• Banner boticário Malbec Magnetic
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

19 de outubro de 2018

Altos: terra de fartura e importante polo comercial da região

tendo sido o primeiro morador, foi também o desbravador”, cita. Com quase 40 mil habitantes, a população altoense vive, principalmente, do comércio.

A história da cidade de Altos se iniciou ainda no ano de 1800 com a chegada da família Paiva, sob a chefia de João Paiva de Oliveira, proveniente do Ceará. Mas não é apenas a família Paiva que se destaca durante a ocupação do atual município, outra família relevante neste processo foi a Barbosa que, ao que tudo indica, também é oriunda do estado vizinho. E todo este enredo relativo à família fundadora permanece à margem da história de Altos e pode ser encontrada na Biblioteca Municipal da cidade.

O historiador Carlos Alberto Dias explica de forma detalhada como se deu a chegada da família Paiva e a origem do município. “Ele, em busca de terras onde pudesse escapar com sua família, veio para o Piauí e, aqui chegando, se engraçou do lugar, que era uma área muito verdejante, com rios perenes e instalou sua residência em definitivo. Ele trazia entre os seus pertences uma imagem de São José, que pertencia à família e, então, rendendo graças por ter escapado da fome e da seca, começou a fazer culto ao padroeiro. E tendo sido o primeiro morador, foi também o desbravador”, cita.

Com quase 40 mil habitantes, a população altoense vive, principalmente, do comércio. A cidade possui diversos estabelecimentos, tendo se tornado ao longo dos anos um polo comercial, que abastece uma microrregião formada por cinco outros municípios (Alto Longá, Beneditinos, Pau D’arco, Novo Santo Antônio e Coivaras).

Origem do nome

Moradores ressaltam que a cidade é famosa pela fartura de mangas

Fundada em 1922, Altos tem uma população de 39.975 habitantes, de acordo com o IBGE. Segundo historiadores, o nome do município se deu por conta de o local de fundação ser alto. Desataca-se ainda a contribuição do cônego Honório na afirmação da fé de um povo laico. A doação do terreno que se destinou à construção da matriz de São José, padroeiro de Altos, foi feita por Francisco Raulino da Silva. Outro fato que passa além da história é a nomeação, pelo interventor estadual, de Francisco Raulino da Silva, como inspetor de ensino de Altos

O sentimento da população

Maria Gorete, comerciante, cita como é viver em Altos. “Muito bom, aqui é uma cidade maravilhosa. Minha infância foi boa, eu brincava bastante, eu estudava e sempre foi muito tranquilo. Podíamos dormir de portas e janelas abertas e não tinha perigo”, conta.

Margarida Magalhães, comerciante, se emociona ao lembrar a infância em Altos. “Tenho 56 anos e fui nascida e criada aqui em Altos. Tive uma infância muito boa, meus pais me amaram, meus avós que já faleceram. Tenho orgulho de morar em Altos, é uma cidade que tem muita fartura, tem uma boa educação, uma boa oferta de Saúde e, então, eu me sinto bem aqui. Tínhamos muitas mangas e agora diminuiu bastante, mas é uma cidade que ainda tem muita fartura de frutos e água”, descreve.

Dona Edite Sales, neta do Capitão Vicente Pestana, primeiro prefeito nomeado na cidade, também descreve como tem sido a vida em Altos. “Ajudei bastante meu pai no trabalho dele, os documentos da época eram escritos por mim e assinados por ele. Tive um esposo muito bom, convivemos por 55 anos, só tenho a agradecer a Deus”, comenta.

Uma terra cheia de recursos naturais

A prefeita Patrícia Leal, de Altos (Foto: Divulgação)

A prefeita do município, Patrícia Leal, descreve, entre suas lembranças, o contato com a natureza. “Altos é muito importante até hoje na minha vida. Criei-me com o povo de Altos, as pessoas com quem me relacionei a vida inteira são daqui. Tenho amor profundo e muito carinho por Altos. Meu pai foi político aqui, fez muitas coisas boas e teve um fim tráfico, infelizmente... Mas Deus me preparou este tempo todo para que eu voltasse como prefeita e pudesse fazer um excelente trabalho, que é o que estamos fazendo, dando este presente para Altos, pois eu amo esta cidade, amo o povo daqui... São pessoas acolhedoras e se eu pudesse faria ainda muito mais. Então, a minha lembrança realmente é o povo, são as amizades, são os banhos nos riachos e nas cachoeiras... Aqui temos poços jorrantes, temos olhos d’água, temos rios e riachos e eu sempre tive muito contato com a natureza, com o mato e com as águas. Meus avós e meus pais sempre tiveram propriedades aqui na região. Eu, como prefeita, procuro, de alguma forma, preservar esses recursos naturais. Aqui em Altos, nós temos uma floresta petrificada, temos o Parque Nacional da Floresta dos Palmares e temos muito verde ainda, por conta das mangueiras. Sabemos que já houve muito desmatamento, até por conta da construção civil, do crescimento da cidade, o que se torna inevitável até esse desmatamento. Mas é uma das coisas que marca muito a minha lembrança, são as mangueiras centenárias que temos aqui e que são lindíssimas. Eu sou apaixonada por Altos!”, destaca.

Uma cidade em desenvolvimento

Sobre o seu trabalho à frente da gestão municipal, Patrícia Leal avalia positivamente as conquistas ao longo de 6 anos de gestão. “Complicado falar de mim mesma, bom é quando as pessoas falam. Mas posso citar que, graças a Deus, a população avalia de forma positiva e as pesquisas mostram. Trabalhamos bastante, tanto eu como toda nossa equipe temos buscado realizar uma gestão de forma positiva. Recentemente, ultrapassamos a meta do Ideb que estava prevista somente para 2021. Nossa Saúde cresce a cada dia, nosso hospital atende toda a região. Eu fico feliz, pois isso mostra que somos referência e fico feliz em poder proporcionar mais coisas pra população. É asfaltamento, é calçamento, a construção da rodoviária, reforma do mercado. Estamos ampliando a eletrificação rural e buscando sempre mais. Estou dando o meu melhor, eu vivo por Altos pois quero melhorar também a vida do meu povo! É uma missão árdua, mas eu gosto muito do que eu faço, pois faço tudo isso com muito amor”, conclui.

Leia mais reportagens especiais do Dia do Piauí na edição deste final de semana do jornal O DIA, já nas bancas.

17 de outubro de 2018

Visita técnica aponta avanços nas obras da Cadeia Pública

Visita técnica aponta avanços nas obras da Cadeia Pública de Altos

Principal obra em andamento do Sistema Penitenciário do Piauí, a estrutura da Cadeia Pública de Altos, está avançada. É o que apontou a última visita técnica da Secretaria da Justiça (Sejus), realizada neste mês de outubro. O órgão se mobiliza em um força tarefa para garantir o funcionamento da unidade que vai reforçar o número de vagas locais, reduzindo a superlotação do sistema.

“Já estamos com um grupo de trabalho para colocar o quanto antes essa unidade em funcionamento, além de estarmos somando outros investimentos para modernização e garantia da estabilidade, da ordem e da disciplina no sistema prisional”, pontuou o secretário Daniel Oliveira após visita técnica à unidade.

Com uma área de 5,5 mil metros quadrados localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a 20 km de Teresina, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. A obra, que atende às novas diretrizes da arquitetura penal, é estratégica para a política de redistribuição de presos por nível de periculosidade.

Atualmente, a obra conta com o trabalho de mais de cem operários. De acordo com levantamento da Caixa, a obra já gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos desde que foi iniciada. De acordo com a Secretaria da Justiça, um pedido de novas nomeações de agentes penitenciários deverá ser encaminhado ao governador nos próximos dias.

14 de setembro de 2018

Educação alcança 5.3 no Ideb e supera meta estabelecida pelo MEC

Educação de Altos alcança índice 5.3 no Ideb e supera meta estabelecida pelo MEC

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontam uma evolução significa do município de Altos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo de 4.6 em 2015 para 5.3 em 2017. A meta já é superior à estabelecida pelo Ministério da Educação, que é de 4.9 até 2021.

“Queremos parabenizar todos os professores, diretores, coordenadores, alunos e toda a equipe escolar de Altos. É um resultado que mostra a união de forças em busca do mesmo objetivo: educar com qualidade”, frisa a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o trabalho e os investimentos realizados pelo Executivo municipal em prol da Educação. “Nossos professores recebem acima do piso nacional; quase todas as escolas receberam reforma e modernização; os alunos receberam kits escolares e vários outros materiais, além de várias ações realizadas no município. Esse trabalho vem dando resultados e a evolução no índice do Ideb mostra isso”, comenta.

Sobre o Ideb

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

11 de setembro de 2018

Programa Saúde e Cidadania chega a quase 5 mil atendimentos

Altos: edição especial do Programa Saúde e Cidadania chega a quase 5 mil atendimentos

Realizada nos dias 8 e 9 de setembro, a 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania, em Altos, bateu mais um recorde, com cinco mil atendimentos de saúde e assistência social realizados. A edição do programa contou, ainda, com competições esportivas e shows musicais, realizados no cruzamento das avenidas 12 de outubro e São José.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 88 atendimentos clínicos gerais; 56 de ginecologia; 57 de pediatria; 56 de cardiologia; 300 de odontologia, com entrega de kits odontológicos; 325 aferições pressão arterial; 300 testes rápidos de glicemia; 200 vacinas; 315 de glicemia capilar e 153 atendimentos do NASF.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 82 cortes de cabelo; 53 escovas e pranchas; emissão de 65 Passe Livre; 200 cadastros no Bolsa Família; 50 atendimentos do CadÚnico; 75 carteiras da terceira idade; 63 Benefícios de Prestação Continuada; 378 fotos ¾; emissão de 623 identidades (RG) e emissão de 320 Cadastro de Pessoa Física (CPF); 200 pinturas de rosto para crianças e 932 xérox. Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 250 atendimentos.

"Há um excelente retorno da comunidade para o trabalho que a Prefeitura e todas as Secretarias vem fazendo dessa vez com a participação da secretaria de esporte com vários torneios e competições, foi um grande sucesso”, avalia o secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, acompanhou o trabalho das equipes durante a ação e se mostrou entusiasmada com a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos. “Temos uma cidade muito extensa e populosa, que necessita de uma atenção especial. Por isso, queremos levar o Governo Municipal para todas os bairros e comunidades, promovendo ações que atendam à população em suas necessidades e demandas”, frisa.

Esta edição especial também contou com campeonatos de baralho, xadrez, dominó, dama, futsal, voleibol, futsal, handebol, jiu-jitsu, corrida e a competição de mountain bike “Giro da Independência”.

A noite dos dias 8 e 9 de setembro foi marcada pelos shows de Moleca Sem Vergonha, Kabral, Swing Malino, Samyra Show e Dayana Almeida.

15 de agosto de 2018

Programa ‘Saúde Mulher’ supera marca de dois mil atendimentos

Programa ‘Saúde Mulher’ em Altos supera marca de dois mil atendimentos

Realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesc, o Programa Saúde Mulher realizou mais de dois mil atendimentos no município de Altos. Nesta terça-feira (14) a equipe do Sesc exibiu - à prefeita Patrícia Leal, secretários, vereadores e demais profissionais da saúde – o balanço de ações do projeto, que realiza exames gratuitos de mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Nos 63 dias em que ficou no município, o veículo realizou 895 laudos de mamografia – incluindo material de consumo e atividades de educação em saúde -, 1.522 exames e 424 citologias mamárias.

Eliana Mendes, coordenadora de Assistência Social em Saúde do Sesc, frisa que, “em Altos, a equipe do Sesc contou com dois técnicos em radiologia, uma assistente social e uma educadora em saúde, além de uma equipe de apoio disponibilizada pela Prefeitura. Um trabalho feito em parceria que deu muito certo e quem ganha é a população do município”.

A prefeita Patrícia Leal parabenizou todos os envolvidos com o programa e espera ampliar as parcerias com o Sesc para novos programas. “As secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde estiveram à frente no apoio à equipe do Sesc e alcançamos uma marca expressiva superior a dois mil atendimentos. Já estamos analisando com o Sesc novas parcerias para cursos e programas do tipo”, conclui Patrícia Leal.

30 de julho de 2018

Programa Saúde e Cidadania supera marca de 2 mil atendimentos

Programa Saúde e Cidadania bate recorde e supera marca de 2 mil atendimentos

A 10ª edição do Programa Saúde e Cidadania, realizada na última sexta-feira (27), em Altos, bateu recorde de atendimentos. A ação, realizada no bairro Tranqueira, atingiu a marca de 2.138 atendimentos e procedimentos realizados.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 198 atendimentos clínicos gerais; 71 de ginecologia; 60 de pediatria; 85 de odontologia; 221 aferições pressão arterial; 336 testes rápidos de glicemia; 46 vacinas. 147 de glicemia capilar; 110 atendimentos do NASF; 45 próteses dentárias e entrega de 85 kits odontológicos.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 30 cortes de cabelo; emissão de 13 Passe Livre; 28 cadastros no Bolsa Família; sete atendimentos do CadÚnico; oito consultorias jurídicas; 10 carteiras da terceira idade; 16 Benefícios de Prestação Continuada; 146 fotos ¾; emissão de 200 identidades (RG) e emissão de 100 Cadastro de Pessoa Física (CPF). Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 137 atendimentos.

“Sucesso total. As demais edições do programa tinham a média de 700 atendimentos, mas a 10ª edição superou todas as nossas expectativas, com mais de 2 mil atendimentos”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

“Foi com grande satisfação que pudemos receber e acolher essa multidão de pessoas que procurou esses serviços. Isso mostra a força de uma equipe que trabalha unida pensando em melhor atender à população. Esse é um evento que implantamos no ano passado e que a cada dia se consolida como a principal ação de atendimentos à população de nossa cidade e vamos ampliá-la cada vez mais”, comenta o secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado