• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Beneditinos

21 de maio de 2013

Governo do estado entrega um ônibus escolar para Beneditinos.

Além de Beneditinos, mais 12 municípios piauienses foram contemplados.

O Governado do Estado, junto com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, entregou, na quarta-feira (15), no Palácio de Karnak, 16 ônibus escolares em benefício de 13 municípios piauienses. A entrega faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Piauí (PEATE-PI), que visa garantir o deslocamento dos alunos com qualidade e segurança.

"Estamos investindo e avançando muito na educação do nosso Estado. Hoje, entregamos ônibus escolares, depois vamos entregar mais 70 mil bicicletas para alunos que moram distantes até quatro quilômetros da escola", anuncia o governador Wilson Martins.


Para o secretário da Educação e Cultura, Ãtila Lira, essa é uma decisão do governador em melhorar o transporte escolar. "O governo está ajudando diretamente na manutenção do transporte escolar. Com esses ônibus e bicicletas entregues garantimos a segurança no deslocamento desses alunos que moram longe de suas escolas", frisa Ãtila Lira.

Na ocasião, o prefeito de Antonio Almeida, João Batista, ressaltou a importância desses ônibus para os municípios. "Estamos muito felizes em receber esses ônibus, que vai beneficiar os nossos estudantes. Essa festa é dedicada especialmente a eles", falou o representante dos prefeitos.





Estiveram presentes na solenidade, também, os alunos do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Professora Júlia Nunes Alves. O diretor da escola, Tarcísio Pires, destacou a necessidade do transporte. "Esse é um momento de muita alegria, pois mais de 90% do nosso alunado são dos bairros Alto da Ressurreição e Frei Damião que ficam longe da escola, então dará mais conforto para nossos alunos", enfatiza.



Alunos como Benício de Sousa, de 15 anos. O jovem agradeceu e parabenizou o governador e o secretário por esse presente. "Estamos satisfeitos e felizes em estar participando desse momento tão importante", frisa o estudante.



Os municípios beneficiados foram: Beneditinos, Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Novo Santo Antônio, União, José de Freitas, Curralinhos, Campo Alegre do Fidalgo, Palmeira do Piauí, Cajueiro da Praia e Antonio Almeida, além das, 20ª e 21ª Gerências Regionais de Educação, localizadas em Teresina.

18 de maio de 2013

Beneditinense participa de curso de iniciação científica na UFPI.

Foi medalhista na última edição das olimpíadas de matemática.

Cumprindo a função de preparar o aluno tanto no conhecimento técnico como no científico, humano, social e cultural, a Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado, mais uma vez, consegue lugar de destaque em competições nacionais. Desta vez, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o estudante  Luís Estevão ganhou medalha de bronze no certame, logrando a uma bela colocação na competição que reuniu mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil. 

Luís Estevão, que ingressou na UERAP nas séries iniciais do ensino fundamental, atualmente cursa o 8º ano dessa modalidade. Para ele, o resultado alcançado deve-se à excelente preparação que teve na instituição. âSempre tive o interesse pela matemática, mas as aulas que tive na UERAP me fizeram atingir um nível mais avançado de compreensão da disciplinaâ. Pelo resultado alcançado Luís está participando de um de iniciação científica na Universidade Federal do Piauí, que terá duração de 12 meses, para aprofundar os estudos na matéria.

Cabe ressalta que esse favorável resultado só foi possível devido às aulas de preparação que o estudante recebeu na UERAP, ministradas pelos professores de matemática da instituição, sob a coordenação do profº Allan Kildare. De acordo com o docente, a participação da instituição nessa competição tem sido muito significativa. âFoi excelente o desempenho dos alunos, tivemos alunos que receberam menção honrosa pela boa participação, mas também temos a consciência que os resultados surgem com o tempo e que a preparação precisa ser intensificadaâ. A escola promove três encontros semanais de preparação para OBMEP que este ano terá a sua 1ª fase realizada em meados de junho.

17 de maio de 2013

Município tem 10 dias para cumprir a lei da transparência.

TCE-PI fiscalizará os municípios em relação ao cumprimento da lei.

Até maio o final de maio deste ano,  as  Prefeituras serão obrigadas a disponibilizar,em tempo real, as informações sobre execução orçamentária e financeira dos municípios, nos termos da Lei Complementar nº 131/09 (Lei Capiberibe). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) enviou ofício aos gestores, determinando o cumprimento dos prazos estabelecidos pela Legislação e ressaltando que o não atendimento implicará nas sanções previstas na Lei..
A Lei Capiberibe  regulamenta a conduta dos gestores públicos  ao determinar  a execução transparente das receitas e despesas dos poderes, através da obrigatoriedade da divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamentos da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Nesses portais, devem constar receitas, despesas, empenhos, licitações, relatórios de gestão fiscal e outros dados das prefeituras para assegurar que haja transparência na administração pública. Entretanto, apesar das orientações dos tribunais de contas, nem sempre os gestores conseguem publicar essas informações em tempo real, como está previsto na legislação.

Outro desafio desses portais é, além de trazer as informações, desburocratizar a linguagem técnica para que os números sejam mais compreensíveis ao cidadão. Na Prefeitura de Itapipoca, por exemplo, ainda não consta no portal o relatório de gestão fiscal (RGF) referente ao último quadrimestre de 2012. Além disso, a qualidade dos documentos fornecidos no portal da Prefeitura não permite boa visualização.

Nos relatórios de gestão fiscal, o gestor discrimina um balanço de receitas e despesas, apontando, por exemplo, gastos com pessoal, receita corrente líquida, precatórios, restos a pagar, dentre outras informações sobre a dotação orçamentária daquele Município.

 Depois da publicação no Diário Oficial da União (28 de maio de 2009), municípios com mais de 100 (cem) mil habitantes tiveram um ano para implantação, até (28 de maio de 2010), já aqueles com população entre 50 mil e 100 mil habitantes tiveram como tempo limite para colocá-la em prática até 28 de maio de 2011. Finalmente, os  municípios com menos de 50 mil habitantes deverão implantá-la em, no máximo, 4 anos, ou seja, até o dia 28 de maio de 2013.

16 de maio de 2013

Centro de Tecnologia da APROBRE receberá o nome da ex-vereadora Nazinha.

Centro de Tecnologia da APROBRE receberá o nome da ex-vereadora Nazinha.

A inauguração deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

O Centro de Tecnologia da Associação dos Professores de Beneditinos â APROBE, localizado na sede da entidade no bairro São Benedito, receberá o nome da ex-vereadora Maria de Nazaré Pereira, conhecida como Nazinha, que faleceu de maneira precoce aos 52 anos de idade. Ela foi vereadora de Beneditinos por dois mandatos entre 1997 e 2004. Ambos com uma grande votação, logo na primeira disputa foi a vereadora mais bem votada, na eleição seguinte ficou em segundo lugar. . Além de vereadora, Nazinha foi também Secretária Municipal de Educação entre 1997 e 2000, prestando relevantes trabalhos que ajudaram o município a crescer e se desenvolver, trabalhos estes lembrados de forma positiva por todos os profissionais que trabalharam com ela neste período, prova disso, é que até os dias atuais ela é considerada para muitos a melhor secretária de educação da história de Beneditinos.

Ela era uma mulher inteligente e talentosa, de fortes convicções e grande nobreza de caráter, que não media esforços para ver os outros felizes. Abraçou sempre com grande entusiasmo e vigor as causas em que envolveu e legou a todos os Beneditinenses grandes exemplos de vida, refletidos na sua capacidade de trabalho, honestidade e enorme rigor e isenção que lhes dedicava. à sem dúvida uma justa homenagem a uma cidadã Beneditinense que muito contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento da cidade.


15 de maio de 2013

Localidades estão há 06 meses sem atendimento do Agente de Saúde.

Moradores afirmam que a culpa é da gestão municipal.

Moradores das localidades Pedra do Mocó, Gameleira, Barroção, Ponta do Morro, Coqueiro, Buritizunho, Canto da Tiúba, Pedra Rachada e Tamboril, localizadas na zona rural de Beneditinos, estão desde novembro do ano passado sem um Agente Comunitário de Saúde. A agente Pedrina Maria Soares, deixou o cargo no final de outubro/12 após ser exonerada  e até agora a Secretaria Municipal de Saúde não enviou outra pessoa para trabalhar nessas localidades.

Segundo o vereador Cleanto Alves(DEM), a secretaria municipal de saúde está demorando demais para arranjar outro agente. Ele reclama que essas localidades tem muitas pessoas doentes que precisam do atendimento, principalmente diabéticos(08) e hipertensos(14).

"Estamos nos sentindo excluídos. Somos o único grupo que não tem um agente de saúde. A gente se sente constrangido e humilhado quando precisamos de atendimento. Sem a ajuda do agente, tudo fica mais difícil e as pessoas acabam se deslocando para Teresina, quando podem, em busca de atendimento de urgência, onde muitas vezes não são atendidos", disse Antonio.

O trabalho do agente é feito nos domicílios de sua área de abrangência. Entre suas atribuições estão a realização de mapeamento de sua área; cadastramento das famílias e atualização permanente desse cadastro; identificação de indivíduos e famílias expostos a situações de risco e orientação das famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário.


Segundo o presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Cícero Costa, a entidade já cobrou da secretaria de saúde o envio de um agente para cobrir a região, e informou ainda que o município vem recebendo regularmente os recursos do Ministério da Saúde referente aos moradores dessas localidades. âNão da para entender a morosidade para o processo de contratação de um agente para esses povoadosâ, destaca Cícero Costa.

14 de maio de 2013

Saiba como fazer a sua inscrição para o ENEM.

MEC registra 472 mil inscritos no primeiro dia de inscrições no Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 472.495 inscrições até as 18h30 desta segunda-feira (13), de acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições tiveram início hoje e vão até dia 27 de maio.

âNas primeiras horas de inscrições para o Enem, nós fizemos quase 300 mil inscriçõesâ, disse  o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, em entrevista à Rede de Comunicadores, programa interno da assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC).

Costa também disse que, no primeiro dia de funcionamento da página criada na internet para prestar informações sobre as inscrições, o processo transcorreu normalmente. âO sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade neste período de inscriçãoâ, disse.

As inscrições terminam às 23h59 do dia 27 deste mês. O Enem é  destinado àqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.  Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pelainternet no endereço do Enem. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Município não paga o piso salarial nacional aos professores.

O aumento é dado em cima do vencimento e não da remuneração, como deveria ser.

 O município de Beneditinos não paga o piso salarial dos professores da educação básica, conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008, bem como as diferenças salariais retroativas desde janeiro de 2009, quando a citada lei entrou em vigor. O entendimento foi dado pelo Supremo Tribunal Federal â STF.

 Professores com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, com apenas a formação de nível médio, recebem apenas como remuneração R$ 1.567,00(valor do piso determinado pelo Ministério da Educação) que é inferior ao valor que deveriam ganhar, pois, os níveis de progressão da carreira por conta do tempo de serviço, não são considerados nestes cálculos. Já os profissionais que possuem a mesma jornada de trabalho com cursos superiores ou pós-graduação, tiveram seus salários aumentados em 7,97% em cima do valor do piso nacional(R$ 1.567,00) e não em cima das suas remunerações, consumando assim, em perdas salariais.

Um outro caso que se configura em descumprimento da lei do piso salarial nacional, é o que ocorre com os professores celetistas com carga horária de 20 horas que apenas recebem um salário mínimo como remuneração, valor este inferior ao que determina a lei que deveria ser no mínimo R$ 758,50, que corresponde a metade do valor do piso(R$ 1.567,00). Embora esses fatos sejam notórios, a classe não tem buscado abrir canal de diálogo com o executivo municipal para sanar esse problema, muito se deve a ausência de unidade, com isso, apenas alguns correm atrás para resolver essas situações, e mesmo assim, ainda se tornam indesejáveis por seus pares.

12 de maio de 2013

Homenagem do blog para todas as mães.

Muitos filhos vieram a cidade para passar o domingo com as suas mães.

Mãe cansada, que sempre dorme quando canta para o filho dormir Não tem tempo para se alimentar quando o filho quer mamar. Mãe que brinca com lágrimas num rosto feliz E é sempre mãe, professora, amiga, aprendiz! Que não guarda o choro nem a dor quando o filho vai partir para bem longe vai seu coração, mundo afora! Ela sabe que chegou a hora... Sua emoção vai disparar sempre que o filho voltar! E quantas horas de sono perdidas quando ele sair! Sofre calada, não reclama mas quando o filho bate à porta, seu coração inflama seus olhos brilham e então dorme seu sono de paz! E assim, toda uma vida se faz! Assim, só pode ser você, mãe! Feliz dia das mães!!