Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nós no bambu: projeto está à procura de artistas para residência

A companhia abre espaço para dividir talento e criatividade com novos bailarinos, através de seleção.

15/01/2019 10:12

Uma boa oportunidade para bailarinos e artistas circenses de todo o País: a Cia Nós No Bambu, de Brasília, abre convocatória para seleção de quatro artistas brasileiros e quatro latino-americanos para participarem da Residência Artística Nós No Bambu, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. É destinada para dançarinos, circenses, atores e artistas com experiência comprovada nas artes do corpo e do movimento. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro via formulário: para os brasileiros e para estrangeiros. O projeto custeará aos participantes o transporte aéreo e do aeroporto até o Galpão Bambu e vice-versa, três refeições diárias e hospedagem, ambos na sede do grupo, entre outras coisas. Para mais informações, basta enviar um e-mail para [email protected]

Foto: Divulgação

A residência tem duração de um mês: entre 28 de abril e 28 de maio, no Galpão Bambu – espaço de criação, sede da Cia Nós No Bambu. O espaço pertence ao Núcleo Rural Córrego do Urubu, que integra a Serrinha do Paranoá, com cerca de 100 nascentes e a Mina D’água Lágrimas da Oxum, localizada dentro do terreno, que abrigou o primeiro centro de umbanda de Brasília (DF). As atividades serão desenvolvidas em três locais principais da chácara: o Galpão Bambu, a Bambuzeria – oficina de construção artesanal com bambu –, e a Casa Verde – local de hospedagem dos residentes. 

Os conteúdos absorvidos pelos participantes serão decantados em cenas breves. Em uma mostra de encerramento, compartilharão com a comunidade brasiliense os resultados das pesquisas e lançarão provocações para desdobramentos. 

A comissão de seleção é composta pela coordenadora geral do projeto, Poema Mühlenberg, a instrutora em arte corpo bambu, Ana Flávia Almeida, e o responsável pelos residentes, Edson Beserra. O resultado será anunciado aos contemplados até o dia 12 de fevereiro, via e-mail. A relação dos artistas também estará disponível nos canais de comunicação da companhia. 

Durante o processo de imersão, os residentes aprenderão a construir, artesanalmente, instrumentos acrobáticos de bambu, como mastros e tripés. Também, a Companhia compartilhará técnicas de autocuidado corporal, aquecimento, presença cênica, conhecimento teórico e conceitual sobre o universo do bambu e reflexões que envolvam a arte corpo bambu – elementos largamente pesquisados pelo grupo ao longo de seus 15 anos de práticas. 

Programa Rumos 

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. 

Mais de 6 milhões pessoas, em todo o Brasil, viram os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições, e mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por comissão composta de 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas. 

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Por: Marco Antônio Villarinho
Mais sobre: