• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Baixa Grande do Ribeiro

30 de maio de 2012

Polícia descobre 4 ha de plantação de maconha em Baixa Grande do Ribeiro

Polícia descobre 4 ha de plantação de maconha em Baixa Grande do Ribeiro

Nove pessoas foram presas nesta operação e doze ainda estão foragidas

O Delegado Williame Morais Costa, titular da Delegacia de Entorpecentes, confirmou que Policiais Militares e Civis encontraram na localidade Riachão dos Quixabas, zona rural do município de Baixa Grande do Ribeiro, uma plantação com mais de 100 mil pés de maconha. 9 (nove) pessoas foram presas, dentre elas, um morador da região conhecido como Berto Bazé, e outros 12 (doze) ainda estão foragidos.

A plantação que ocupava uma àrea equivalente a 4 hectares, ficava cerca de 80 Km da cidade, num local de difícil acesso e tinha toda uma estrutura bem organizada, que contava com estufa, tanques e bombas para irrigação. De acordo com a investigação da polícia, o cultivo dos pés de maconha era feito em etapas, e acontecia há mais de três anos. Na operação, foram presos dois piauienses, dois cearenses e cinco pernambucanos e apreendida uma carabina 22 e um revólver.

Sete viaturas da polícia que participavam da ação, chegaram por volta das 19:00 horas à delegacia de Baixa Grande do Ribeiro, conduzindo os presos nesta operação. Policiais do Bope e do Grupo Tático Aéreopolicial (GTAP), GATE, Policiais Civis, além da Força Tática de Uruçuí e Floriano participam da operação. O helicóptero da PM auxilia na buscas dos foragidos.

Foi encontrada maconha recolhida, que estavam em três volumes de sacos plásticos, prontas para ser transportadas.

As buscas continuam no sentido de encontrar os foragidos.

24 de maio de 2012

21 de maio de 2012

Baixa Grande do Ribeiro deve ter um terceiro candidato nestas eleições

Baixa Grande do Ribeiro Eleições 2012

Com a proximidade das convenções e das eleições a disputa para a Prefeitura de Baixa Grande segue acirrada na cidade. Jorge Alves, o mais novo pré-candidato a prefeito da cidade concedeu entrevista na Radio Liberdade FM, ele falou de seu propósito como pré-candidato, afirmando que independente de apoio dos outros pré-candidatos sua candidatura será mantida, colocando-se como uma terceira opção aos eleitores de Baixa Grande do Ribeiro."Como um cidadão baixa-grandense, tenho um trabalho prestado como empresário do ramo de construção" frisou, Jorge Alves falou de seus planos como pré-candidato a prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro.

Ele defende sua pré-candidatura como fruto de anseio popular, fruto de trabalho como empresário, cidadão e filho de Baixa Grande do Ribeiro. Segundo o mesmo, contribuição direta no desenvolvimento de Baixa Grande do Ribeiro. Defendeu que é candidato pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional). Disse ainda so seu programa de Governo, deixou bem claro, que é contra o Nepotismo na administração publica e defendeu mais capacitação e apoio aos servidores municipais, infra-estruturais e nas secretarias mais cobrança do gestor aos secretariados. Ele evitou durante a sua entrevista criticas a atual administração, definiu sua fala em seu programa de governo.Sobre o concurso publico.

Falando sobre a realização do concurso publico unificado da APPM, sobre o qual prevalece à insegurança dos candidatos, se serão ou não contratados, o entrevistado evitando entrar no mérito da questão, alegou se tratar de uma questão jurídica, mas que, estando resolvidos todos os impasses jurídicos em que se envolveu esse concurso, os candidatos poderiam ficar tranquilos, que da sua parte não haveria nenhum problema em contratar através deste concurso.

Jorge Alves encerrou sua entrevista reafirmando a sua pré-candidatura, dizendo que não estava ali pedindo voto, mas simplesmente expondo sua plataforma e seus projetos políticos para as pessoas que o incentivaram a tal propósito, aos quais agradeceu e disse está à disposição como pré-candidato.

16 de maio de 2012

Entra em vigor a Lei de Acesso à Informação Pública

Entra em vigor a Lei de Acesso à Informação Pública

A Lei foi sancionada em 18/11/11 pela presidente Dilma Rousseff

Entra em vigor hoje, 16/05, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527,de 18/11/2011, D.O.U., 16/05/2012), obrigando todos os órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto estabelece que qualquer pessoa possa ter acesso a dados não sigilosos sem precisar explicar o motivo e vale para todo o serviço público do país.

Na prática, a lei determina que os órgãos públicos como os que são vinculados ao município de Baixa Grande do Ribeiro (Prefeitura, Câmara de Vereadores e Secretarias) criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, folha de pagamento de servidores, processos de licitações e gastos públicos.

A Lei de Acesso à Informação exige que município com mais de 10 mil habitantes, como é o caso de Baixa Grande do Ribeiro, divulguem na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública. Apenas os municípios com menos de 10 mil habitantes estão desobrigados a apresentar em um site na internet os dados sobre as operações municipais. No entanto, os órgãos desses pequenos municípios são obrigados a prestar informações sempre que solicitadas.

Qualquer pessoa pode pedir informações a respeito de qualquer órgão da administração pública e não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações. Também não há limites para as informações a serem solicitadas. Podem ser requisitadas quaisquer informações a respeito de dados relativos aos órgãos públicos. Será possível, por exemplo, perguntar quanto uma secretaria gastou com salários de servidores, com obras públicas, andamento de processos de licitação, detalhes sobre auditorias, fiscalizações e outras.

Só não serão prestadas informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos do Estado, temas que possam colocar em risco a segurança nacional ou que comprometam atividades de investigação policial. Dados de casos que corram em segredo de justiça também não serão divulgados, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado.

As informações poderão ser solicitadas nos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), que serão instalados em cada órgão público. A lei também determina que seja concedida ao cidadão a opção de solicitar os dados pela internet. Outros meios como carta e telefone, vão depender dos sistemas adotados por cada órgão.

Se o órgão tiver a informação ao alcance imediato, o pedido poderá ser atendido no momento em que for feito pelo cidadão, nos SICs. Se houver necessidade de pesquisa, o órgão tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para atender à demanda. O cidadão será avisado por telefone ou pela internet. Depois desse prazo, o agente público tem que justificar o motivo da não prestação das informações.

Servidores públicos que não prestarem as informações solicitadas e não apresentarem justificativa legal poderão sofrer sanções administrativas e até ser processados por improbidade.

28 de abril de 2012

Baixa Grande do Ribeiro abre programação de aniversário com desfile cívico.

Baixa Grande do Ribeiro abre programação de aniversário com desfile cívico.

Desfile Cívico marca a abertura do 20º Aniversário de Baixa Grande do Ribeiro

Na tarde desta sexta-feira, 27/04, a cidade de Baixa Grande do Ribeiro deu início às comemorações do aniversário do Município, que completa seus 20 anos de emancipação política, com desfile cívico organizado pelos professores e alunos do município. O evento contou com a participação de várias instituições de ensino, envolvendo forças de segurança, escolas da rede municipal, estadual e particular, além de outras entidades.

O público, que praticamente lotou a Praça Agenor Pinheiro, pode conferir a apresentação que teve como objetivo contar a história do plebiscito, da emancipação política, da primeira gestão municipal e toda a evolução histórica recente do município de Baixa Grande do Ribeiro.

Alunos e professores se desdobraram em personagens que fizeram parte da história do município como os que participaram da mesa apuradora do plebiscito, o primeiro prefeito, os primeiros vereadores, as primeiras famílias, os imigrantes de outros estados e regiões, os comerciantes da época, a evolução no cultivo da terra e na pecuária, as potencialidades que contribuíram para o desenvolvimento local, como a Agricultura Mecanizada.

Neste Sábado, 28/04, a partir da 8:00 horas, na Praça Agenor Pinheiro, o público poderá conferir a apresentação da Banda Petrus na festa evangélica que tem a participação do Pastor Rael de Oliveira, de Picos/PI.

Confira alguns clicks feitos durante a apresentação do desfile cívico.

23 de abril de 2012

20ª Festa de Emancipação do Município de Baixa Grande do Ribeiro/PI

20ª Festa de Emancipação do Município de Baixa Grande do Ribeiro/PI

A festa de encerramento será animada pelas bandas Furação do Forró e Solteirões do Forró.

Programação Oficial

Dia 27 – 08:00 hrs – EMBELEZE CIDADÃO, programa organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no qual oferece às pessoas carentes serviços de cabeleleiros, manicures e serviços de beleza em geral;

Dia 28 – 16:00 – Desfile Cívico das Escolas, apresentando a história do município, saindo da Unidade Escolar Benilde Macêdo e encerrando na Praça Agenor Pinheiro;

Dia 28 – 19:00 hrs – Festa Evangélica com a participação do Pastor Rael de Oliveira e animação por conta da Banda Petrus, de Picos/PI;

Dia 29 – 05:30 hrs – Alvorada na Praça Agenor Pinheiro;

Dia 29 – 06:30 hrs – Missa em Ação de Graças na Capela Santa Terezinha;

Dia 29 – 07:00 hrs – Apresentação do Hino Nacional;

Dia 29 – 7:00 hrs – Corrida de Pedestre Masculino, com saída da Praça Agenor Pinheiro em torno da Avenida Ari Rocha e chegada na Praça Agenor Pinheiro;

Dia 29 – 08:00 hrs – Corrida de Ciclismo Masculino e Feminino, com saída do Veredão e chegada na Praça Agenor Pinheiro;

Dia 29 – Partida de Futebol entre a escolinha ESFUBAGRA de Baixa Grande do Ribeiro (Escolinha do Osório) e a Escolinha de Futebol de Balsas/MA, a ser realizado no Estádio Municipal;

Dia 29 – 15:00 hrs – Partida de Futebol entre a Seleção Feminina de Baixa Grande e a Seleção Feminina de Loreto/MA, a ser realizada no Estádio Municipal;

Dia 29 – 16:00 hrs – Partida de Futebol pela final do Torneio Municipal de Futebol (Sport Vila x Lyon), a ser realizada no Estádio Municipal;

Dia 29 – 18:00 hrs – Torneio de Voleibol na Quadra de Esportes da Praça Agenor Pinheiro;

Dia 29 – 00:00 hrs – Encerramento das festividades pelo 20º Aniversário de Emancipação Política com show animado pelas Bandas Solteirões do Forró e Furação do Forró.


14 de abril de 2012

Acidente ocorrido na PI 247 deixa quatro políticos e motorista gravemente feridos

Acidente ocorrido na PI 247 deixa quatro políticos e motorista gravemente feridos

A causa pode ter sido uma ultrapassagem mal sucedida.

O grave acidente ocorrido por volta das 21h40min da noite desta sexta-feira, 13/04, próximo ao Posto Cacique, na PI 247 que liga Uruçuí a Sebastião Leal, deixou pelo menos cinco pessoas gravemente feridas, mas que não correm risco de morrer. É o que dizem os profissionais de saúde que atenderam as vítimas no Hospital Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Segundo os mesmo, embora, as vítimas não tivessem sido ainda submetidas a exames mais detalhados, para se saber a gravidade dos ferimentos, afirmaram que todos ficaram bastante feridos. A vereadora Matilde sofreu fraturas em uma das pernas e em um dos braços; Vereador Osmirando com fraturas nos dois braços, o motorista Raimundo Batista com fraturas na clavícula e o Vereador Antonio do Anísio com um corte profundo na cabeça. O Prefeito Mundico(Raimundo Gomes) além dos vários ferimentos reclamava de dores no tórax, cuja a extensão da gravidade ainda por se confirmar através de exames. As vítimas, após exames preliminares em Uruçuí, foram encaminhadas imediatamente ao Hospital Tibério Nunes em Floriano, onde permanecem internadas até o momento.

O motorista da carreta não sofreu ferimentos graves e passa bem. Não há informações oficiais sobre as causas que levaram a esse acidente. Sabe-se apenas que foi por causa de uma ultrapassagem mal-sucedida.

Confira algumas fotos dos veículos envolvidos neste grave acidente.

Acidente grave envolvendo carreta e camionete Hillux deixa vários feridos próximo a Uruçuí/PI

Acidente grave envolvendo carreta e camionete Hillux deixa vários feridos próximo a Uruçuí/PI

As vítimas foram encaminhadas inicialmente ao hospital Dirceu Arcoverde em Uruçuí.

O Prefeito Mundico (Raimundo Gomes da Silva) e mais três vereadores do município de Baixa Grande do Ribeiro e o motorista da camionete saíram gravemente feridos.

Um grave acidente por volta das 21h40min da noite desta sexta-feira, 13/04, deixou pelo menos cinco pessoas bastante feridas na PI 247, que liga Uruçuí a Sebastião Leal. As primeiras informações ainda não oficiais são de que os veículos envolvidos no acidente foram uma carreta que ia de Baixa Grande do Ribeiro no sentido a Sebastião Leal e uma Hillux que vinha de Teresina com políticos do município de Baixa Grande do Ribeiro, entre eles, o Prefeito Raimundo Gomes da Silva(o Mundico), os vereadores Osmirando Pereira da Silva, Antonio Barbosa Ferreira e Matilde Gomes da Silva Santos e o motorista Raimundo Batista de Sousa, que também é Secretário de Comunicação do Município.

A carreta envolvida no acidente é de propriedade do Sr. Evaldo Gomes dos Santos e era dirigida por Salvador Pereira dos Santos Junior, ambos filhos da Vereadora Matilde Gomes, que também foi vitimada neste acidente. O motorista, segundo informações ainda não oficiais, não sofreu ferimentos graves e passa bem.

Uma multidão se concentrou em frente ao Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, onde duas das ambulâncias do SAMU levaram as vitimas do acidente.

Até o momento não se tem informações de vitimas fatais. Aguardem mais informações sobre o acidente, ainda nesta manhã.

28 de março de 2012

13 de março de 2012

Foi marcada com festa a inauguração de mais uma obra no Município.

Foi marcada com festa a inauguração de mais uma obra no Município.

Prefeitura inaugura mais um obra no município de Baixa Grande do Ribeiro.

Foi realizado neste sábado, 10/03, a inauguração do calçamento da Rua João Desidério, no Bairro Santa Luzia. A obra que teve recursos do Ministério da Integração Nacional, através da CONDEVASF, para a pavimentação com paralelepípedo de 3.603,20 m², foi orçada em R$ 172.974,91, e teve início em Janeiro de 2011, sendo concluída praticamente já no final de 2011.

A inauguração foi realizada durante um churrasco oferecido aos moradores do bairro, e animada pela Dupla Sertaneja Ronaldo e Rander, ocasião que contou com a participação do prefeito Raimundo Gomes da Silva, seus assessores e políticos ligados ao governo municipal, como o ex-prefeito Aldí Borges e os Vereadores Osmirando, Matilde e Antonio do Anísio.

Com o espaço franqueado para o uso da palavra, a vereadora Matilde aproveitou a oportunidade para reforçar as suas reivindicações de políticas sociais para a comunidade do bairro, o que fez também o vereador Antonio do Anísio, relembrando, inclusive, as carências do Bairro de Fátima. O vereador Osmirando preferiu manifestar o seu apoio incondicional às ações do Prefeito Municipal, rebatendo comentários atribuídos à oposição.

Já no encerramento da fase de discursos, o Prefeito Mundico fez um breve relato de suas obras frente à Prefeitura Municipal, inclusive as que estão em andamento como a conclusão do Ginásio Poliesportivo e do calçamento no bairro de Fátima e da escola que está sendo construída no Bairro Santa Luzia, falou também das suas expectativas políticas para o futuro.

Empresa Cantagalo General Grains promove encontro para discutir investimentos no Município.

Empresa Cantagalo General Grains promove encontro para discutir investimentos no Município.

Empresa discute investimentos para o Município.

