, que tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo.

Em Teresina o festival JUNTA vai acontecer de 14 a 18 de Novembro. Foto: ODIA

O Festival surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil. Idealizado pelos artistas e gestores culturais Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, o JUNTA Visa a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais.

 “Esse ano nós três, o festival JUNTA, assinamos a curadoria nacional dos espetáculos que vão estar no Panorama. Então, três trabalhos daqui de Teresina que a gente confia muito, acredita muito e acha muito importante que muitas pessoas assistam, vão estar no Rio dentro do festival de lá, estaremos fortalecendo essa parceria", explica Janaína Lobo. 

As produções piauienses que farão parte desse novo espaço criado através da parceria entre os dois festivais são: E|N|T|R|E, criado e dirigido por Datan Izaká; Trindade, da Só Homens Cia de Dança; e Treta, da Original Bomber Crew. Destes espetáculos, Trindade e Treta também se apresentação em Teresina no JUNTA.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: