Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Revista Acrobata traz produção plural para sua nona edição

Para um dos organizadores, no contexto político atual é mais do que importante continuar destacando a pluralidade da produção artística.

06/11/2018 11:10

Tradicional publicação da cena cultural piauiense, a Revista Acrobata chega a sua 9ª edição. O impresso usa da diversidade artística para instigar debates no campo da literatura e das artes visuais. A edição conta com a participação de Lysmark Lial, Tassia Araújo, Rubervam Du Nascimento, Marleide Lins, Severo e Joniell Santos. Participam também dois escritores indígenas, a poeta Graça Graúna e o escritor Daniel Munduruku. O lançamento está marcado para logo mais, às 18h, na Balada Literária, no espaço Genu Moraes, dentro do Theatro 4 de Setembro. 

Segundo Demétrios Galvão, um dos organizadores da revista, a edição tem um caráter plural e ao mesmo tempo político com a intensão de se reinventar  e proporcionar aos leitores uma experiência para encarar a turbulência do atual momento. “Os desenhos ao longo da edição mostram corpos em fragmentos, um indicativo de como boa parte dos brasileiros se sentem nesse momento. Essa dimensão visual é um forte discurso sobre o que pensamos sobre o desafio de remontagem da própria existência para seguirmos à diante”. 

Foto: Divulgação

Uma novidade é que essa edição conta com quatro entrevistas, diferente das anteriores onde era apresentada somente uma entrevista. A publicação conversou com João Silvério Trevisan, Fernando Klabin, Daniel MunduruKu e Tassia Araújo. As entrevistas compõem discussões próprias e que juntas, segundo Demétrios, montam um cenário da diversidade estética e de pensamentos que fazem parte das demandas da arte contemporânea abordas pela revista. 

Poesia ganha destaque 

No quesito literatura, a publicação traz poesia por escritores das mais diferentes partes do Brasil: Graça Graúna (RN), Nuno Gonçalves (CE), Jussara Salazar (PR),  Mariana Basílio (SP), Inês Campos (MG), Casé Lontra M (RJ/ES), Rubervam Du Nascimento (PI) e Marleide Lins (PI). A edição também traz três contos da escritora pernambucana Ezter Liu, vencedora do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura. Além dos poetas brasileiros, há ainda traduções dos escritores Carl Jóhan Jensen (ilhas Feroé - Dinamarca) e Max Blecher (Romênia). Fechando a edição, na sessão Processo de Criação, o impresso traz um texto do músico Severo falando do seu trabalho e do processo de composição e produção do disco “Suor, Violento Precário”, além de um quadrinho com roteiro de Aristides Oliveira e arte Joniel Santos. 

Para Demétrios, no contexto político atual é mais do que importante continuar destacando a pluralidade da produção artística. “A Acrobata vem a reafirmar a nossa trajetória de pensamento baseada na diversidade, na inclusão e na democracia. Acreditamos que a arte é um caminho para exercitar o pensamento, a reflexão crítica e para nos aprimorar como humanos e sociedade. Assim, seguimos”, finaliza. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: