Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elenco de 'Animais Fantásticos' confirma sequência no Rio de Janeiro

Miller deixa a entender que a passagem pelo Brasil deve ocorrer apenas no quarto episódio, e que o terceiro poderia ser na China.

08/11/2018 15:05

Apesar de ainda não existir um anúncio oficial, o Rio de Janeiro será uma das cidades visitadas pelo mago Newt Scamander (Eddie Redmayne) na franquia de cinco filmes "Animais Fantásticos", série cinematográfica derivada do universo Harry Potter que está no segundo capítulo.

Tudo começou na quinta-feira (1º), quando a escritora inglesa J.K. Rowling, criadora da saga mágica, trocou a imagem do seu Twitter oficial por uma foto antiga do Rio. Os fãs perguntaram o que era aquela fotografia e a autora escreveu, por acidente, "Rio da Janeiro nos anos 1930".

Ela se desculpou em seguida pelo erro de digitação e provocou os seus milhões de leitores: "Eu deveria saber escrever Rio de Janeiro após a quantidade de vezes que escrevi/digitei isso nos últimos meses", dando a entender que a cidade será um dos cenários de "Animais Fantásticos", atualmente roteirizados pela própria Rowling.

(Foto: Divulgação)

"Isso não me parece muito um acidente", brinca o ator Ezra Miller, titular do papel do misterioso e perturbado Credence Barebone, um dos novos personagens criados pela escritora para a saga.

Mas Miller deixa a entender que a passagem pelo Brasil deve ocorrer apenas no quarto episódio, e que o terceiro poderia ser na China. "Vou dizer o que sei: as aspirações de Jo [como os atores chamam Rowling] envolvem transportar os subsequentes filmes no mundo para fora da nossa bolha do Ocidente."

Faria sentido, já que o primeiro "Animais Fantásticos e Onde Habitam" (2016) começa nos Estados Unidos de 1926, enquanto a sequência é ambientada na Paris de 1927. Seguindo o padrão, a visita ao Rio de Janeiro de 1930 precisaria esperar um pouco mais.

Mas o elenco de "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald", que estreia no Brasil em 15 de novembro, já encara como certa a mudança para a América do Sul.

"Jo acabou de anunciar. Não estava sabendo de nada, então saí do voo e alguém me falou: 'Só para você saber, um dos próximos filmes será no Rio de Janeiro'. Uau, vamos para o Rio!", relembra o protagonista Eddie Redmayne à Folha de S.Paulo. "Tive muita sorte de passar um tempo na cidade com minha filha e minha mulher durante a Olimpíada. Foi um período maravilhoso." 

A atriz Katherine Waterston, que interpreta a jovem bruxa Tina Goldstein, também não esconde que o país será parte do universo Harry Potter. "Vamos para lá em breve", diz, ao receber a reportagem. "Sei que temos uma base maravilhosa de fãs no Brasil apenas de fazer eventos em videoconferência para cinemas lotados. Isso é muito bacana. Espero passar algum tempo no Rio."

O único mais cuidadoso com as afirmações foi o produtor inglês David Heyman, na franquia desde "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001). "Amo o Brasil de paixão e conheço o Rio, mas ainda não falei com ela [Rowling]. Infelizmente, mesmo se a trama do longa for no Brasil, teremos de filmar nos estúdios Leavesden, em Londres. Não conseguimos nem ir para Paris, que é muito mais perto", adianta Heyman. 

É verdade. A produção de "Os Crimes de Grindelwald" enviou cinco membros da equipe técnica para capturar cenas externas da capital francesa, que depois seria alterada por computação gráfica. O resto dos cenários foi todo levantado no tradicional e gigantesco estúdio britânico.

A logística deve seguir o mesmo padrão para o "Animais Fantásticos" carioca. "Acho que será a mesma coisa. Espero que pelo menos possamos promover o filme no Brasil", afirma Katherine Waterston. "Estou cruzando os dedos para voltar ao Rio", completa Redmayne.

A inclusão do Brasil de uma maneira mais presente no universo Harry Potter não é surpreendente. J.K. Rowling, que morou em Portugal no início dos anos 1990 e arranha o português, fez várias menções ao país nas obras originais.

Na obra ficcional, o Brasil possui uma das mais importantes escolas de magia e bruxaria do mundo, tem um time de quadribol com curupiras como mascotes e é lar da cobra libertada por Potter em "A Pedra Filosofal". Além disso, a mitologia ao redor dos livros estabelece que Newt Scamander estudou lesmas de fogo nas florestas tropicais do Brasil.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: