Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador visita obra do sistema de esgotamento em Barras

Governador visita obra do sistema de esgotamento em Barras

07/11/2016 09:27

A Agespisa está executando a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Barras, localizada a 126 quilômetros ao Norte de Teresina, onde estão sendo investidos R$ 7,5 milhões, provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com contrapartida do Governo do Piauí. Serão implantados 9,3 quilômetros de rede coletora e 940 ligações domiciliares que irão beneficiar cerca de cinco mil habitantes. Na manhã desta sexta-feira (4), às 8h40, o governador Wellington Dias visita o canteiro de obras do sistema.

“Vamos garantir uma cobertura de cerca de 20% dos serviços de esgotamento sanitário em Barras”, afirma o presidente da Agespisa, Raimundo Nonato Trigo, sobre essa primeira etapa de construção.

A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Barras compreende a construção de uma estação de tratamento de esgoto, composta por uma lagoa facultativa,  uma lagoa de maturação e um laboratório para análises; e a construção de uma estação elevatória.

O projeto prevê ainda a implantação de 9,3 quilômetros de rede coletora em tubos de PVC e 940 ligações domiciliares que irão beneficiar cerca de cinco mil habitantes.

O projeto de esgotamento sanitário de Barras é completamente sustentável e não vai causar agressão ao meio ambiente. As lagoas de tratamento, chamadas lagoas de estabilização, vão utilizar energia solar para tratar o esgoto coletado.

Atualmente, o serviço de tratamento de esgoto é oferecido em apenas seis cidades do Piauí: Teresina, Altos, Parnaíba, Oeiras, Picos e Corrente, com um percentual de 11,7% em todo o estado. “Essa obra vai representar um avanço na cobertura de esgotamento sanitário existente no Piauí”, concluiu Raimundo Trigo.

Fonte: Ccom
Mais sobre: