Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Banda Caju Pinga Fogo prepara primeiro disco

A banda foi formada em 2016, por seis amigos universitários

09/01/2019 12:27

Após dois anos de apresentações pelo Piauí afora, a banda de pífanos Caju Pinga Fogo anuncia para o primeiro semestre deste ano, o lançamento do seu primeiro álbum, composto de onze músicas, grande parte das composições de autoria dos integrantes do grupo, hoje composto por cinco músicos. A produção do trabalho, realizado no Estúdio Jardim Elétrico, entre 13 a 20 de janeiro do ano passado, coube ao Zé da Flauta, um dos nomes consagrados da música de pífanos no Nordeste.

Será com esse tom descontraído e dançante que a banda de pífanos Caju Pinga Fogo se organiza para o lançamento, em maio, do seu primeiro álbum, fruto do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), segundo revelou Javé Montuchô, caixa e voz da banda. Ele cita que o disco foi definido para ter a cara da banda, trazendo elementos que mostram a experiência musical do grupo e traz um tempero bem diferenciado, uma personalidade musical própria.

Ainda segundo Javé Montuchô, grande parte das composições são de autoria do Marcus Sousa, uma música do Leo Mesquita, uma música da Tauana Queiroz e uma do Mestre Manuel Messias da Escola de Samba Sambão. “A nossa banda é muito importante. As bandas de pífano estão na essência da música, da cultura nordestina. Antes do forró, do maracatu e outros ritmos, o pífano já era bem característico do Nordeste e a gente mantêm esse trabalho justamente para valorizar a cultura nordestina, enaltecer e difundir isso”, pontua Javé Montuchô.

O músico conta que a banda surgiu em 2016, a partir de encontro de seis amigos universitários, iniciando as apresentações em coletivos e movimentos culturais da cidade. Tempos depois, participou de projeto de apresentações em Teresina e cidades do interior.

Por: Luiz Carlos de Oliveira
Mais sobre: