Aconteceu na manhã de hoje (17) a primeira manifestação seguida de paralisação
ao longo de 52 anos de emancipação de Barro Duro. Profissionais do quadro da
Secretaria Municipal de Saúde de Barro Duro-Pi, pararam suas atividades e
percorreram as ruas demonstrando a insatisfação da classe com a gestão e reivindicando
principalmente a implantação do Plano de carreira dos servidores e da Piso
Salarial dos agentes de saúde.
Segundo um funcionário, o Plano da Cargos foi implantado na
gestão anterior e foi abolida por um decreto pelo atual gestor alegando falta
de recursos, enfatizaram ainda que a um ano atrás foi elaborada uma Planilha
Orçamentária de valorização da classe para apreciação e até hoje não tem nenhum
resultado concreto. “Que distância é essa de Teresina a Barro Duro que demora anos
para ser resolvido?” Pergunta o funcionário.
Enquanto Barro Duro está no atraso da não implantação do
PLANO, a maioria dos municípios já implantaram e já estão pagando os
funcionários.
A manifestação percorreu as principais ruas da cidade,
fechando inclusive umas das vias da Br-316, o ponto culminantes foi na frente
da Prefeitura Municipal onde os servidores gritaram palavras de ordens e
apitavam sem parar. Alguns servidores enfatizaram a falta de atitude do
sindicatos dos servidores de Barro Duro que mesmo convidado pela classe se quer
apareceu na manifestação.

Notícias Barro Duro
12 de outubro de 2014
FFP julgará equipe sub-17 de Barro Duro na Terça
Julgamento definirá futuro da equipe de Barro Duro
O Barras Futebol Club entrou com requerimento de queixa contra o Fluminense Futebol Barrodurense na Federação de Futebol do Piauà - FFP, na tarde desta Quinta-feira (9) em virtude do clube da cidade de Barro Duro ter infringido o Artigo 5º do regulamento da competição, usando uniforme de jogo com cores diferentes das registradas por sua agremiação na mentora do futebol piauiense, quando da inscrição para disputar o Campeonato Piauiense Sub-17.
As cores do Fluminense Barrodurense são verde, amarelo e branco, como o time usou uniforme nos dois primeiros jogos da competição. Já no último jogo contra o Biroesportes o time de Barro Duro atuou com uniforme rubro-negro tomado emprestado de um time da cidade de Passagem Franca do PiauÃ, localizada a 10 quilômetros de Barro Duro. As informações que chegaram da cidade de Barro Duro à diretoria do Barras é que o clube do Médio ParnaÃba Piauiense foi para a disputa do Estadual Sub-17 sem uniforme de jogo e toda vez que iria disputar uma rodada, pedia um jogo de camisa e calção emprestado a algum time da cidade ou de outras cidades vizinhas.

No Sábado (10/05/2014), a Seleção de Passagem Franca do Piauà se apresentando em Barro Duro com o mesmo uniforme que o Fluminense Futebol Barrodurense jogou contra o Biroesportes no dia 8 de Outubro de 2014 pelo Campeonato Piauiense Sub-17. à a prova de que o time de Barro Duro atuou com uniforme emprestado de clube de outra cidade. Foto: Daniel Melo, site agenteeteen.com.br
Barras e Fluminense Barrodurense chegaram a última rodada da fase classificatória para a semifinal empatados na pontuação com 5 pontos; só que o Barras tinha saldo de gol zerado e o Fluminense Barrodurense 1 gol positivo. O Barras jogava contra o River e precisava vencer para garantir a classificação e venceu por 2x0 chegando a 8 pontos e 2 gol de saldo.
Já o Fluminense Barrodurense também com 5 pontos e 1 gol de saldo, além de vencer o Biroesportes para chegar aos 8 pontos, tinha que fazer um bom saldo de gols para superar folgadamente o Barras no quesito gols marcados pró. E o inesperado e até inusitado aconteceu: o Biroesportes embora tenha 4 goleiros inscritos não levou nenhum deles para o jogo contra o Fluminense Barrodurense e o técnico Tonhão escalou um zagueiro como goleiro; o resultado foi que o Fluminense Barrodurense garantiu ampla vantagem de gols vencendo o adversário por 7x0, eliminado assim o Barras Futebol Club no quesito gols positivos, já que ficou 8 gols de saldo.
Manoel Cordeiro, diretor do Barras, informou ao tribunadebarras.com que a FFP cobrou do Leão do Marathaoan a quantia de R$ 250,00 para que a denúncia fosse registrada e que na próxima Terça-feira (14 de Outubro) o TDJ da FFP ficou de julgar a situação.
"Prefeitura Municipal de Passagem Franca do PiauÃ", descrição frontal das camisas da Seleção de Passagem Franca usadas pelo Fluminense Barrodurense. |
Para os dirigentes do Barras, se a FFP fizer "vista grossa" para a situação e não cassar os pontos do Fluminense Barrodurense no jogo contra o Biroesportes, ela também estará descumprindo o regulamento que aprovou juntamente com os clubes quando da realização dos arbitrais. O que se espera é que a lei que rege a competição - que é o Regulamento -, seja cumprida.
Por enquanto os jogos das semifinais do bom e até então organizado Campeonato Piauiense Sub-17 estão assim definidos: Racing x Fluminense Barrodurense e Tiradentes x Flamengo do PiauÃ. Se haverá ou não mudanças somente o TJD da Federação de Futebol do Piauà poderá decidir.