Ocorreu em Baixa Grande do Ribeiro, no dia 25 de Fevereiro, reunião com a presença de aproximadamente 50 pessoas, dentre as quais estavam o Prefeito Raimundo Gomes da Silva, Vereadores, Secretários, lideranças da região e representantes da empresa Cantagalo General Grains (Sr. Valdinei Teodoro da Silva e o Dr. Adriano Holanda), atualmente, uma das maiores empresas na produção e comercialização de grãos do Piauí e do Brasil. O encontro serviu para uma apresentação geral da Fazenda Tropical, localizada no cerrado piauiense, abordando a constituição da Cantagalo, o aspecto fundiário e ambiental da fazenda, além dos investimentos e operações que estão em fase de implementação a curto e médio prazo. Por meio de seus representantes foram apresentados às autoridades presentes os principais desafios da Cantagalo, com ênfase nas manutenções das estradas e da imprescindível continuidade da parceria com a prefeitura e demais interessados, principalmente focando na responsabilidade social do empreendimento, marca da Cantagalo.

A iniciativa foi bastante elogiada pelos presentes, tendo sido destacado, inclusive, o pioneirismo da empresa em estabelecer uma relação ainda mais próxima com a sociedade, momento em que foi ressaltado, ainda, as visíveis melhorias no cotidiano da comunidade vizinha (Formosa), especialmente pela estrada (serra), em constante manutenção. Além de ser uma ótima idéia, do ponto de vista sócio-ambiental, certamente, essa demonstração de seriedade e profissionalismo inibe a ação daquelas pessoas que se aventuram incentivando a invasão das fazendas, algo recorrente naquela região sul do Estado.

Por fim, também foram debatidos os projetos e os impactos sociais (educação, saúde, geração de empregos, renda para o município), dando à comunidade mais confiança ainda no projeto apresentado pela empresa Cantagalo.

08 de março de 2012

Pré-candidatos a prefeito de Baixa Grande do Ribeiro.

Pré-candidatos a prefeito de Baixa Grande do Ribeiro.

Discussão em torno das pré-candidaturas beneficia a democracia.

O crescente debate sobre as pré-candidaturas a prefeito em Baixa Grande do Ribeiro tem ocupado a maior parte do tempo nas rodadas de palestras pela cidade. Essa profusão de candidaturas só enriquece o debate político em torno das mais diversas correntes ideológicas, mesmo que, no final, tudo se transforme numa disputa bipolar tendo em vista os interesses das elites dominantes.

Considerando que não é pra qualquer um disputar uma eleição majoritária em Baixa Grande do Ribeiro, poucos são os que têm a coragem de colocar os seus nomes à prova. Muitas dessas pré-candidaturas estão na faixa daquelas que, uma vez consolidadas, seria uma grata surpresa. Mesmo assim, são nomes que entram agora nos círculos de debates e que, provavelmente, se confirmarão nas próximas eleições. Exemplo disso é o ex-prefeito José Martins, que lançou o seu nome nas eleições de 1996 e, embora tenha se confirmado o favoritismo do candidato da “situação”, seu nome permaneceu cotado como a primeira opção da oposição, o que se confirmou na eleição seguinte, 2000, mediante o apoio de uma parcela de insatisfeitos com a “situação” naquela época.

Permitir que estes debates se manifestem de forma voluntária, proporcionando um ambiente tão democrático quanto plural é a nossa proposta através destes canais de comunicação. Desta forma, acrescentamos à lista de pré-candidatos a prefeito de Baixa Grande do Ribeiro outros nomes que também estão sendo veiculados juntos aos seus respectivos partidos, como é o caso do empresário Paulo Rocha, filiado ao PTB; do vice-prefeito Pastor Cosmo, filiado ao PP; e do também empresário Jorge Oliveira, filiado ao PMN, que vem se somar aos já citados: Raimundo Gomes (o Mundico), pré-candidato pelo PSD, Ozires Castro, pelo PSB, Alverito (PPS) e Aldí Borges (PTB).

O ideal é que cada partido pudesse lançar uma candidatura independente, pois acreditamos que o número de candidatos favorece diretamente na qualidade das eleições. Semelhante às prévias que ocorrem nos EUA, onde os partidos apresentam diferentes nomes para apreciação dos colégios eleitorais e estes definem quais devem concorrer.

Confira a lista de pré-candidatos em: http://donizetedealencar.blogspot.com