Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival Artes de Março iniciará programação com Mostra de Cinema

Serão sete dias de programação gratuita e exibição de filmes premiados

08/02/2018 11:20

Arte, música e cinema tem lugar cativo no maior festival de cultura do Piauí: o Artes de Março. O festival criado pelo Teresina Shopping, este ano, dedica uma semana inteira à celebração da cinematografia mundial com a I Mostra de Cinema Artes de Março. O evento de abertura será um painel dedicado a produção independente com exibição de longas premiados e, em sua grande maioria, inéditos no Brasil.

A 1ª edição da Mostra acontece de 1º a 7 de março nos Cinemas Teresina com exibição de filmes argentinos. O evento será totalmente gratuito com um filme exibido por dia, em sessão única às 19h30.

Douglas Machado, curador dos Cinemas Teresina, explica como surgiu a ideia de realizar a Mostra. "A ideia nasceu com a solidificação da própria identidade dos Cinemas Teresina. Ao longo de todo o ano de 2017, exibimos filmes de diversas cinematografias, de vários países e mesmo do Brasil, exibimos filmes de vários cantos do país e nunca estivemos engessados no 'circuitão'. Sempre mesclamos filmes de grande público com filmes de autor, trabalhando com diversas distribuidoras. Pelo fato do ‘Artes de Março’ fazer parte do calendário cultural da cidade e ser um evento do Teresina Shopping, local onde funciona os Cinemas Teresina, propomos uma semana de cinema como parte das atividades", disse o curador.

A rica programação da I Mostra de Cinemas contempla produções cinematográficas premiadas pelo mundo. "Procuramos uma variedade de gêneros no cinema argentino. Escolhemos filmes de comédia, ação, drama, experimentais, inspirados em histórias em quadrinhos, documentários; contudo, mantendo todos eles imersos numa assinatura independente, aliada à qualidade técnica e artística", ressalta Douglas.

Sessão especial

A Mostra será encerrada em grande estilo com sessão debate e a primeira exibição no Brasil do filme Zama, de uma das maiores diretoras de cinema do mundo, a argentina Lucrecia Martel. A escolha do filme é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Os amantes da sétima arte poderão participar da sessão especial com debate e a presença do especialista em cinema argentino Hayrabet Alacahan. O debate, que acontecerá no dia 7 de março, será em espanhol com tradução simultânea para o português.

Hayrabet Alacahan nasceu na Armênia, mas vive e trabalha em Buenos Aires desde 1970. Ele é um dos mais importantes investigadores, historiadores e cineclubistas da América Latina e fundador e integrante da Fundación Cineteca Vida. O estudioso contribuiu na curadoria do evento.

Antônio Aquino, gerente dos Cinemas Teresina, explica que os ingressos da Mostra serão entregues no dia da exibição de cada filme. "Logo na abertura do funcionamento dos Cinemas, cada espectador poderá se dirigir a bilheteria e pedir um ou, no máximo, dois ingressos. As poltronas não serão numeradas, por isso é importante chegar cedo. Depois basta esperar a hora de entrar e aproveitar um novo filme a cada dia", recomenda.

A Mostra reafirma o compromisso dos Cinemas Teresina em propor uma programação cinematográfica mais diversificada contemplando produções independentes e clássicas, porém sem esquecer os grandes lançamentos.

PROGRAMAÇÃO:

1º de março de 2018 [Quinta-feira]

Filme: AO CÉU OU AO INFERNO [AL CIELO O AL INFIERNO]

Diretor: Lauro Racosky

Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

Sinopse: Todo o encanto da viúva Mercedes cai por água abaixo devido a aparição do seu finado Carlos. E no próprio velório, outros visitantes noturnos aparecem e revelam a vida libertina e conjugal do defunto. Neste alvoraço, Mercedes encontra uma nova maneira de enfrentar a realidade, liberando suas mais ocultas paixões.

2 de março de 2018 [Sexta-feira]

Filme: FANGO [FANGO]

Diretor: José Celestino Campusano

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Sinopse: Nas ruas empoeiradas e violentas da zona Sul de Buenos Aires, transitam dois músicos veteranos – sempre dispostos a levar o ritmo do tango ao extremo, por vezes fundindo com acordes de rock thrash. São eles: El Brujo e El Indio. Não há uma presença institucional do Governo nesta região da cidade e as diferenças são resolvidas com armas – muitas delas, caseiras. Neste palco de violência, eles seguem com sua música. Mas, a vida cobra justamente de quem não sabe se defender.

3 de março de 2018 [Sábado]

Filme: BRANCO OU NEGRO [BLANCO O NEGRO]

Diretor: Matías Rispau

Gênero: Ação

Classificação: 14 anos

Sinopse: Adrián abandona as montanhas do sul da Argentina e regressa a Buenos Aires para se vingar do assassinato de sua noiva. Seu amigo Júlio tenta ajudá-lo a lembrar dos bons tempos, já perdidos. Mas nada adianta, Buenos Aires se transforma em um cercado sangrento de vingança.

4 de março de 2018 [Domingo]

Filme: RÉQUIEM PARA UM FILME ESQUECIDO [REQUIEM PARA UN FILM OLVIDADO]

Diretor: Ernesto Baca

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Sinopse: Em 2012, a Kodak interrompe a produção de negativos de filme. A morte do cinematógrafo parece certa. Ernesto Baca, cineasta, está consciente de que o fim do celuloide é também o fim do seu próprio cinema. Esta questão impulsiona Baca a recorrer a sua filmografia e com sobras de seus filmes realiza "Requiem para um filme esquecido". Com isso, cria também a Argenta, uma emulsão para fabricar negativos para cinema.

5 de março de 2018 [Segunda-feira]

Filme: VITAMINAC [VITAMINAC]

Diretor: Matías Musa

Gênero: Ficção Científica

Classificação: 14 anos

Sinopse: VITAMINAC é uma ficção científica baseado no HQ homônimo, de Matías Musa. Mergulha em questões ligadas ao controle da mente como também em aspectos metafísicos da existência humana. A ação ocorre no período pós-nuclear numa megalópolis multidimensional chamada Koi-Osaka. Combina ação real com diversas técnicas de animação, criando uma nova linguagem visual bastante expressiva.

6 de março de 2018 [Terça-feira]

Filme: O HOMEM QUE CONTA [EL HOMBRE QUE CUENTA]

Diretor: Omar Magrini

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma mãe doa sua própria vida como oferenda; o filho dela segue o pedido e a espera, contando números ininterruptamente; um tigre mata e é morto; uma viagem ao Pampa encontra um bar perdido; paroquianos se reúnem numa cerimônia mística; uma mulher misteriosa que foge; o antes menino agora homem segue a contar e a esperar. Elementos de vida e morte que se contrapõem na história.

7 de março de 2018 [Quarta-feira]

Sessão dupla: exibição do filme e palestra sobre Cinema independente Argentino com Hayrabet Alacahan

Filme: ZAMA [ZAMA]

Diretor: Lucrecia Martel

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Sinopse: Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda por uma carta do rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado, para um lugar melhor. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, ele se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

Fonte: Assessoria
Mais sobre: