Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Batalha (PI) endurece lei contra veículos com som alto

O representante do MPE citou a legislação ambiental que fala da poluição sonora considerada maléfica para a saúde e para o meio ambiente

19/09/2014 11:43

IMG-20140918-WA0001

Na manhã desta quinta-feira, 18, Ministério Público e Polícia Militar fizeram uma audiência pública no pátio do Juizado Especial de Batalha sobre poluição sonora, presidida pelo Promotor Antonio Charles Ribeiro de Almeida.

Segundo a promotoria, a população tem reclamado do barulho excessivo pelas ruas da cidade, tanto dos carros que transmitem jingles e mensagens de candidatos, como também veículos que fazem propaganda de estabelecimentos comerciais e anúncios de festas com decibéis acima do permitido por lei.

Para tentar colocar ordem e promover o sossego reclamado pela população, o promotor convocou autoridades e donos de veículos que trabalham com propaganda volante para explicar o que diz a lei afim de que os excessos não continuem.

O representante do MPE citou a legislação ambiental que fala da poluição sonora considerada maléfica para a saúde e para o meio ambiente, sendo considerado um grave problema de saúde pública.

Na ocasião, os donos dos veículos foram informados da possibilidade de multa e apreensão dos aparelhos sonoros, caso haja emissão abusiva de ruídos.

Durante a audiência o nível sonoro emitido pelos equipamentos instalados nos veículos foi auferido pelo Comandante do GPM de Batalha, Sargento Machado Messias, através do uso de decibelímetro. O volume máximo permitido entre 7h e 22h, de acordo com a recomendação da promotoria, corresponde a 80 decibéis. Os cidadãos podem denunciar casos de poluição sonora através do telefone (86) 9809.2508.

Na ocasião, os donos dos veículos foram informados da possibilidade de multa e apreensão dos aparelhos sonoros, caso haja emissão abusiva de ruídos.

Quem não compareceu a audiência pode ter o equipamento apreendido quando for encontrado em desacordo com a norma da lei dos crimes ambientais, disse o promotor.

Fotos: Carlos Magno Filho

Fonte: Folha de Batalha

som002som003som004som005som006som007

Fonte: Folha de Bataha
Mais sobre: