Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto vai ensinar volleiball para 200 crianças de Teresina

Criado pelo ex-jogador profissional piauiense Marcos Oliveira quer descobrir talentos e formar atletas de ponta

27/01/2016 10:32

Marcos Oliveira é um atleta piauiense de alta categoria. Durante vinte anos de carreira no vôlei profissional, Marquinhos, como é conhecido apesar do 1,92 metro de altura, jogos nas principais equipes do Brasil, da França, Portugal e da Romênia. Em 2013 encerrou sua carreira, e decidiu voltar para Teresina, ajudar a construir o voleiball de sua terra natal. Entre a vontade de ajudar e o amor pelo esporte, Marcos conta que uma de suas grandes motivações: "Eu nunca, em 20 anos de carreira, joguei com outro piauiense".

Depois de 20 anos de carreira, Marquinhos quer ver crescer o vôlei do Piauí (Foto: Assis Fernandes)

Marquinhos criou o projeto Piauí Vôlei, com o objetivo de difundir o esporte, descobrir talentos locais e criar oportunidades para quem trabalha com o vôlei. Serão criados quatro núcleos, um em cada zona de Teresina, em quatro escolas da rede pública. Cada núcleo irá selecionar nestas escolas e em outras da região 50 alunos, meninos e meninas entre 12 e 14 anos que gostem do esporte. Ao todo, são 200 crianças atendidas pelo projeto, que já conta com oito professores especializados na modalidade. 

As seletivas nas escolas começam na primeira semana de março. Os alunos permanecem no projeto por quatro anos, recebendo treinamento e disputando vagas na seleção. "É um trabalho de futuro. Nosso foco agora é criar jogadores a nível de confederação brasileira de volleiball. Quero que, num futuro próximo, possamos colocar atletas do projeto na seleção piauiense de base e na seleção brasileira de base. Esse é o objetivo do projeto", conta Marquinhos. 

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, Fundespi e Seduc, em convenio com a FEEP (Federação de Esportes Estudantis do Piauí), e já está quase pronto para começar. Os equipamentos serão oferecidos por uma marca italiana de material esportivo líder no segmento, que fornecerá os equipamentos para os alunos. 

Vontade

Esta não é a primeira tentativa de Marquinhos Oliveira de levar o volleiball do Piauí para frente. Em 2013 começou projeto semelhante, que acabou por falta de incentivos.

Como professor, o ex-jogador já coleciona conquistas. Coordena a equipe do Colégio Einstein desde 2014, que é campeã piauiense mirim e infantil, além de ter representado o estado nos Jogos Brasileiros da Juventude, em 2015. 

A frente da seleção da Faculdade Santo Agostinho, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros, título inédito no Piauí.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (Estagiário)
Mais sobre: