• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Amarante

11 de maio de 2017

Caminhada, homenagem às mães e inauguração da nova sede do CAPS

Caminhada, homenagem às mães e inauguração da nova sede do CAPS

Quarta-feira recheada de eventos

Amarante:Caminhada, homenagem às mães e inauguração da nova sede do CAPS marcaram esta quarta-feira(10).

O ritmo frenético em que anda a Gestão Diego Teixeira(PP) em Amarante(PI) foi mais uma vez constatado no dia de ontem(10).

Logo às 7:30 da manhã, uma grande caminhada para chamar atenção da população em relação ao combate às doenças tropicais, como é o caso da Dengue, foi organizada pela secretaria municipal de saúde, a frente a Enfermeira Antônia Carvalho e pela secretaria municipal de educação, que tem como secretário Clistenes Moura.A presença foi maciça e foi um passo importante para doenças como essas serem evitadas com  simples atos.

Na parte da tarde houve uma homenagem às mães na secretaria de Assistência Social pela passagem do dia das mães que vai acontecer no próximo domingo(14).Com a presença da secretária Ana Tércia, secretária de saúde Antônia Carvalho e várias outras técnicas do quadro de várias secretarias, a homenagem teve direito a bolo de parabéns e muita alegria.

Secretária de Saúde do Município e a médica Yaimara Nievez 

REFORMA DA SEDE DO CAPS I

A entrega da sede do Centro de Atenção Psicossocial totalmente reformado no centro de Amarante coroou a quarta-feira e mostrou o quanto a Gestão está comprometida em mudar a realidade de Amarante.

Prefeito Diego ao lado das secretárias Ana Tércia e Toinha discursa na inauguração do CAPS I

06 de maio de 2017

Prefeitura realiza Seminário no combate as Drogas

Prefeitura realiza Seminário no combate as Drogas

Evento foi bastante produtivo


Aconteceu hoje (05), na Câmara Municipal de Amarante um grande Seminário organizado pela Prefeitura de Amarante conveniada com a Fundação Milton Campos.A abertura ficou a cargo do Prefeito Diego Teixeira (PP) e esteve presente o deputado estadual Julio Arcoverde(PP), filho do amarantino Dirceu Mendes Arcoverde, ex-governador do Piauí e ex-senador .

O evento teve como público-alvo:professores, alunos,agentes de saúde, agentes de endemias , gestores, comunidade em geral e profissionais de saúde das mais diversas áreas.

O episódio foi dividido em grupos, os que estavam com pulseira branca ficaram na Câmara e os de pulseira preta foram para o Museu.

A Fonoaudióloga Tairine Sibele falou ao blog:

"O evento foi muito enriquecedor principalmente para nós da saúde, pois aprimorados mais ainda nossos conhecimento diante dessa situação tão triste que são as drogas, eu como coordenadora do NASF, juntamente com minha equipe só temos a contribuir com PREVENÇÃO e abordagens terapêuticas com jovens envolvidos com todos os tipos de drogas".

Amarante resgata o seu Boi

Amarante resgata o seu Boi

Cultura tem conseguido resgatar muita coisa que andava esquecida






A festa do Bumba-meu-boi surgiu no Nordeste brasileiro, mais precisamente no Estado do Piauí, pois o Estado quando ainda era colônia do Maranhão começou a ser povoada por vaqueiros da Bahia em buscas de novas pastagens para o gado.

A dança surgiu no século XVII, como uma dança critica a situação dos negros e índios, é uma paradoxo entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi .




A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.
Mesmo sendo um folclore tipico do Piauí, desde de agosto de 2011 que
Bumba-meu-boi do Maranhão se tornou novo patrimônio cultural brasileiro.

A cidade de Amarante, que estava há praticamente 10 anos sem apresentação do Boi de Matraca, conseguiu revitalizar através do empenho do Prefeito Diego Teixeira e o Secretário Ronaldo Brandão.Essa é uma das dezenas de manifestação popular que estavam esquecidas e deverão ser revitalizadas pelo poder público.


04 de maio de 2017

Prefeito faz um balanço de 4 meses de Gestão

Prefeito faz um balanço de 4 meses de Gestão

População vem apoiando prefeito Diego Teixeira

Prefeito faz um balanço de 4 meses de Gestão

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira(PP) vem fazendo uma administração com muitas realizações, para tão pouco tempo de seu mandato,a equipe montada é de primeira linha, a melhor que se tem noticia em terras dacostiana.

Um ponto positivo da gestão Diego Teixeira é o empenho de secretários e assessores para que as coisas saiam perto da perfeição.O prefeito usou sua rede social facebook ontem(03) para fazer um apanhado do que foi realizado, e olha são muitas coisas realmente, confira!

Trazer médicos especialistas para atender os amarantinos em nossa cidade.

Garantir o transporte escolar gratuito para os alunos que cursam IFPI.

Adquirir, com recursos próprios, livros que são de fundamental importância para o ensino infantil.

Tirar as crianças que estudavam em condições desumanas e possibilitar uma estrutura digna para o aprendizado.

Arar as terras dos nossos trabalhadores rurais, apesar de ter recebido todos os tratores sem condição de uso.

Reformar pontes, recuperar estradas vicinais.

Ofertar às nossas crianças e jovens mais de 700 vagas de cursos diversos, como judô, capoeira, dança, balé, teatro, música, entre outros.

Levar água - que é o básico - para comunidades que estavam há anos sem acesso a esse recurso vital.

Pagar o servidor antecipadamente todos os meses.

Parcelamos as dívidas de energia que o município acumulava, pagamos o parcelamento e nossa conta mensal rigorosamente em dia.

Todos os encargos estão sendo cumpridos.

Investimentos significativos em nossa Cultura.

Listei acima alguma das realizações feitas por nossa equipe ao longo desses quatro meses iniciais.

Então, fica a pergunta: será que estamos no caminho errado?

Acredito que não, mas tenho certeza absoluta que não fizemos nem o começo do que Amarante precisa e nem teríamos como fazer em tão pouco tempo.

Nós precisamos de muito mais. Quase todas as escolas estão em estado precário. Muitos dos posto de saúde não têm condição de serem abertos. Nosso único ginásio está deteriorado, nosso mirante depredado, nossas praças em péssimo estado.

Temos um deficit habitacional altíssimo, falta emprego, enfim, ainda há um caminho muito longo, mais ainda há tempo e, principalmente, força de vontade de nossa parte.

Na minha opinião, todos os administradores da nossa cidade deixaram suas benfeitorias: uns mais outros menos. Muito foi feito, mas muito mais deixou de ser realizado.

Então, não se incomodem com o trabalho. Deixem a gente acertar e errar. No final da caminhada a população nos avaliará.

Aos que acompanham cada passo da nova administração e torcem pelo bem de nossa cidade, gostaria de informar que saiu no Diário Oficial o edital de licitação da compra de um carro e equipamentos para a saúde; das reformas do Mirandão, rodoviária, escadaria, de todas as praças, assim como também da recuperação de calçamento, meio fio e canteiros.

Logo em seguida, faremos a licitação da nossa tão sonhada biblioteca; construção de uma escola na comunidade Salobro II; construção de salas de aula na escola Tia Suzana e reforma do nosso mirante.

Por fim, nos próximos 15 dias, entregaremos a nova sede do CAPS e a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, que contará com espaço adequado para o ensaio dos nossos grupos culturais e nossa banda Nova Euterpe.

Começaremos a reforma das três pontes das comunidades Pintadas, Rodrigo Mendes e Emparedada.

Também vamos dar início à reforma da nossa Escola Municipal São João Batista e passaremos todo o ano tentando resolver a péssima condição em que se encontram todas nossas escolas municipais.


Vamos em frente, pois Amarante precisa e merece muito mais!

02 de maio de 2017

Com mais de 3 mil pessoas, Prefeitura faz magnifica homenagem ao trabalhador

Com mais de 3 mil pessoas, Prefeitura faz magnifica homenagem ao trabalhador

Emoção. festa e alegria no dia do Trabalhador em Amarante

Com mais de 3 mil pessoas, Prefeitura faz magnifica homenagem ao trabalhador



A Prefeitura Municipal de Amarante, realizou ontem(01) , uma grande festa para homenagear o trabalhador amarantino.Tudo começou às 17:30 horas em frente a sede da Prefeitura com um público estimado em três mil pessoas para uma fraternal caminhada no seguinte percurso : Ruas Manoel Sobral e Genésio de Carvalho, até o Clube dos Pescadores, onde aconteceram os shows com Gonzaga Lú  e Nelinho Lemos .



A caminhada foi ao som da bandinha Nova Euterpe, que já é uma marca em todos os eventos da Prefeitura e foram distribuídas senhas para o sorteio de 140 prêmios( geladeira, microondas, fogões, ventiladores, sanduicheiras, liquidificadores, panelas de pressão, dentre outros.).

Auxiliaram a Prefeitura na organização do acontecimento , o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicado dos Trabalhadores em Educação, Sindicado dos Pescadores.




O Prefeito Diego Teixeira falou ao Portal Somos Noticias :"“Eu estou maravilhado com esse evento. Um reconhecimento como este, é o mínimo que podemos fazer pelos nossos trabalhadores. Essa é uma valorização que vai perdurar por toda a nossa gestão”, encerrou o prefeito."

29 de julho de 2016

Amarante já tem o primeiro candidato definido

Amarante já tem o primeiro candidato definido

Vereador rompeu com o esquema do prefeito

 

O primeiro candidato a prefeito de Amarante já está definido, trata-se do vereador Filho (PPS).O vereador vai ter como vice ,o engenheiro agrimensor Dida(PMN).A convenção que definiu a dobradinha aconteceu ontem(28), Filho que corre por fora, e embora seja considerado uma opção alternativa para os eleitores amarantinos,  disse ao blog que trabalha "pra ganhar a eleição".Além do PPS e PMN a coligação, que tem 10 candidatos a vereador, conta com o PHS de professor Demir.

18 de julho de 2016

Vem ai o 1º  ENCRESPA Amarante

Vem ai o 1º ENCRESPA Amarante

O "ENCRESPA AMARANTE" será realizado pelo "MOVIMENTO ENCRESPA AMARANTE", um grupo bem heterogêneo, formado por pessoas de diferentes idades, credos, gêneros e classes sociais.

 

O "ENCRESPA AMARANTE" será realizado pelo "MOVIMENTO ENCRESPA AMARANTE", um grupo bem heterogêneo, formado por pessoas de diferentes idades, credos, gêneros e classes sociais.
O grupo foi criado para realizarmos o "I ENCRESPA AMARANTE", que não tem o objetivo de impor a ditadura do cabelo crespo, mas ajudar no combate ao racismo e para valorizarmos a identidade negra. É pelo direito de usar o cabelo crespo natural.
O conceito limitado e excludente de beleza que, sufoca a identidade e mina a diversidade, deve ser questionado, precisamos mostrar que é possível se libertar das amarras do preconceito.
O evento em questão é uma boa oportunidade para conversar, refletir sobre quão é bonito a autoaceitação.
Será realizado no dia 29 de julho de 2016 no CEAPI das 14:00 ÀS 18:00.
A programação do evento será variada:
> Palestras
> Oficinas
> Espaço Infantil
>Bate-papo
>Big Chop
>Dicas
>Desfiles

Fonte:
Movimento Encrespa Amarante