Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morro do Miranda: Uma das grandes atrações turísticas do município.

É visitado frequentemente por muitos turistas.

01/06/2013 13:46

Chegando em Beneditinos, uma das primeiras coisas que chama a atenção dos desatentos é uma estranho morro de topo redondo em formato de uma cuía que se destaca no horizonte. Esta "chapadinha" é o morro do Miranda, um dos principais pontos turísticos de Beneditinos.


Na nomenclatura geomorfológica, o Morro do Miranda não é uma "Chapada", nem uma "Meseta" e nem um "Plateau", mas sim um "Morro Testemunho". Não é preciso quebrar a cabeça para saber o que é isso. Simplesmente ele é um morro que testemunha que o relevo das "Cuestas" do passado atingia uma superfície maior e que através do processo do recuo paralelo das vertentes, atingiu sua configuração atual, ou seja: Onde hoje está o morro do Miranda era o limite anterior das escarpas da Cuesta.

Das palavras da geógrafa Dirce Sertegaray:Morro testemunho é uma feição do relevo situado adiante de uma escarpa, mantida pela camada rochosa mais resistente. Recebe esta denominação por ser testemunho da antiga posição da escarpa antes do recuo do front desta. Morros testemunhos são observáveis na frente de escarpas de planaltos ou Cuestas.

Fonte: Francisco Carvalho
Edição: Francisco Carvalho
Por: Francisco Carvalho
Mais sobre: