Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oscar 2016: Barack Obama entra na polêmica racial da premiação

'Estamos garantindo que todos tenham oportunidade justa?', questionou. Pelo 2º ano seguido, não há negros indicados nas categorias de atuação.

28/01/2016 10:29

Obama chega a Washington depois de visitar hospital militar em Maryland (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

Barack Obama falou esta semana sobre a questão racial no cinema  (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

O presidente americano, Barack Obama, comentou nesta quarta-feira (27) a polêmica sobre as indicações ao Oscar, sem atores negros, e considerou que o debate faz parte de uma questão mais ampla, com a qual o país está lidando. A cerimônia de entrega do principal prêmio de Hollywood está marcada para 28 de fevereiro.

"Acredito que, quando se conta a história de todo mundo, então, isso faz que haja uma arte melhor", disse Obama a uma filial da rede "ABC".

"Isso colabora com um entretenimento melhor, faz que todos se sintam parte de uma única família americana", completou.

"Acho que, em geral, a indústria deve fazer o que qualquer outra indústria deve fazer, que é buscar talentos, oferecer oportunidades a todo mundo... E acho que o debate do Oscar é, na realidade, uma expressão desta questão mais ampla."

"Estamos garantindo que todos tenham uma oportunidade justa?", questionou.

Pelo segundo ano consecutivo, a ausência de atores, atrizes e diretores negros às indicações na disputa pela estatueta dourada levou o conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a aprovar, nesta semana, o aumento até 2020 do número de mulheres e de representantes de minorias que integram a instituição.
Em 2015, a situação levou fãs a criar a hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) nas redes sociais. Ela ressurgiu agora como #OscarsStillSoWhite (#OscarAindaMuitoBranco).

A partir do alto e da esquerda: Bryan Cranston, Matt Damon, Michael Fassbender, Eddie Redmayne, Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Saoirse Ronan, Charlotte Rampling, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Mark Rylance, Christian Bale, Tom Hardy, Sylvester Stallo (Foto: Reuters)

A partir do alto e da esquerda: Bryan Cranston, Matt Damon, Michael Fassbender, Eddie Redmayne, Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Saoirse Ronan, Charlotte Rampling, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Mark Rylance, Christian Bale, Tom Hardy, Sylvester Stallone, Mark Rufallo, Alicia Vikander, Rachel McAdams, Rooney Mara, Kate Winslet e Jennifer Jason Leigh (Foto: Reuters)

Fonte: G1
Mais sobre: