Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinebiografias chegam as telas dos cinemas neste final de semana

Confira as principais estreias da semana no Cinemas Teresina.

18/10/2018 12:18

Fãs de cinema que gostam de filmes biográficos terão várias opções para assistir nos Cinemas Teresina durante o feriadão. Chegam as telonas a partir de hoje (18) três produções que trazem como tema a trajetória de nomes reconhecidos internacionalmente. O drama “Legalize Já - Amizade Nunca Morre”, a aventura “O Primeiro Homem” e “Uma Noite de 12 Anos”, mostram parte das histórias dos músicos brasileiros Skunk e Marcelo D2, do astronauta norte-americano Neil Armstrong e de José Mujica, que em 2009 foi eleito presidente do Uruguai, respectivamente.

Foto: Divulgação

Em “Legalize Já - Amizade Nunca Morre”, Skunk é um músico revoltado com a opressão e o preconceito diários sofrido pelas comunidades de baixa renda, e por isso procura expor sua insatisfação por meio da música. Um dia ele conhece Marcelo, um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo musical aproxima os dois, assim como a habilidade de Marcelo em compor letras de forte cunho social e questionador. Impulsionado por Skunk, ele adentra o universo da música e, juntos, formam a banda Planet Hemp.

Já a produção “O Primeiro Homem”, que também estreia nos Cinemas Teresina, traz a história do astronauta Neil Armstrong vivido pelo ator Ryan Gosling. O filme conta toda a sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. O roteiro traz ainda os sacrifícios e custos de Neil e toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.

Foto: Divulgação

“Uma Noite de 12 Anos” tem pré-estreia marcada para o sábado, dia 20, às 11h. O drama apresenta os acontecimentos em 1973, quando José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro eram militantes dos Tupamaros, grupo que lutava contra a ditadura militar. Eles foram abatidos pela repressão em ações distintas e presos junto a outros nove companheiros. Ao longo dos anos, o trio buscou meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia de que um dia seriam soltos.

Outros títulos

O longa “Entre-Laços” é outra pré-estreia dos Cinemas Teresina. O filme japonês será exibido no domingo, 21, às 10h30. O enredo mostra Tomo de apenas 11 anos, que foi viver com o tio, Makio e sua namorada, Rinko, após ser abandonada pela mãe. A criança fica confusa após descobrir que Rinko é uma mulher transexual, mas aos poucos Tomo vai descobrindo o verdadeiro sentido de família.

Foto: Divulgação

Também entram em cartas “Gauguin - Viagem ao Taiti” e “A Festa”. O primeiro se passa em 1891, quando o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, se exilar no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando a solidão, pobreza e a doença. 

“A Festa” venceu o prêmio Guild Film no Festival de Berlim 2017. A produção conta a história de Janet que consegue o cargo de ministra e decide dar uma festa. Ela convida um grupo de amigos e a celebração acaba tomando um rumo inesperado quando o marido de Janet, Bill, faz uma revelação.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: