Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Garoto de ouro

Craque do Brasil na busca pela medalha dourada no futebol concedeu entrevista coletiva na Granja Comary e falou sobre ser o "cara" da Seleção

26/07/2016 15:10


(Foto: Lucas Figueiredo/MoWa Press)

GABRIEL JESUS NO BARCELONA?

"Falei com com o Gabriel Jesus, não só para ele, como para todos, sobre como é jogar no Barcelona e viver na cidade. Ele é um grande jogador, um craque, sabemos que muitos clubes o querem. Ele tem que saber o momento certo de sair, os bons jogadores a gente quer do nosso lado. Se ele for para o Barcelona será muito feliz, talvez o maior clube do mundo. Cidade e ambiente são maravilhosos."

AMBIENTE NA SELEÇÃO

"O ambiente da Seleção nunca foi o problema, desde que vim para cá, todos os ambientes que participei, tanto na olímpica quanto na profissional, nunca foi ruim. Todos se davam bem. Infelizmente em algum momento as coisas não deram certo. Agora o ambiente é maravilhoso, todos gostam de conversar, se divertir, espero fechar com chave de ouro e ser campeão olímpico."

Neymar, em conversa com Rogério Micale (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

O PRESIDENTE DA SELEÇÃO

"Eu não me sinto presidente, não me sinto intocável, eu tento chegar mais perto deles, estar cada vez mais próximo porque querendo ou não, para quem está começando encontrar um ídolo na Seleção faz diferença. Fazer o papel de ídolo de meninos tão bons de bola para mim é um orgulho, é maravilhoso, tento deixá-los à vontade, brincar para me verem como companheiro de equipe."

SITUAÇÃO DO PRASS E FAIXA DE CAPITÃO

"Não me preocupa a questão do capitão, independentemente de quem seja, todos têm liberdade de conversar, gritar, auxiliar a equipe da melhor maneira possível. A braçadeira é uma coisa mais simbólica hoje em dia. Sabemos da importância de cada um em campo, todos se sentem importantes, não é só um cara, muito pelo contrário. Até os que estão no banco têm direito de falar, expor pensamento."

"Prass preocupa a todos, é um grande goleiro, uma grande pessoa, tive o prazer de conhecê-lo agora. Mas acho que não vai ser nada, está melhorando, espero que volte o mais rápido possível."

NÚMEROS DE NEYMAR NA ÚLTIMA EDIÇÃO DA CHAMPIONS LEAGUE 2015/16

(Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

TRABALHO DA COMISSÃO TECNICA 

"A forma como do trabalho, como eles deixam claro o que querem para auxiliar nos treinamentos, em tudo. E quanto aos jogadores, pela qualidade, acompanhei de longe cada um deles, alguns poucos vi de perto, reencontrar amigos que eu tinha na minha época de Santos, conhecer esses grandes jogadores para mim é uma honra, um orgulho. Espero que possamos fazer história."

COBRANÇA PELO OURO

"Ganhar é muito bom, ser cobrado faz parte do futebol, estou aqui para isso. A partir do momento em que me cobram em campo, desde que para o lado bom, isso faz parte. Eles são novos, mas sabemos da responsabilidade de levar o Brasil em casa na Olimpíada. Isso não me preocupa. Ter medo de perder tira vontade de ganhar, eu não tenho medo de perder. Se perder, que seja de cabeça erguida."

"Farei de tudo em campo para vencermos, em nenhum momento passa pela minha cabeça perder. Só penso em estar no Maracanã com a medalha de ouro."


(Foto: Lucas Figueiredo/MoWa Press)

MELHOR SER O MAIS NOVO OU O MAIS VELHO DA SELEÇÃO

"O melhor é estar no grupo, independentemente da idade. Na maioria delas eu sou o mais novo. A idade é para todo mundo, não tem jeito, tenho um pouco mais de experiência do que a maioria, estarei aqui no que eles precisarem para ajudá-los."

COMPROMETIMENTO COM A SELEÇÃO

"Você tem que começar a ver o que faço dentro de campo, minhas coisas particulares são minhas. Você poderia olhar pra mim, por gentileza? Sem ficar chateado. Você tem que me cobrar em campo, mas tenho minha vida particular, tenho 24 anos, tenho minhas conquistas, minhas coisas, e sou muito tranquilo quanto a isso. Tenho meus erros, não sou perfeito."

"Achei sua pergunta maldosa, mas respondo sem maldade. Se você tivesse 24 anos, tivesse tudo que eu ganhei e tudo que eu tenho, você seria o mesmo? Só isso que te pergunto."

O TÉCNICO MICALE

"Não vejo diferença, não sinto diferença tão grande para qualquer outro treinador. Ele tenta ensinar o jogador para que possa entender o trabalho, manda antes para que possamos saber mais ou menos o que será feito, e ali procura explicar. Demora um pouco mais para tentar esclarecer e acho isso perfeito. Ele tem pouca experiência, mas um grande futuro, está sendo uma honra."

"Estamos no caminho certo, ele está nos levando ao caminho certo."

TITE NA SELEÇÃO PRINCIPAL

"Difícil falar o que mais aprendi com o Dunga, cada treinador tem sua filosofia, maneira de trabalhar, independentemente de qualquer coisa, uns são mais defensivos, outros mais ofensivos, outros são mais experientes e sabem o que fazem. Espero ter o prazer de trabalhar com o Tite para que ele possa devolver a Seleção até onde ela tem que estar."

PESO DA SELEÇÃO

"Peso não existe nenhum, se houver qualquer cobrança ou peso eu assumo a responsabilidade. Quero meus amigos felizes e tranquilos para jogar futebol. Sabemos que enfrentamos dificuldades no nosso país e na nossa seleção, eu estou há um bom tempo na seleção e quero tirar essa responsabilidade das costas deles para deixá-los tranquilos e felizes para jogarem futebol."


(Fonte: Getty Images)

NEYMAR COMO REFERÊNCIA E MESSI

"Nunca gostei de falar de mim mesmo, mas vou citar o exemplo do Barcelona. Temos grandes jogadores e vamos dizer que não dependemos do Messi? Claro que dependemos, não tenho vergonha nenhuma de jogar pra ele e dele ser o cara. Cada um bota seu pezinho no chão para saber de sua importância. Não cito a seleção porque não gosto de falar de mim. Messi é o melhor do mundo, quero depender dele."

SONHO DE JOGAR NO FLAMENGO

"Não é verdade que meu pai disse que tem o sonho que eu encerre carreira no Flamengo. Não saiu dele. Seria uma honra, o Flamengo é um dos grandes times do Brasil e do Mundo. Um beijo à nação rubro-negra, mas não tem nada certo."


(Foto: Lucas Figueiredo/MoWa Press)

O QUE MUDOU NO NEYMAR DESDE 2012

"Mudei muito de 2012 para cá, fisicamente e mentalmente, fiquei mais forte mentalmente. Tive erros durante esses anos, mas vamos aprendendo, crescendo, tenho certeza de que mudei bastante. Meu jeito de jogar, em tudo. Eu jogava no Santos não estava entre os melhores do mundo, na temporada passada eu fiquei. Aprendi outra filosofia de jogo, agreguei coisas às minhas qualidades."

QUEM QUER ENCONTRAR NA VILA OLÍMPICA

 "Acho que todo mundo, sou fã do Bolt, do Phelps, dos caras do basquete, da maioria. Eu me sentiria bem na Vila Olímpica. Vou tentar acompanhar todos os esportes, estar sempre com a televisão ligada."

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: