Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paraibano é quem mais conhece Da Costa e Silva

Depois de Alberto da Costa e Silva, filho do poeta maior do Piauí, o médico Francisco Almeida, conhecido como Dr. Tatá, natural da Paraíba é quem mais saca a obra do "príncipe dos poetas".

12/07/2016 15:07

 

Depois de Alberto da Costa e Silva, filho do poeta maior do Piauí, o médico Francisco Almeida, conhecido como  Dr. Tatá, natural da Paraíba é quem mais saca a obra do "príncipe  dos poetas".

Professor Cineas(ao centro) em visita a Amarante

No último sábado(09) o intelectual Cineas Santos, apresentou a segunda parte de sua visita à Amarante no seu programa semanal da Tv cidade verde(Feito em Casa), desta feita, Cineas, rodou uma entrevista com o médico natural da Paraíba, Dr, Tatá , que já está há algum tempo radicado em Amarante. Segundo o apresentador foi o próprio Alberto da Costa e Silva que falou do médico com carinho para ele.

Tatá disse, que quem lhe ensinou a gostar de Da Costa e Silva, foi a ex-prefeita e ex-vereadora da cidade Bizinha, e que até os florianenses , cidade onde morou quase a vida toda, já pediram pra ele se apaixonar por um poeta da Princesa do Sul.


Sobre a entrevista Cineas disse com exclusividade ao blog: "Fui a Amarante, convite da profa. Celestina Mendes, proferir uma palestra e homenagear,num sarau literomusical, os três grandes poetas da cidade: Da Costa e Silva, Clóvis Moura e Carvalho Neto. Fiquei impressionado com a dedicação,com o zelo e ,principalmente ,com o carinho que o dr. Tatá tem pela obra do Da Costa e Silva. Ele conhece toda a poesia de Da Costa, sabe de cor dezenas de poemas, divulga o poeta. Foi além:com recursos próprios,construiu,na sua clínica médica, um belíssimo memorial em homenagem ao poeta. A melhor maneira de homenagear-se um poeta e ler e difundir sua obra."

Cineas Santos, que é muito respeitado no meio cultural,  foi quem primeiro editou  obras dos principais escritores de Amarante no Piauí, como Da Costa e Silva no Piauí , em 1982 em parceria com M.Paulo Nunes, a "Antologia Poética",organizada pelo próprio poeta em 1934; Também foi Cineas, Quem primeiro publicou Clóvis Moura no Piauí  "Argila da Memória" com ilustrações do Fernando Costa e mais recente publicou livro de Carvalho Neto.


Fonte: saviolagesblogspot.com
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: