Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Distração com tweet durante festa pode explicar erro no Oscar

Funcionário que deu envelope trocado estava postando fotos na rede social durante cerimônia, diz 'Wall Street Journal'. Empresa divulgou novo pedido de desculpas citando erro de Brian Cullinan e demora para corrigir.

28/02/2017 11:57

O funcionário da empresa de auditoria que entregou o envelope do Oscar trocado aos apresentadores postou uma foto no Twitter minutos antes de eles subirem ao palco. A foto no Twitter mostra a atriz Emma Stone com a legenda "Melhor atriz Emma Stone no backstage", e foi postada três minutos antes da subida para o anúncio.

O nome de Brian Cullinan foi confirmado como o responsável pela entrega errada do envelope (veja nota no final deste texto).

Martha L. Ruiz e Brian Cullinan, os dois funcionários da PricewaterhouseCoopers responsáveis por entregar os envelopes do Oscar na cerimônia (Foto: Christopher Polk / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

A hora em que Emma Stone desceu e foi registrada no tuíte era o momento em que Brian Cullinan, um dos dois funcionários da PricewaterhouseCoopers no local, deveria entregar e envelope. A informação foi revelada pelo jornal "Wall Street Journal", em reportagem que indica que o funcionário poderia estar distraído na rede social no momento crucial que originou o anúncio errado de que o vencedor era "La la land" e não "Moonlight".

A reportagem diz que ele também estava postando outras fotos de bastidores no Twitter durante a premiação, mas apagou depois. A foto de Emma Stone foi apagada, ainda pode ser acessada pelos arquivos salvos no Google.

A PricewaterhouseCoopers emitiu uma nota logo após a premiação com um pedido de desculpas pela confusão que deu a estatueta de melhor filme por engano para "La la land: Cantando estações".

"Nos desculpamos sinceramente a 'Moonlight', 'La la land', Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio de melhor filme", afirmou a PricewaterhouseCoopers, em nota publicada em sua conta no Twitter. Veja passo a passo o que aconteceu.

Mais desculpas

Nesta segunda-feira, a empresa divulgou um novo pedido de desculpas e esclarecimento. A nota cita nominalmente Brian Cullinan, tanto pela entrega errada do envelope quanto pela demora em corrigir o erro (foram mais de dois minutos entre o anúncio errado e o esclarecimento).

"A PWC assume inteira responsabilidade sobre a série de erros e desvios de protocolo que aconteceram na noite do Oscar. O parceiro da PWC Brian Cullinan erroneamente entregou o envelope reserva de melhor atriz em vez do envelope de melhor filme para os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway. Assim que o erro ocorreu, protocolos de correção não foram seguidos com velocidade suficiente por Cullinan e sua colega.

Pedimos profundas desculpas pela decepção sofrida pelo elenco e equipe de "La la land" e "Moonlight". Nós sinceramente pedimos desculpas a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, ABC e a Academia, nenhum deles é culpado pelos erros da noite. Nós gostaríamos de demonstrar nossa profunda gratidão a cada um deles pela generosidade que demonstraram durante um momento tão difícil.

Nos últimos 83 anos a Academia confiou à PWC a integridade do processo de premiação durante a cerimônia, e na noite passada nós falhamos com a Academia."

Tuíte de funcionário da PricewaterhouseCoopers três minutos antes dos apresentadores de melhor filme subirem ao palco (Foto: Reprodução / Cache do Google)

Fonte: Globo.com
Mais sobre: