Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival Artes de Março homenageia o sertão; veja a programação completa

"œPelos Sertões" irá valorizar tanto intérpretes como grandes compositores da cultura nordestina.

26/02/2016 09:11

Resgate da cultura e valorização da tradição nordestina. É com essa proposta que o Teresina Shopping realiza o Artes de Março 2016, que nesta edição traz o tema “Pelos Sertões”. A programação oficial é lançada oficialmente nesta sexta-feira (26). Neste ano o evento acontece de 08 a 31 de março no mal. Ao longo dos dias, contará com grandes atrações nacionais e regionais, que levará ao público shows musicais, recital e exposições de fotografias e pinturas.

A proposta do Artes de Março “Pelos Sertões” é valorizar tanto intérpretes como grandes compositores. É por isso que entre os dias 08 e 18 de março, o átrio do Teresina Shopping será animado por muita música nordestina. A programação musical inicia no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, com a cantora Irah Caldeira apresentando um show que reúne forró tradicional e músicas românticas. Artes de Março 2016 valoriza a cultura nordestina e ainda um recital com Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Mariana Teles.

A programação da primeira semana terá ainda um show com “As Severinas” (foto), grupo formado por Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Marília Correia, que mesclam música e poesia em suas apresentações. Também sobem ao palco, “Em Canto e Poesia” composto pelos artistas Antônio Marinho, Greg Marinho e Miguel Marinho, que contarão com a participação da compositora Bia Marinho. Encerrando a primeira semana do evento, Naeno Rocha, um dos compositores piauienses mais conhecidos, fará seu show cantando o amor.

A segunda semana do festival inicia com a apresentação do cantor Santana, que tem como grande fonte inspiradora o estilo imortal de Luiz Gonzaga. Os artistas piauienses João Claúdio Moreno, Myriam Eduardo, Soraya Castelo Branco e Vavá Ribeiro também irão animar o público em uma homenagem ao artista Xico Bizerra.

Outra grande atração do Artes de Março neste ano será Maciel Melo, cantando grandes sucessos, com destaque para o xote do cabloco sonhador, música popularizada nas vozes de Fagner e Flávio José. Flávio Leandro e Beto Brito fecham a programação de shows do festival.

Para esta edição a efervescência cultural do Vale do Pajeú, em Pernambuco, foi a grande inspiração do Artes de Março. A região é rica em cultura e ganha visibilidade e projeção através das vertentes do cordel, repente e poesia. Segundo Marcos Pê, artista e idealizador do projeto “Pelos Sertões”, uma viagem pelo Vale do Pajeú despertou o interesse em mostrar para os piauienses a riqueza da cultura nordestina. “O tema surgiu a partir de uma viagem ao Vale do Pajeú. Lá vimos cultura por onde passávamos. De repente olhávamos para um idoso de 70 anos ou uma menina de quatro anos, e todos estavam declamando uma poesia”, conta Marcos Pê.

Recital e exposições

O sertão, a vida sertaneja e a cultura do Vale do Pajeú serão alguns dos componentes do recital apresentado pelas artistas Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Mariana Teles, que abrirá os trabalhos do Artes de Março “Pelos Sertões”.

As exposições “Nos Sertões dos Poetas” do artista Marcos Pê e “Santo Sertão” de Sérgio Carvalho também farão parte da programação do festival. Sérgio Carvalho apresentará a religiosidade em torno de Padre Cícero e Marcos Pê mostrará o sertão em cores, tintas e versos.

Programação

Dia 08 de março – Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher

Recital - Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Mariana Teles

Show – Irah Caldeira

Dia 09 de março

Show – As Severinas

Dia 10 de março

Show –Em Canto e Poesia

Dia 11 de março

Show – Naeno Rocha

Dia 14 de março

Show – Santanna

Dia 15 de março

Show- Homenagem a Xico Bizerra, com João Claúdio Moreno, Myriam Eduardo, Soraya Castelo Branco e Vavá Ribeiro

Dia 16 de março

Show - Maciel Melo

Dia 17 de março

Show – Flávio Leandro

Dia 18 de março

Show - Beto Brito

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: