Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Curso de férias de teatro abre inscrição

A professora Norma Soely promove curso de teatro nas férias

08/01/2019 10:01

"Experimentando o teatro estamos nos comunicando através de artes diversas como a imagem, o som e a palavra, além de nos expressarmos com desenvoltura", ressalta, entusiasmada, a atriz e professora de teatro Norma Soely Guimarães, que está aliando o lúdico do teatro com seu poder transformador ministrando a Oficina de Teatro nas Férias, no Memorial Esperança Garcia e no Sindicato dos Bancários do Piauí, para crianças e adultos, inclusive da terceira idade.

Com seus 20 anos de experiência trabalhando o teatro ligado à educação à comunicação e à apropriação dos meios de produção teatrais, a professora se especializou no Teatro do Oprimido e vem expandindo a experiência com vários públicos, abrangendo, desde o mundo acadêmico até o mundo corporativo.

A professora trabalha o teatro para perda da timidez. Segundo Norma, a criança nasce com todas as possibilidades comunicativas e, à medida que vai sendo educada, se não tiver incentivos através da arte, vai se moldando em um formato de comportamento que mecaniza corpo e mente. Muitas delas desenvolvem um processo de timidez que pode causar sofrimento na adolescência. A timidez pode ser decorrente de uma intimidação na infância, como por exemplo: "cala boca menino que essa conversa é de gente grande!" Os jogos teatrais possibilitam a perda da timidez em forma de brincadeiras, desbloqueando as pessoas naturalmente. "A pessoa aprende a se conhecer melhor, a lidar com o outro e a enfrentar desafios", ressalta Norma.

Para Norma Soely, o teatro possibilita que as pessoas, mesmo sendo extrovertidas, canalizem sua energia para desenvolver a criatividade e a criticidade através dos exercícios e jogos. "A pessoa aprende a ter foco, mantém sua memória ativa, aumenta sua concentração e aprende a relaxar com técnicas de respiração, massagem e relaxamento. Outro resultado do teatro é o gosto pela pesquisa, leitura e escrita", observa.

"Minhas alunas e alunos estão passando com notas de 9 a 10 nos projetos para atriz, modelo e publicidade, que vem de fora e nas outras etapas nacionais. Quem já passou, Geysa Mello, Maryane Hellen, Suellen Vasconcelos, Mariana Saraiva, Cecília são exemplos do que o teatro provoca",  ressalta Norma.

"As possibilidades do teatro me encantam a cada descoberta! Meninos contam as histórias de seus brinquedos e seus super heróis. Desenham e se transformam neles. Meninas retratam cenas do cotidiano com toda a sua energia e criatividade, criam e desenham o cenário. Todos trabalham o olhar profundo, o riso intenso, o choro verdadeiro, a fala sentida, pensada. Olhar a outra pessoa e percebê-la com suas diferenças. Eu sou único e me vejo em você". É esta a essência do teatro, conclui Norma Soely.  As inscrições para as oficinas estão senedo feitas pelo WhatsApp 9 9905-0770.

Edição: Marco Vilarinho
Mais sobre: