• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Assunção do Piauí

25 de fevereiro de 2014

Assunção do Piauí - Agricultores perdem a safra de feijão 2014

Assunção do Piauí - Agricultores perdem a safra de feijão 2014

Para escapar das consequências da seca, muitos agricultores têm seguido por outro caminho, a criação de animais


 Uma reportagem do Globo Rural que foi ao ar na edição do último domingo, dia 23 de fevereiro, destacou que no município de Assunção do Piauí, localizado distante 290 km da capital Teresina, os agricultores perderam novamente a safra de feijão por falta de chuvas no município.

Segundo a reportagem de Allan Garcia, o senhor Emanuel, que sustenta quatro filhos com o cultivo do feijão, não plantou nada na área de um hectare que fica na comunidade Croata, zona rural do município. A reportagem mostra ainda, que falta água em algumas regiões e a pouca que tem, está ficando imprópria até mesmo para o consumo dos animais.

Para escapar das consequências da seca, muitos agricultores têm seguido por outro caminho, a criação de animais. O agricultor Lourival, apostou na criação de bode e de cabra e segundo a reportagem, ele já tem mais de 130 cabeças. Os caprinos resistem mais ao período da seca, porque se alimentam-se das folhas de arvore que também sobrevivem no logo período de estiagem.

A reportagem mostra também a persistência do Homem do campo no município de Assunção do Piauí, em permanecer com a agricultura. No caso do seu Manoel, que não plantou nada na área de um hectare, ele busca alternativa para sobreviver e agora sustenta a família com a venda de coentro, cebolinha e tomate.


                                                                 (João Bento )


24 de fevereiro de 2014

22 de fevereiro de 2014

20 de fevereiro de 2014

CASTELO- Viatura  foi Levada para conserto e nunca mais voltou !!

CASTELO- Viatura foi Levada para conserto e nunca mais voltou !!

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (20), 50 viaturas para as delegacias de polícia da capital e interior do Piauí. Castelo, ficou de fora

 O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (20), 50 viaturas para as delegacias de polícia da capital e interior do Piauí. Castelo, ficou de fora. Um fato está chamando atenção, recentemente o município recebeu uma camionete S-10, 2013/14, esse veículo apresentou defeito na parte elétrica, foi levado para conserto em Teresina e nunca mais voltou para Castelo.

As informações que obtivemos dão conta de que a mesma encontra-se à disposição de delegacia em outro município piauiense. O Delegado Regional Dr. Igor Gadelha, manteve contato com várias autoridades e até o momento nenhuma decisão sob o retorno da viatura foi tomada. Nossa reportagem apurou que a Coordenação de transportes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, alega que a viatura estava sendo usada pelos policiais militares ao fazerem ronda ostensivo nos bairros de Castelo. E isso não é permitido de acordo com o contrato firmado com a Empresa que loca os veículos, Poty Rent a Car.

Nunca é demais lembrar que as viaturas da Polícia Militar e Civil, atendem as cidades do entorno de Castelo do Piauí, como: Assunção, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Juazeiro e São João da Serra. Essa situação dificulta ação dos policiais quando se faz necessário deslocamento para diligências ou prisão de elementos que atuam à margem da lei.


18 de fevereiro de 2014

Radialista sofre tentativa de homicídio na porta de casa, em SMT

Radialista sofre tentativa de homicídio na porta de casa, em SMT

José Francisco Nunes (Jofran Nunes) trabalha atualmente na Rádio Comunitária São Miguel ‘FM’. O incidente aconteceu em frente a sua residência.

 O Radialista José Francisco Nunes (Jofran Nunes), que trabalha na Rádio Comunitária São Miguel âFMâ, sofreu uma tentativa de homicídio por arma branca na noite do último domingo, 16 de fevereiro, em frente a sua residência, localizada no Bairro Canto em São Miguel do Tapuio.

Segundo informações de populares, o incidente aconteceu por volta das 22 horas, após um questionamento do Radialista com um vizinho identificado pelo nome de Marcelo, que estava segundo a vítima, com um aparelho de som ligado em alto volume, perturbando o sossego da vizinhança.

O comunicador teria pedido para Marcelo diminuir o volume do som, pois ele âo radialistaâ não estava conseguindo dormir devido ao alto barulho. Marcelo não gostando do questionamento e respondeu que não iria baixar o volume do som e que o comunicador poderia chamar a policia.

O Radialista teria ido buscar de uma solução junto a policia, mas não logrou êxito porque a Companhia naquele horário não estava mais aberta. Ao retornar para a sua casa, no momento em que estava estacionando a sua moto, em frente a sua residência, foi abordado por Marcelo, que desferiu vários golpes de faca.

José Francisco Nunes sofreu perfurações nas costas e numa mão, mas por sorte não foram de profundas. Ele foi socorrido e levado para o hospital local José Furtado de Mendonça, sendo atendi e liberado em seguida. Na manhã desta segunda-feira (17), ele  realizou exame de corpo de delito.


16 de fevereiro de 2014

15 de fevereiro de 2014

Assunção do Piauí-TV clube visita agricultores do município

Assunção do Piauí-TV clube visita agricultores do município

TV CLUBE VISITA AGRICULTORES DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ E ACOMPANHA RECEITA DE BURITI EM BREJINHO

 A TV Clube de Teresina, afiliada a Rede Globo, esteve nesta sexta-feira (14/02) no município de Assunção do Piauí e produziu material para realização de matéria a ser exibida no programa Globo Rural da referida emissora.

A equipe de TV composta pelo Cinegrafista Elbert Ribeiro da Silva, o Reporter Alan Garcia e Auxiliar Raimundo dos Santos foram recepcionados no município pelo Presidente do STTR de Assunção do Piauí José Caetano da Silva (Caetano Silva) e, durante todo o dia visitaram várias comunidades rurais do município, entre elas, a Comunidade Lajeiro Branco, Comunidade Cururú e Brejinho.
 
De duas matérias que serão produzidas, uma terá por objetivo mostrar o contraste da estação climática no momento onde apresenta a região da Comunidade Lajeiro Branco totalmente seca com centenas de equitares de terras preparadas para receber a plantação e, que até a presente data não choveu ainda, e a região da Comunidade Cururú até o Assentamento Caprisa apresenta uma paisagem verde e roças de feijão no estado afloramento e outros legumes, situação que está fazendo com que a maioria dos agricultores do município passem de plantadores de feijão para criadores de Ouvinocaprino, como é o caso da família de Francisco Lourival (Louro) morador da localidade Cururú.
 
Outra matéria produzida pela equipe de reportagem foi a extração e preparação da fruta do buriti, palmeira existente em grande quantidade na Comunidade Brejinho e, que este ano terá uma safra razoável, a partir do mês de abril, acompanhada por Caetano Silva a equipe foi recepcionada na comunidade pela família Isaac Domingos e Maria Neta de Sousa que fizeram na prática a colheita do buriti na palmeira, o processamento de extração da polpa, suco e até fizeram doce na cozinha de dona Maria Neta, que depois de degustarem o suco e doce feito da polpa do buriti a equipe deu por encerrado os trabalhos no município.

   

14 de fevereiro de 2014

Barragem do Rio Poti em Castelo/ Juazeiro pode se torna realidade

Barragem do Rio Poti em Castelo/ Juazeiro pode se torna realidade

Na solenidade realizada no Palácio Manoel de Oliveira Castro, estiveram marcando presença vereadores de vários municípios com efeito e prestigiados pelo presidente da AVEP, Ronnivon de Souza Lima, de Assunção do Piauí

 Perderam os deputados estadual, federal e senadores que não vieram para o lançamento da campanha em prol da Barragem do Poti nos municípios de Castelo e Juazeiro do Piauí.

Ponto para Themistocles Filho, Antonio Félix, Juraci Leite, Marden Meneses, Cícero Magalhães e Liziê Coelho, que compareceram e se comprometeram a trabalhar por esta obra que trará muitos benefícios à população da região centro norte piauiense e a capital Teresina.

Vale destacar a presença de Júlio César Lima e Osmar Júnior, congressistas que adiaram outros compromissos para virem a Castelo nesta sexta-feira (14).

Na solenidade realizada no Palácio Manoel de Oliveira Castro, estiveram marcando presença vereadores de vários municípios com efeito e prestigiados pelo presidente da AVEP, Ronnivon de Souza Lima, de Assunção do Piauí. Os edis de Juazeiro do Piauí, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e outros municípios foram recebidos pelos colegas de Castelo do Piauí.

Como não poderia ser diferente os prefeitos de Juazeiro do Piauí, Tonho Veríssimo e Dr. Zé Maia de Castelo, participaram e enalteceram a disposição da classe política piauiense no sentido de unir forças e buscar recursos para finalmente tirar a Barragem do papel e transformá-la em realidade nos próximos anos.

Quem também veio a Castelo, foi o presidente do Idepi, Eliseu Aguiar, que discorreu sobre a obra, usando linguagem simples e compreensível à grande platéia que estava no plenário Vereador Enoque Gonçalves Mineiro.

Adalberto Neirane Gomes de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Castelo do Piauí, incentivador e um dos idealizadores da Comissão Mista formada para trabalhar pela construção da Barragem, fez uso da palavra e falou da satisfação de estar à frente do legislativo castelense nesse momento que com certeza irá entrar para a história como um dos mais marcantes ao longo dos anos de emancipação política desta terra que um dia foi chamada Rancho dos Patos, Marvão e hoje é a tão querida e decantada cidade de Castelo do Piauí.
0.m

13 de fevereiro de 2014

Secretária de Saúde Diz Que Médica Surtou Por Sentir Saudade da Familia

Secretária de Saúde Diz Que Médica Surtou Por Sentir Saudade da Familia

Na matéria do Jornal Diário do Povo, consta que a Dra. Lilliana Cordoy, não estar mais no Brasil, que teria retornado a Cuba.

A imprensa piauiense, publicou matéria a respeito de uma médica cubana que veio trabalhar no Piauí, através do Programa Mais Médico do Governo Federal. A doutora teria sofrido um surto psicótico ao receber o primeiro pagamento. Ela foi internada no Hospital Areolino de Abreu em Teresina. 

Conversamos com a Secretária Municipal de Saúde de Assunção do Piauí, Rosimar França, que falou a respeito do caso, mas nega que o problema com a médica cubana tenha acontecido por causa da quantia descrita em seu contra-cheque. Rosimar chegou a falar com firmeza que estão querendo atrapalhar o Programa Mais Médico, noticiando fatos inverídicos.
Nossa reportagem apurou que trata-se da Dra. Lilliana Cordoy (28), natural do município de Manzanillo, Cuba. A mesma chegou a ir até a cidade de Assunção do Piauí, e passou alguns dias exercendo a profissão, mas sentia muitas saudades dos familiares que deixou em sua terra natal e falava constantemente neles. Em um desses momentos nostálgicos teve um surto e foi encaminhada ao H.A.A, onde segundo informações passou cerca de duas horas, foi medicada e dada como em plenas condições de exercer a função de médica.

Ainda segundo Rosimar França, foi ela que de acordo com suas atribuições legais, não quis mais os serviços de Dra. Lilliana em Assunção. "Eu quero uma médica para cuidar dos nossos pacientes, e não uma que esteja precisando de cuidados médicos" disse Rosimar. A Dra. Lilliana Cordoy, não estaria mais no Brasil e teria retornado a Cuba.

04 de fevereiro de 2014

02 de fevereiro de 2014

Assunção do Piauí - Prefeito recebe Caminhão Caçamba do MDA

Assunção do Piauí - Prefeito recebe Caminhão Caçamba do MDA

Com mais o caminha caçamba, o município completou o kit do MDA, avaliado em mais de dois milhões de reais.

 O prefeito municipal de Assunção do Piauí, Gabriel Mendes Lopes (PMDB), esteve na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, participando da solenidade de entrega de Máquinas do PAC 2 aos 133 municípios piauienses. Entre os municípios contemplados estava Assunção do Piauí, que recebeu um caminhão caçamba.

A solenidade aconteceu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a presença de vários Deputados Federais e Estaduais, um Senador da Republica, Secretários de Governo, vários prefeitos e muitas outras autoridades.

O prefeito Gabriel Mendes Lopes, estava acompanhado de um Assessor e também do Vereador José de Sousa Lira âZé Padreâ, do PMDB. Na oportunidade ele recebeu um caminhão caçamba, sendo este o quinto equipamento entregue pelo MDA ao município de Assunção do Piauí.

O prefeito ressaltou que os equipamentos serão usados para melhoria das estradas vicinais que fazem à ligação entre a zona rural e urbana do município, facilitando assim o transporte da produção da agricultura, bem como ajudará na construir pequenos açudes (barreiros), para os pequenos produtores.

A prefeitura municipal de Assunção do Piauí já tinha recebido anteriormente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um caminhão pipa e uma motoniveladora (patrol). Com mais o caminha caçamba, completa kit do MDA, avaliado em mais de dois milhões de reais.


27 de janeiro de 2014