Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œThe Encontro" leva festival gastronômico e shows ao Encontro dos Rios

Entre as atividades do The Encontro, ocorreu durante o dia, Festival do Peixe

16/09/2018 18:36

Quem passou, neste domingo (16), pelo Encontro dos Rios, conhecido ponto turístico de Teresina localizado na Zona Norte, foi surpreendido por um evento que reunia culinário, cultura e música. O local recebeu o The Encontro 166 anos, iniciativa que encerra o calendário comemorativo pelo aniversário da capital. A programação começou pela manhã e se estendeu até a noite, com apresentações musicais de Cesinha Garcia, Forró Absoluthe, Walkiria Santos e Banda Proibida.

Segundo Marister Ramos, uma das idealizadoras do evento, o The Encontro foi planejado para estimular o turismo através do desenvolvimento econômico e da oferta de uma opção de lazer para a família. “O que a gente realmente pretende com o evento é o desenvolvimento da cultura e do turismo, porque muitas pessoas aqui de Teresina desconhecem esse lugar tão lindo. Hoje também temos aqui oito restaurantes que estão participando de um festival gastronômico, trazendo seus cardápios e mostrando o que a região de bom”, comenta.

Fotos: Assis Fernandes

Entre as atividades do The Encontro, ocorreu durante o dia, Festival do Peixe. A ação reunia donos de restaurantes especializados na comercialização de pratos produzidos a base de peixe. Dono de uma peixaria há oito anos, a Peixaria Pachico, Francisco Cardoso era um dos participantes. No final da tarde, ele já contabilizava cerca de cem pratos comercializados ao longo do evento. Para ele, a iniciativa é positiva porque apresenta os restaurantes à população.

 “O movimento maior aqui nos restaurantes é no fim de semana. Então chamaram os donos de restaurante para fazer um encontro nesse evento. É o primeiro festival e está sendo muito importante pra gente, porque complementa a renda. Aqui hoje tivemos piaba, tambaqui, o baquinho, tilápia e bolinho de peixe. Os pratos vão de 20,00até 50,00 que é o tambaqui completo, com arroz, molho, farofa”, diz Francisco.

O secretário Venâncio Cardoso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), disse que o evento é resultado de uma estratégia de promoção do turismo e que outras edições poderão acontecer. “Quando foi proposto o encontro, o principal desafio era unir o desenvolvimento econômico junto com o turismo, então criamos a estratégia de fazer junto com o Festival do Peixe, ações sociais e o show de bandas, em um local estratégico, aonde toda pessoa que vem a Teresina tem obrigação de conhecer”.

A programação do The Encontro se estendeu até a noite, com a realização de shows musicais. A primeira banda a se apresentar foi o grupo É Show, que abriu a sequência no palco principal. A noite contou ainda com a apresentação de Walkiria Santos e Banda, a atração mais aguardada do evento.

O The Encontro é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e em parceria com o Sebrae, Portal AZ, O DIA, Grupo Carvalho, Sesi e Uninovafapi. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: