Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

2ª Edição da Balada Litherária começa na próxima terça (6)

Este ano o evento homenageia os artistas Itamar Assumpção, Alice Ruiz e a escritora piauiense Graça Vilhena

03/11/2018 11:42

Música, arte e literatura na 2ª Edição da Balada Litherária, que esse ano homenageia os artistas Itamar Assumpção, Alice Ruiz e a escritora piauiense Graça Vilhena. O evento, que há mais de dez anos acontece em São Paulo, foi idealizado por Marcelino Freire e tem sua segunda edição no Piauí. Em Teresina ela ocorre no dia 6 de novembro, no Complexo Teatro 4 de Setembro e na cidade de União, no dia 7 de novembro.

A Balada, que no Piauí é organizada pelo escritor e professor Wellington Soares, tem como principal característica a diversidade de gêneros de expressão, reunindo músicos, escritores, intelectuais, estudantes, professores e artistas diversos em discussões e encontros poético-musicais envolvendo arte e cultura.

Em 2017, a Balada Litherária homenageou o piauiense Torquato Neto, com edições em Teresina, Salvador e São Paulo. O evento, que transita por várias linguagens artísticas, trouxe atrações como o poeta baiano Nelson Maca, o escritor, jornalista e compositor Carlos Rennó, a jornalista Mariana Figueiras e o cantor e compositor Jards Macalé.

Este ano o evento integra o Circuito Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí – Secult e será realizado também na cidade de União. A Balada Litherária conta com a presença -  além das homenageadas, da poeta e compositora Alice Ruiz e a prata da casa, da escritora Graça Vilhena, de Douglas Diegues, poeta e estudioso das poéticas indígenas; Alzira E., cantora, compositora e instrumentista; Gisele Mirabai, escritora, atriz e roteirista de cinema e TV;  Marcelino Freire, escritor e diretor geral do evento, Demétrios Galvão e Lucas Rolim, poetas e membros do coletivo “Tensão, tesão e criação” e sarau com escritoras do fanzine “Desembucha, Mulher”.

O evento é totalmente gratuito e conta com o apoio da Revista Revestrés e Kindle Direct Publishing e patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí - Secult, Governo do Estado do Piauí e Instituto Dom Barreto. A Balada Litherária teve apoio de emendas parlamentares dos deputados, Fábio Novo, Francisco Lima, Severo Eulálio, Temístocles Filho e Liziê Coelho.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: