Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Água Branca conquista 12º lugar em ranking de desenvolvimento humano

Água Branca conquista 12º lugar em ranking de desenvolvimento humano no Piauí

23/02/2017 09:14

Água Branca é a 12ª cidade com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano do Piauí, conforme relatório da Fundação Cepro, que avalia critérios como renda, longevidade e educação.  O município aparece entre as maiores cidades piauienses - como Teresina, Parnaíba e Picos -, registrando o Índice de Desenvolvimento Humano de 0,639, numa avaliação de vai de zero a um.

A Fundação Cepro divulgou, na última segunda-feira (20), os números do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios do Piauí que apontaram os avanços sociais em obtidos Água Branca. Os números têm como referência o ano de 2010. 

Renda, longevidade e educação foram as três dimensões avaliadas. Nesse contexto, Água Branca apresenta resultados positivos na longevidade (0,763), na educação (0,569) e na renda (0,600).

“Nosso município ganha destaque através dos programas desenvolvidos nas áreas de educação, e também por conta das estratégias para a geração de emprego e renda. As ações na área de assistência social, em especial para jovens, mulheres e idosos, também colaboraram com esses números que refletem a melhora na qualidade de vida da nossa população. Esse sempre será o nosso compromisso, trabalhar para a qualidade de vida da população de Água Branca”, comenta Jonas Moura.

Recentemente, a gestão pública de Água Branca também foi avaliada como uma das melhores do Piauí, segundo o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), desenvolvido pelo Instituto Rui Barbosa.

No relatório, Água Branca alcançou a nota B, classificada como ‘efetiva’ nos projetos e programas desenvolvidos nas áreas da educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Mais sobre: