• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Água Branca

01 de julho de 2019

Água Branca comemora 65 anos com inaugurações de obras e shows

Água Branca comemora 65 anos com inaugurações de obras e shows

Água Branca comemora 65 anos com inaugurações de obras e shows musicais

O município de Água Branca completa, nesta segunda-feira (1º), 65 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura realizou, nesse domingo (30), uma série de atividades, entre inaugurações de obras e shows musicais.

Estiveram presentes o governador Wellington Dias; o senador Marcelo Castro; os deputados Júlio César, Merlong Solano, Fábio Abreu, Georgiano Neto e Cicero Magalhães; além do prefeito Jonas Moura, vice-prefeito Raimundo Nen, prefeitos da região do Médio Parnaíba, secretários, vereadores e autoridades políticas.

Entre as obras inauguradas estiveram o calçamento de uma rua no Bairro Poeirão, a ampliação do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, a iluminação do Estádio Municipal Luzião, o Mirante do Complexo Cultural Orla do Açude. Também foram entregues equipamentos para o hospital e uma van para transporte de pacientes.

“Neste aniversário entregamos cerca de R$ 5 milhões em obras, que vão garantir mais qualidade de vida para nossa população. Tudo isso só é possível graças aos nossos parceiros, que caminham ao nosso lado cumprindo a missão de trabalhar por Água Branca e assegurar sempre mais desenvolvimento para essa terra. Em nome do nosso governador Wellington Dias, do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano, agradeço ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e a todos esses amigos de Água Branca”, diz o prefeito Jonas Moura.

O governador Wellington Dias destacou o desenvolvimento do município de Água Branca e anunciou que pretende fazer uma parceria com a Prefeitura para transformar o hospital municipal em um Hospital Regional. “Nós queremos um Piauí cada vez com mais qualidade de vida. Queremos elevar o desenvolvimento de um estado que entrou no século XXI como um dos mais pobres do Brasil, com o Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo. Água Branca já está próximo do que nós queremos para o Piauí, com um desenvolvimento alto, com um IDH acima de 0,7. Queremos fazer parcerias, como eu disse ao prefeito, reconhecendo que o hospital de Água Branca na verdade é regional e queremos trabalhar para não ficar sobrecarregado para a Prefeitura”, afirma.

À noite, uma multidão lotou a Praça de Eventos para os shows de Léo Magalhães e Chicabana no encerramento da Semana Cultural. 

22 de maio de 2019

Assistência realiza blitz para o combate à exploração e abuso infantil

Assistência realiza blitz para o combate à exploração e abuso infantil

Água Branca: Assistência Social realiza blitz educativa para o combate à exploração e abuso infantil

Ao longo do mês de maio, a Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma série se ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, oficialmente comemorado em 18 de maio. Na segunda-feira (20), a equipe da Secretaria realizou uma blitz educativa nas ruas do município.

Crianças que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanharam os profissionais da Secretaria de Assistência Social na ação. “Consideramos importante envolver as crianças nessa atividade, para que elas entendam quando devem procurar um adulto para denunciar um possível caso de abuso ou assédio”, explica a secretária de Assistência Social, Danielly Lima.

A secretária também fala sobre a importância de informar à população sobre quais canais podem ser acionados em situações de abuso e assédio contra crianças e adolescentes. “Durante nossas ações nós focamos sobre como as pessoas podem agir em casos como esse, que canais podem acionar e a quem podem pedir ajuda. Os conselhos municipais estão mobilizados para despertar a sociedade para este tema tão importante e que compromete a vida de tantas crianças e jovens”, diz.

Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente”, a campanha quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

14 de maio de 2019

Projeto estimula participação da família na educação de alunos

Projeto estimula participação da família na educação de alunos

O projeto Família na Escola busca fortalecer o vínculo entre família, alunos e professores da rede pública municipal de ensino

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nessa sexta-feira (10), o projeto Família na Escola, que tem como objetivo principal incentivar a participação ativa da família na construção e consolidação do processo educacional de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino.

Através do Família na Escola, todas as unidades educacionais públicas do município desenvolvem atividades envolvendo pais, alunos, professores e demais profissionais da área. O intercâmbio entre família e escola é, de acordo com o projeto, fundamental para o desenvolvimento educacional.

A secretária de Educação, Cleidimar Tavares, pontua que a gestão educacional em Água Branca tem como pilar a inter-relação da escola com a família, em um processo mútuo, uma vez que a educação, para ter bases sólidas, necessita da presença da família na formação do indivíduo.

Na visão do prefeito Jonas Moura, “o próprio espírito de cidadania, ou seja, o desenvolvimento do indivíduo enquanto membro consciente do seu papel transformador social depende da conexão contínua entre a família e a escola, de modo a preparar a criança e o jovem para a construção social”.

Cronograma do Família na Escola

13.05 – Escolas Adelaide Rosa e Jeremias Catarino (EJA noturna)

14.05 – Escola Joaquim Parente

15.05 – Escolas Joaquim Calado e Tia França (EJA noturna)

17.05 – Escola Pequeno Príncipe

21.05 – Escola Lourenço Lima

22.05 – Escolas Adelaide Rosa e João Batista Gougeon

23.05 – Escolas Maria de Sousa, Anatália Carneiro e João Justo

24.05 – Escolas Ennes Fonseca e Joaquim Calado

31.05 – Escola Joaquim Parente

10 de maio de 2019

Jonas Moura entrega Carta dos Prefeitos do NE ao ministro Santos Cruz

Jonas Moura entrega Carta dos Prefeitos do NE ao ministro Santos Cruz

O documento foi elaborado durante o Encontro de Associações de Municípios do Nordeste, em Teresina

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, reuniu-se em Brasília-DF, com o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Carlos Alberto Santos Cruz, para entregar a Carta dos Prefeitos do Nordeste.

A Carta do Nordeste foi elaborada durante a realização do 1º Encontro de Associações de Municípios do Nordeste, promovido pela APPM e realizado em Teresina-PI, no dia 18 de março deste ano. O documento contém a pauta comum de reivindicações das instituições representativas dos 1.794 municípios dos noves estados nordestinos.

De acordo com Jonas Moura – que é também membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) –, a entrega da Carta dos Prefeitos do Nordeste à Presidência da República busca reforçar o entendimento dos gestores municipais de que “é necessária a construção e consolidação de uma política diferenciada para o Nordeste, para que haja o pleno desenvolvimento da região”.

“O Nordeste tem particularidades que precisam ser contempladas em um plano de desenvolvimento diferenciado, que atenda às nossas características regionais. Na Carta do Nordeste, consta a pauta prioritária que nós, prefeitos e prefeitas de todos os municípios nordestinos, acreditamos ser de fundamental importância para desenvolver a nossa região e melhorar a vida da população”, pontua o gestor.

Os pontos principais apresentados pela Carta dos Prefeitos do Nordeste são: acesso à água; energias renováveis; habitação popular; saneamento e resíduos sólidos; revitalização dos órgãos públicos federais regionais; salário educação; apoio parcial à reforma da Previdência; conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco; e retomada das obras da ferrovia Transnordestina.

Marcha a Brasília

A reunião com o ministro Santos Cruz contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; da coordenadora da CNM para a Região Nordeste, Rosiana Beltrão; e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota.

Outra pauta abordada durante o encontro com o ministro foi a solicitação para que a Presidência da República dê agilidade à execução das conquistas alcançadas durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em abril deste ano.

08 de maio de 2019

Jonas Moura fala do papel da gestão para desenvolvimento

Jonas Moura fala do papel da gestão para desenvolvimento

“É fundamental que o gestor invista em modernização, em saúde, educação, comunicação, transparência, controle e bons relacionamentos, para que o município avance”, disse.

O prefeito de Água Branca e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, palestrou, nessa terça-feira (7), durante o Fórum Inova Cidades: Transformando os Municípios, realizado dentro da programação do 2º Congresso das Cidades.

Em sua fala, Jonas Moura destacou a necessidade de os gestores buscarem ações inovadoras para promoverem melhorias nos municípios e, portanto, na vida da população. “É fundamental que o gestor invista em modernização, em saúde, educação, comunicação, transparência, controle e bons relacionamentos, para que o município avance”, disse.

O prefeito de Água Branca deu exemplos de ações da gestão pública que geraram bons resultados para a cidade e para as pessoas. “Temos, por exemplo, o programa Água Branca Livre da dengue, que foi executado com total participação da população e, hoje, o município está livre da dengue”, pontuou Jonas Moura.

O Fórum InovaCidades discutiu importância da cultura da inovação para melhorar as gestões municipais. O evento contou, também, com o presidente do Fórum InovaCidade da Frente Nacional de Prefeitos, Rodrigo Barros; prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes; e o diretor de Assuntos Federativos da Prefeitura de Teresina, Erick Amorim.

08 de abril de 2019

Jonas Moura vistoria construção de módulos sanitários

Jonas Moura vistoria construção de módulos sanitários em comunidades de Água Branca

O prefeito de Água Branca visitou, na tarde de sexta-feira (5), a comunidade Santo Antônio, que foi beneficiada com a construção de 22 módulos sanitários. No total, serão construídos 44 banheiros nas comunidades Santo Antônio e São Judas Tadeu, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura do município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).

“Iniciamos a construção desses banheiros no mês de fevereiro e já começamos a entregar as primeiras unidades, o que nos deixa muito contentes, pois essa é uma conquista importante para toda a nossa cidade. Beneficia, principalmente, comunidades mais carentes e representa um ganho de qualidade de vida, fundamental para a melhoria das condições de saúde dessa população”, avalia o prefeito Jonas Moura.

Durante a visita, o prefeito Jonas Moura esteve acompanhado do secretário municipal de Finanças, Júnior Ribeiro; do secretário municipal de Transportes, Antônio Cícero Barbosa; e dos técnicos da Secretaria Municipal de Obras, Railton Alexandrino e Miguel Vitalino.

Convênio

Jonas Moura lembra que o convênio foi firmado por meio de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do ex-deputado federal Silas Freire. “Através dessa parceria com a Funasa e com apoio do senador Ciro Nogueira e do então deputado federal Silas Freire, Água Branca foi contemplada com a construção de 44 banheiros, que vão melhorar as condições sanitárias em localidades mais necessitadas”, explica.

22 de fevereiro de 2019

Prefeito Jonas Moura se reúne com o comandante do 18º BPM

Prefeito Jonas Moura se reúne com o comandante do 18º BPM para tratar sobre segurança no carnaval

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou de reunião com o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente coronel Cordeiro, para discutir os projetos realizados no município e o plano de segurança para o carnaval. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (20).

O prefeito Jonas Moura agradeceu o empenho da Polícia Militar em Água Branca e ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e 18º BPM. "Nossa gestão está sempre à disposição para atuar junto aos órgãos que promovem a paz, a segurança e a Justiça Social. Água Branca está no centro do Médio Parnaíba e se torna o ponto de referência para a região, por isso a importância dessa parceria, que nos garante segurança e tranquilidade em todos os momentos, principalmente, nos grandes eventos que realizamos, como é o caso do nosso Carnaval, que é sinônimo de segurança”, diz.

Durante a reunião, o Tenente coronel Cordeiro informou que irá reforçar a efetivo policial, de forma que os foliões possam aproveitar a festa e a equipe possa realizar as ações do evento sem que haja intercorrências. “Durante o carnaval, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente, por isso estamos com o projeto alinhado com as demais equipes e com reforço já solicitado como RONE, BPTRAN, e um efetivo de aproximadamente 100 policiais para ser implementado em Água Branca e região. Em parceria com a Prefeitura e com o Conselho Municipal de Segurança, estaremos fazendo blitz educativa na cidade, entregando panfletos e conversando com a população, orientando de forma preventiva os foliões e as equipes de trabalho, para que possamos ter uma festa tranquila”, afirma o comandante.

A secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Segurança, Danielly Sousa, destaca que o Conselho está em ação e atuando na garantia de direitos da população. “Temos uma agenda de reuniões com o Conselho, que tem como vice-presidente o Tenente coronel Cordeiro, juntos estaremos realizando campanhas e buscando todas as ações que ajudem a população de Água Branca e região, precisamos unir todas as instituições e pessoas para ajudar na prevenção a violência”, frisa.

Também participaram da reunião o secretário de Comunicação, Juca Cavalcante, e o secretário de Administração, Antônio Romano.

12 de fevereiro de 2019

Inscrições abertas para cursos da Estação Juventude

Inscrições abertas para cursos da Estação Juventude em Água Branca

Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Estação Juventude 2.0 em Água Branca. São ofertadas vagas para os cursos de Fotografia, Capoeira, Dança, Informática e Esportes em geral. As inscrições podem ser feitas de 11 a 15 de fevereiro, na sede da Estação Juventude, localizada na Avenida Boa Esperança, bairro Compasa.

Os interessados devem apresentar original e cópia do CPF e da Carteira de Identidade e cópia do comprovante de endereço. As oficinas são gratuitas e incluem todos os materiais que serão utilizados. Ao final de cada oficina, o participante receberá o certificado de qualificação.

O coordenador municipal de Juventude, Markonny Moura, lembra que Água Branca foi o primeiro município do Piauí a ser contemplado com o Programa Estação Juventude. “Este programa chegou a Água Branca com uma proposta inovadora e de extrema importância para nossos jovens. Além disso, a criação da Coordenadoria de Juventude foi uma grande conquista de nosso município”, frisa.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, reforça o convite para que os jovens realizem suas inscrições e possam ampliar seus conhecimentos. “Firmamos esse importante convênio com o Governo Federal para termos uma Estação Juventude aqui em Água Branca. O objetivo é ampliar o acesso do jovem de 15 a 29 anos às políticas públicas, programas e ações que assegurem o direito à cidadania. Esperamos uma grande participação dos jovens agrabranquenses nessas oficinas”, finaliza o prefeito Jonas Moura.

03 de maio de 2017

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Água Branca, por meio da direção do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, implementou um novo protocolo de identificação de pacientes. O modelo é utilizado em hospitais de todo o Brasil e segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira padronizada. Devem ser usados, no mínimo,  dois identificadores, como: nome completo do paciente; nome completo da mãe do paciente; data de nascimento do paciente; e número de prontuário do paciente. 

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, fisioterapeuta Eleane Leal Martins, explica como vai funcionar o serviço, que será realizado pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital. "O protocolo de identificação do paciente funciona da seguinte forma: quando o paciente chega para o setor de internação, ele é identificado por dois meios: nome completo ou data de nascimento e nome completo ou nome da mãe", diz.

De acordo com a diretora do hospital, Leila Cristina, o modelo tem como objetivo impedir a ocorrência de acidentes. "O serviço tem como objetivo evitar possíveis erros na administração de medicamentos, eventuais cirurgias, dentre outras alterações que possam vir a acontecer. É uma medida para prevenir eventos adversos do paciente no hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde", finaliza.

28 de abril de 2017

Projeto de combate ao mosquito da dengue é destaque em Brasília

Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, representou o município no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece em Brasília, e segue até esta sexta-feira (28). Nesta edição, o encontro tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante o evento, o secretário ministrou palestra sobre a Lei Municipal que instituiu o programa "Água Branca Livre da Dengue".

Água Branca é referência nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti e, desde a promulgação da Lei, em dezembro de 2015, já conseguiu reduzir o índice de infestação do mosquito para apenas 7,4%.

Amilton Feitosa explica como funciona o programa e informa que cerca de 150 profissionais estão envolvidos na ação. "Os agentes de endemias visitam as casas das pessoas e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada residência recebe um selo: verde é para as casas que estão sem registro de água parada, sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

O secretário ainda destaca que o trabalho do programa Água Branca Livre da Dengue é contínuo. "A Lei municipal garantiu que as atividades do projetos sejam realizadas de forma contínua, de modo que o mosquito não consiga se proliferar", ressalta.

Encontro com Marcelo Castro

Nesta quarta-feira (26), o secretária Amilton Feitosa também se reuniu com o deputado federal Marcelo Castro. "Aproveitei a oportunidade para agradecer ao deputado pela ajuda ao município quando foi ministro da saúde e protocolei alguns pedidos futuros para a cidade", finaliza. 

20 de abril de 2017

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

A 19º Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza teve início na última segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Água Branca. No dia 13 de maio, acontece o dia "D" de mobilização nacional. A vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio.

A campanha tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos,  idosos com mais de 60 anos, pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e professores das redes públicas e privadas.

De acordo com o coordenador da atenção básica de Água Branca, Devid Perfeito, a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. "Nós vamos seguir um cronograma de vacinação para organizar a demanda. Vamos iniciar com os profissionais da saúde, que estão mais expostos aos vírus da influenza devido ao trabalho. A vacinação é de extrema importância para evitar que casos de gripe se agravem", diz.

Em geral, a vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e B), definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico.

Confira o calendário de vacinação de acordo com os grupos

17 a 21/04 - Trabalhadores da Saúde

24 a 28/04 - Idosos

02 a 05/05 - Gestantes, puérperas e crianças

08 a 12/05 - Comorbidades

13/05 - Dia "D" (Todos os grupos)

15 a 19/05 - Professores

22 a 26/05 - Todos os grupos

13 de abril de 2017

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades e prevenção

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades de orientação e prevenção

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando a Semana da Saúde, com atividades de prevenção e orientação para a população.

A abertura da Semana da Saúde aconteceu na última sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, na Orla do Açude. Na ocasião, foram oferecidos serviços de verificação de pressão arterial e glicemia e orientações em saúde. Em seguida, a população participou de alongamento e aula de zumba, com posterior lanche natural.

As atividades continuaram durante essa semana nas escolas públicas e privadas de Água Branca e devem ser encerradas nesta quarta-feira (12). A campanha de prevenção de Hanseníase e Geo-helmintíases com autoavaliação e distribuição, consentida, de medicamentos para tratamento de verminose e a palestra educativa de prevenção de Zika Vírus, Chikungunya e Dengue e estão sendo ministradas pelas equipes da atenção básica da saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Nesta quarta-feira (12), acontecerá o encerramento da Semana da Saúde com uma palestra sobre depressão e prevenção do suicídio entre adolescentes. A conversa vai acontecer às 14h, no Auditório do Cras, e será ministrada pela psiquiatra do Caps, Lídia Maria Alves.

O secretário Municipal da Saúde, Amilton Feitosa, explica que as atividades desenvolvidas na Semana da Saúde visam dar mais qualidade de vida para a população. "Nós propomos ações de orientação para trabalhar ainda na prevenção. Também abordamos o tema da depressão e prevenção ao suicídio, pois sãos temas abordados pela Organização Mundial da Saúde em 2017 e infelizmente sãos problemas graves que têm atingido nossos jovens", finaliza.