Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jubileu da Igreja Matriz entra para a História de Batalha

O Evento realizado pela Paróquia São Gonçalo reuniu grande público na Praça da Matriz

16/12/2014 00:04

O dia 14 de dezembro de 2014 entra para a lista de datas marcantes da História recente do município de Batalha. O dia foi de comemorações pela passagem dos 200 anos de conclusão da Igreja Matriz de São Gonçalo. Uma programação especial foi preparada para o dia festivo e contou com Caminhada, Santa Missa, Apresentações Culturais, e Shows com a Banda Luminus, de Fortaleza, Adriana Arydes e a Banda Karyon, de Parnaíba.

Com obras iniciadas em 1794, a Igreja Matriz de São Gonçalo passou 20 anos para ser concluída. Do ano de 1814, ano de sua inauguração, até os dias atuais o templo religioso passou por diversas modificações, tendo no decurso destes dois séculos de história perdido algumas características físicas da construção original sem, contudo, perder o encanto e admiração das gerações de batalhenses que por ela já passaram.

O Jubileu vem sendo preparada desde o ano de 2012, quando o então Pároco Evandro Silva deu início aos trabalhos Pastorais para a realização deste ano Jubilar. Para a parte física da Igreja, uma reforma necessária foi feita no teto da Matriz ,que ameaçava desabar, além de restaurar os colunas brancas na parte exterior da Igreja. Ao deixar a Paróquia, Pe. Evandro deixou projetos para o Forro, Altar e Capela do Santíssimo, que estão sendo tocados pelo atual Pároco, Oscar Almeida.

A Festa Jubilar realizada neste domingo, 14 de dezembro, foi fruto de um grande esforço do Pároco Oscar Almeida e dos diversos Grupos, Movimentos e Pastorais da Paróquia São Gonçalo, que diuturnamente trabalharam para o sucesso deste Mega Evento que entra para a História de Batalha.

A Programação do dia Jubilar se iniciou logo pela Manhã com a celebração da primeira Santa Missa do Domingo. A tarde, às 17h00 uma caminhada com as imagens do Padroeiro São Gonçalo, da Co-Padroeira Nossa Senhora de Lourdes e a imagem Peregrina de São Gonçalo pelas comunidades rurais, saiu da Capela da Mãe Rainha, no Bairro Coheb, rumo à Igreja Matriz.

Após a Caminhada, ao lado de Padre Evandro e Irmã Graça o Pároco de Batalha fez o descerramento da Placa que registra a Passagem do Jubileu de 200 anos da Igreja Matriz. A Placa está fixada na parede do lado esquerdo da frente da Matriz.

Seguindo a programação, uma Santa Missa foi celebrada na Praça da Matriz e foi presidida pelo Pároco de Batalha Oscar Almeida e Concelebrada pelos Padres Evandro Silva (Esperantina) e Sandro (Pedro II). Após a Santa Missa o Coral do Ponto de Cultura Nossas Raízes fez a apresentação do Hino de Jubileu da Igreja Matriz.

A Banda Luminus, de Fortaleza, foi a primeira a se apresentar no palco e agradou ao público presente que além dos batalhenses, era formado por caravanas de diversas cidade da Região de Batalha. Após a Apresentação da Banda Luminus, foi apresentado um documentário sobre a História da Paróquia e realizado o Sorteio de 10 prêmios de uma rifa.

O Show mais esperado da Noite foi o Show da Cantora Adriana Arydes que cativou a todos os presentes com sua simplicidade e espiritualidade, que através de suas palavras e canções tocava o coração dos presentes. Ao final do Show, Adriana agradeceu a todos pela calorosa recepção e se disse muito feliz em estar encerrando sua temporada de Shows de 2014 em Batalha.


Já na madrugada deste dia 15 de dezembro, a banda parnaibana Karyon subiu ao palco e fechou com chave de ouro o Jubileu de 200 anos da Igreja Matriz de São Gonçalo.

EM BREVE MAIS FOTOS!


Por: Célio Jr
Mais sobre: