Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luís Carlos fala sobre início de treinos e metas na paracanoagem

Após a excelente temporada em 2017 o objetivo é manter o bom nível nas águas.

27/01/2018 10:22

O piauiense Luís Carlos iniciou os treinamentos pensando nos disputas da paracanoagem em 2018. Após a excelente temporada em 2017 o objetivo é manter o bom nível nas águas e para isso o paratleta precisa afinar os treinos físicos, técnicos e alimentação antes das competições. O primeiro desafio nas categorias VL1 (canoa) e KL1 (caiaque) será no mês de abril, quando acontece a Copa Brasil de Paracanoagem, em Curitiba, no Paraná. 

A competição aconteceria em março, mas a Confederação alterou as datas locais e com isso os competidores ganharam um mês a mais de preparação. Luís Carlos, pretende aproveitar esse tempo. “Ainda não sei particularmente como vai ser, pois é o primeiro ano que tenho um tempo tão longo. Vai ser bom porque vou ter mais tempo para me preparar, mas por lado ruim, pois vou ter dois campeonatos no mesmo mês, deixei essa preparação por conta do meu treinador, acredito na experiência dele”, disse Luís Carlos Cardoso. 

Até abril, somente treinos, mas depois disso o paratleta vai entrar em uma sequência de disputas e todas importantes. Luís Carlos hoje é uma das referências na paracanoagem mundial e sabe que o nível dos seus adversários cresce com o passar das temporadas. A Copa do Brasil e a Copa do Mundo acontecem no mesmo mês e essa segunda competição tem um algo a mais para o piauiense, pois será sua primeira participação. 

“Vai ser um ano um pouco diferente, pois ao que tudo indica pela primeira vez eu vou participar de uma Copa do Mundo. É um campeonato que eu nunca participei e tem o nível super elevado e eu espero está bem, apesar do pouco tempo de retorno e logo de cara pegar uma competição tão importante”, explicou Luís. 

Finalista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – ficou em 4º -, Luís Carlos Cardoso subiu ao pódio nos principais torneio internacionais no primeiro ano do novo ciclo paraolímpico rumo a Tóquio 2020. O competidor nascido em Picos, faturou um ouro (VL1 200m) e um bronze (KL1 200m) no Mundial, em Racice, na República Tcheca. Um ouro (KL1 200m) no Sul-Americano, na Colômbia, ouro (KL1 200) na Copa Brasil, em Curitiba, além dos três ouros (KL1 500m, KL1 200m e VL1 200m) no Campeonato Brasileiro.

Foto: CBA

Edição: Biá Boakari
Por: Pammela Maranhão
Mais sobre: